Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

LULA MUITO REPETITIVO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) já está circulando pela Bahia. Esteve em Salvador e fez seu discurso de sempre. Extremamente rouco e resfolegante, como se viu em imagens reveladas pelo site do partido. Fala muito. Quase sem parar. E, praticamente, dita palavras de ordem, como se ainda tivesse vendendo esperança de levar todos ao aos céus.

Repete a questão do pobre frequentar faculdade, de ter o mesmo aparelho de TV que o patrão e de usar o “perfume francês da patroa”. Isso então virou refrão: “a elite não se conforma em ver uma empregada doméstica andando de avião”. E mais: que o filho do vendedor de picolé esteja cursando Universidade. Lula bate muito nessa tecla. É como se, tendo tudo isso que ele cita, acaba-se o problema da pobreza no Brasil.

Lula precisa mudar o seu discurso. Avançar no tempo e se reciclar. O presidente sabe que o País está perdido [- per e + fu] e ele precisa vir com um discurso mais maduro, menos ‘farofeiro’ e real. Lógico que o Brasil precisa de nome como o de Lula da Silva, mas não sem reconhecer equívocos, erros graves e danos, explicando esse passado que o consome, para revigorar a esperança na questão moral e, lógico, administrativa.

Não se pode olhar em Lula o culpado de tudo. Tem que se reconhecer nele a coragem de inverter firmemente a pirâmide social e de dar oportunidades às classes que sempre estiveram abaixo do limite da linha de pobreza. Mas há necessidade de olhar cara a cara para o Brasil e fazer a mea culpa, em nome de um partido que superou o medo, fez nascer a esperança, mas está se recuperando de forma lenta do rastro mal cheiroso que deixou.

O PT agora tem uma missão para retornar de cabeça erguida: cortar na carne tudo o que fez e/ou permitiu fazer, reimplantar a moralidade e credibilidade nos políticos e deixar que o Brasil supere o trauma atual com a força do trabalho honesto.

PRIVATIZAR A DESO?

Não! Não passa pela cabeça do governador Jackson Barreto (PMDB) privatizar a Deso e os servidores da empresa já podem relaxar em relação a isso.

Jackson não entrará para historia como governador que praticou a privatização.

MAS, E OS ESTUDOS?

Isso é muito simples. Estudo sobre a situação da Deso foi exigência do Governo Federal e não está concluído. Aliás, ele pode sugerir a não privatização.

Agora, há necessidade de melhorar a estrutura operacional da empresa.

CHEGADA DE LULA

Partido dos Trabalhadores em Sergipe está em êxtase com a passagem do ex-presidente Lula por cinco cidades do Estado, a partir de domingo, entrando por Estância.

Jackson Barreto (PMDB) vai recebê-lo.

PMDB DIVIDIDO

Na questão Lula, o PMDB está dividido, principalmente na cúpula. Parte dos históricos não acha legal o partido estar tão presente nessa recepção a Lula.

Temem Temer. Acha que isso pode piorar a situação com o Planalto.

OUTRAS LEGENDAS

A maioria dos partidos da base aliada estará presente. O deputado federal Luís Mitidieri (PSD) foi um dos primeiros a declarar participação.

Heleno Silva e Jony Marcos (PRB) estarão abraçando Lula.

TENDÊNCIA NATURAL

Heleno Silva diz que vai receber Lula independente de qualquer situação. Nosso partido tem uma tendência natural em estar com Lula, caso seja candidato a presidente.

Adiantou que o PRB é um partido com filiados livres.

IVAN AINDA PENSA

Já o ex-prefeito Ivan Leite (PRB) ainda não decidiu se vai receber o ex-presidente. Acha que deveria em razão do que ele fez por Estância e pelo Nordeste.

– Mas, as circunstâncias políticas merecem uma análise mais reflexiva.

SÓ PARA LEMBRAR

Estância é o município do vereador Sandro de Bibi (PRB), que tentou anular a sessão que concedeu titulo de cidadão a Lula da Silva.

E fez isso depois dele mesmo votar a favor da honraria ao ex-presidente.

PENSA EM IR

O deputado estadual Jéferson Andrade (PSD) diz que recebeu convite do presidente da Assembleia, Luciano Bispo (PMDB), para estar com o ex-presidente em Itaibaiana.

Disse apenas que estava pensando em ir.

FICA COM ANDRÉ

O deputado Zezinho Guimarães (PMDB) disse ontem que não deixaria o partido, caso o deputado federal André Moura (PSC) se filiasse a ele.

E diz mais: “a sua filiação seria bem vinda…”

PRESSÃO GERAL

Segundo revelou um deputado federal por Sergipe, há uma pressão de todos os partidos, pedindo lealdade a quem votou para Temer não ser investigado.

O Planalto sabe que “todos foram ao sacrifício”.

SEGUE OS PASSOS

Será que o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) segue os passos de Lula? Ele virá a Sergipe em outubro para fazer palestra sobre dependentes químicos.

