Aracaju, 28 de março de 2024

SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL DA PMA É DESTAQUE NA MIDIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Edvaldo caps

O serviço de Saúde oferecido pela prefeitura de Aracaju foi destaque nacional no programa “Como Será?”, da TV Globo, no último final de semana. A reportagem, de quase 20 minutos, mostrou o trabalho de referência, realizado pela Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria da Saúde da capital, numa prova do esforço da atual gestão para reconstruir os serviços públicos municipais. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, o prefeito Edvaldo Nogueira recebeu os membros da equipe e representantes dos usuários, na manhã desta segunda-feira (21), no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

“Estou muito feliz pelo trabalho exemplar que a Saúde Municipal está desenvolvendo, com resultados sólidos, que já ganharam repercussão nacional. A gente fica muito feliz em já poder apresentar resultados tão significativos em apenas oito meses, numa área difícil, como é a Saúde Mental, e mesmo tendo que lidar com uma situação de sucateamento, que foi a que encontramos ao chegar à prefeitura em janeiro. É um alento e uma prova de que é possível realizar. Cada membro da equipe fez bem a sua parte e os frutos estão sendo colhidos. O trabalho de cada um que faz a rede de Atenção Psicossocial é um sacerdócio, uma missão. Vamos continuar trabalhando para reestruturar completamente os serviços”, afirmou o prefeito.

Para o coordenador da rede de Atenção Psicossocial, Dalmare Oliveira Sá, os resultados apresentados pela reportagem da TV Globo são a prova da potencialidade dos trabalhadores da rede municipal. “O trabalhador voltou a confiar na administração e a se sentir estimulado e tratado com respeito. Ao receber o salário em dia e ver a rede sendo reestruturada, o profissional, com o amor que ele já tem, potencializa o trabalho e os resultados aparecem”, disse.

A psicóloga Taís Queiroz, que trabalha no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Primavera, confirmou que a situação deixada pelo governo anterior foi de desestrutura, quadro este que vem sendo mudado desde que Edvaldo Nogueira e sua equipe assumiram a prefeitura de Aracaju. “Tudo o que a gente fez na gestão anterior foi com a força da resistência, porque a administrada passada não respeitava o trabalhador, sucateou os nossos equipamentos, desrespeitou a população e terceirizou serviços. Hoje, isso mudou, e passamos a gastar a nossa energia somente com o trabalho. Mesmo diante das dificuldades pelas quais o país passa, o prefeito atual tem muita força de vontade e tem nos dado a condição de trabalhar”, reconheceu.

A psiquiatra Ana Raquel Santiago destacou que há uma maior qualificação na administração. “Estou na prefeitura há bastante tempo, já trabalhei com o atual prefeito, por isso, percebo que estamos resgatando esta maior atenção ao trabalhador, depois de vivermos uma situação bastante sofrida nos últimos anos. Os serviços foram realmente sucateados. Mas agora toda a motivação da atual gestão é nitidamente para que o atendimento ao cidadão seja mais qualificado”, salientou.

A usuária da rede, Margarida Maria Macedo, define o CAPs como uma família. “Eu morava na rua. Mas foi muito bem recebida, bem acolhida. Lá tem amor. Estou há mais de três meses no CAPs, depois de passar 25 anos usando crack. O CAPs é a família que eu tenho agora”, destacou.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também