Dória também pensa em disputar a Presidência da República.

COMO ACREDITAR?

O deputado Fábio Reis (PMDB) não acredita que o partido saia das mãos de Jackson em Sergipe. Romero Jucá “jamais vai anunciar isso”.

– Não há razão. Além disso, sem JB a sigla jamais será PMDB.

A COISA INCENDEIA

A fonte tem bom crédito: a vice-prefeita Eliane Aquino (PT) é o nome que segmentos do partido, como a Articulação de Esquerda, trabalha para disputar o Senado.

Estaria na torcida Marcio Macedo e Silvio Santos…

NÃO PENSA NISSO

Um prefeito que esteve esta semana com André Moura (PSC) disse que ele não pretende assumir Ministério, como tem circulado na mídia de forma insistente.

No caso seria o do Governo, onde está Antônio Imbassahy

QUESTÃO DE TEMPO

Segundo o prefeito, André Moura deve permanecer na liderança do Governo no Congresso de onde só vai sair em dezembro do próximo ano.

Assumindo o lugar de Imbassahy, fica apenas até início de abril.

QUEM MAIS TORCE

Sabe quem mais torce para André assumir a vaga de Imbassahy? O ex-deputado federal Mendonça Prado, que no momento está sem partido.

Ele assumiria a vaga na Câmara Federal.

LULA JÁ NA BAHIA

O ex-presidente Lula vai circular cidades do Nordeste a bordo de um possante ônibus, todo equipado, e com placa NZU 6505. Uma beleza!

De Sergipe, na caravana, está o ex-deputado Marcio Macedo.

Notas

Matou partidos – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse ontem que a profunda crise política vivida pelo Brasil após sucessivos escândalos de corrupção matou os partidos políticos brasileiros, incluindo o PSDB, do qual é presidente de honra. Diz que a sigla acabou na medida em que os outros acabaram também.

0x0

Sobre impeachment – O ministro do STF, Alexandre de Moraes, registra o Jota, disse que decidirá até o início da próxima semana sobre os pedidos — da OAB e da oposição — para determinar que Rodrigo Maia desengavete os pedidos de impeachment de Michel Temer. Ele é o relator das ações.

0x0

Aplicar a lei – O presidente do Senado, Eunício Oliveira, garantiu ontem que o salário mínimo de 2018 terá, pelo menos, o aumento de correção da inflação. “Vamos aplicar a Lei. O salário mínimo é corrigido pela inflação dos últimos 12 meses. O que der a inflação vai ser a correção do salário mínimo”, disse.

0x0

Déficit cresce – Déficit previdenciário dos Estados cresceu 10% no ano passado, de acordo com o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, divulgado ontem pelo Tesouro Nacional. O documento mostra que o resultado negativo passou de R$ 76,672 bilhões em 2015 para R$ 84,463 bilhões no ano passado.

0x0

Pede suspensão – A defesa de Lula requereu, ontem, ao juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, suspensão do novo interrogatório do ex-presidente, marcado para 13 de setembro, no processo em que petista é acusado de corrupção passiva por propinas da Odebrecht para compra de terreno para construção de futura sede do Instituto Lula.

0x0

Consumo estável – A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) ficou estável na passagem de julho para agosto, em 77,3 pontos numa escala de zero a 200. O indicador, no entanto, apresentou crescimento de 11,5% na comparação de agosto deste ano com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem pela CNC.

Conversando

Convida a todos – Márcio Macedo convida toda a população, militantes políticos e movimentos sociais a unirem-se ao ex-presidente Lula em seus atos.

Chega domingo – Lula da Silva chega a Sergipe domingo à tarde e será recepcionado em Estância por membros do partido e o governador Jackson Barreto (PMDB).

Ajeita agenda – A oposição vai tentar mudar a agenda da cúpula para que circulem juntos por várias cidades do interior do Estado.

Provoca crítica – Tem provocado críticas o fato de apenas Eduardo Amorim e os Valadares circularem juntos, sem nunca contar com a presença de André Moura.

Sargento Edgard – Não venham me dizer que alguém se torna bandido por falta de oportunidade, o que falta é caráter, personalidade e coragem de trabalhar.

Aval concedido – Edvaldo diz que aval que precisávamos para obter recursos junto à Caixa e avançar na retomada de até 20 obras paralisadas na cidade está concedido.

Sem indicar – A demissão de todos os CCs e da gratificação pelo atual prefeito de Canindé, só vai valer mesmo se ele não indicar novos.

Travessia a pé – José Carlos Machado (PSDB) pede que o ex-presidente Lula, quando for atravessar o Rio São Francisco, o faça a pé próximo à foz.

Pedir desculpas – O PT realmente precisa avaliar bem tudo o que fez e pedir desculpas ao Brasil. Reconhecer erros, mesmo que sejam graves, enobrece.

Leia também