Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

LULA, A QUÊ VEIO?

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Por todas as cidades que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) passou, até agora, repetiu a frase: “o que eles não aguentam, é quando as pessoas pobres melhoram de vida. A casa grande pira!”. Lula ainda hoje está em Sergipe e fará discurso no Iate. Certamente repetirá o refrão e assim fará pelas demais cidades que visitará até chegar ao Maranhão.

O ex-presidente tem um discurso voltado para o seu umbigo. Elogia-se muito e conta causos que o favorecem sempre. Com isso consegue agitar uma multidão fascinada, carente de líderes e ainda esperançosa que alguma coisa mude nesse País um tanto quanto combalido. Lula não veio ao Nordeste ouvir problemas e nem conversar com ninguém.  Até o momento não fez isso. O objetivo é mensurar a sua popularidade em uma região que o idolatra.

Lula da Silva, tanto na Bahia quanto em Sergipe, não falou sobre alguns temas que traumatizam o povo brasileiro. Não tratou sobre o desemprego, o sufoco na economia que atinge a vida de cada cidadão. Não se referiu a nenhum momento à corrupção. Que não fosse a praticada por ele e seu grupo próximo, mas por seus adversários.

Quer dizer: Lula dançou, brincou e se envolveu diretamente com cada cidadão nesse seu percurso, mas não disse em nenhum momento a que veio, porque veio e, sequer, deu esperança de refazer esse País sem rumo, que há anos sofre de um cancro sem cura, que é a corrupção e a bandalheira.

Para a política estadual não mudou o quadro, embora os seus militantes pensem que sim. Mas não há influência na formação da chapa majoritária para 2018. Deixa apenas uma certeza: PMDB e PT vão continuar juntos no Estado, como sempre estiveram, até porque nas eleições água e óleo se misturam e se confundem.

MUITO REPETITIVO

O ex-presidente Lula é extremamente repetitivo. Passa sempre o mesmo tema para um povo que já conseguiu avançar e precisa ‘voar mais alto’.

Mas ele bate na tecla da ‘miséria nordestina’.

UMA PÉROLA

Uma das pérolas do arquivo Lula, que ele vai repetir até chegar ao Maranhão: “Eles achavam que nós nordestinos nascemos só para ser pedreiros e domésticas”.

E conclui: “Nós queremos ser engenheiros, médicos…”

SOBRE CAMPANHA

Lula disse em Estância: “não posso falar em campanha política, não sei se vou poder ser candidato. Mas, quero que eles saibam que o povo brasileiro irá decidir”.

Lógico que isso é falar em campanha.

SENTAR NO JEGUE

Outra pérola do ex-presidente Lula da Silva. Segundo ele, “a imprensa reclamou até que tinha gente trocando jegue por motocicleta”.

E aconselhou: “os mandem sentar num jegue pra ver o que é!”

UM POLÍTICO PERCEBEU

O ex-presidente Lula da Silva, com o braço segurando a vice-prefeita Eliane Aquino, disse: “olha Eliane, nós precisamos de mais mulheres na política”.

Em seguida referiu-se ao número delas no Congresso. Seria um convite?

FALOU PARA O SENADO

Ainda no domingo à noite, em jantar no restaurante ‘O Miguel’, Lula enalteceu muito Eliane Aquino e Jackson Barreto, que se sentaram ao seu lado.

Lula foi claro: “Eliane você deve disputar o Senado ao lado de Jackson”, disse.

FACILITARIA PARA MÁRCIO

Segundo um militante que assistiu a conversa, Lula quer Eliane para o Senado e Márcio Macedo para deputado federal. Acha que os dois se elegem.

Não falou em Rogério Carvalho.

MELHOR NÃO FALAR

O senador Valadares (PSB) está em Montividéu, onde participa de sessão do Parlasul. Preferiu não falar a disse Lula sobre ele a George Magalhães.

– Melhor não falar, continuo amigo de Lula, disse.

MÁRCIO E BELIVALDO

Em entrevista ao Jornal da Cidade, Márcio Macedo (PT) considera natural o PMDB apresentar candidato a aliados, assim como o PT e os demais partidos podem fazer.

Disse também que a presença de Lula fortalece o partido no Estado.

NATURAL PARA O VICE

Márcio disse ainda que se Jackson renunciar e for candidato a senador, é natural que o vice-governador, uma vez na titularidade do governo, possa pleitear a sua reeleição. Este debate será feito no conjunto dos partidos da coligação.

AINDA VAI DISCUTIR

Segundo Márcio Macedo, “o PT vai se reunir nas suas instâncias, discutir sobre as eleições de 2018, deliberar e emitir a sua opinião na hora certa”.

Pela fala de Márcio, o PT quer ir além do Senado.

VIAJA A BRASÍLIA

O governador Jackson Barreto não acompanhou Lula a Lagarto, o fez a partir de Itabaiana até Gloria. JB também não estará hoje no Iate, para despedida de Lula.

Tem compromissos em Brasília sobre o Fundeb.

PMDB DE FORA

Percebeu-se que a cúpula do PMDB ficou fora da recepção a Lula e discordou da presença de quem o recebeu, como Jackson Barreto, Belivaldo Chagas e Luciano Bispo.

O PMDB acha que a exposição com Lula prejudica o Estado.

DEPUTADOS AUSENTES

Exceto Luciano Bispo, os outros três deputados não compareceram e o Federal Fábio Reis também esteve ausente. Mas isso não preocupou.

– Os deputados não estão comparecendo nem a atos do partido, disse um petista.

SÓ EM GLÓRIA

O PRB se uniu à caravana de Lula em Glória, com a presença do ex-prefeito Heleno Silva e do deputado Jairo Santana. Fizeram a sua parte política.

Lá o PRB disputa espaço com o prefeito Chico do Correio.

SAI SAUMÍNEO

Conseguiram transferir o superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Saumíneo Nascimento. A tentativa já vinha de algum tempo, mas conseguiram agora.

A sua transferência foi por questões políticas.

O NOVO NOME

Fala-se que o novo superintendente será Antônio César que seria indicação conjunta do deputado André Moura e senador Eduardo Amorim.

A troca vinha sendo solicitada há tempo.

OPOSIÇÃO SILENCIA

Lideranças da oposição não ficaram em Sergipe neste final de semana. Todos tiveram compromissos fora do Estado e não foram às ruas.

André Moura, por exemplo, viajou a São Paulo no domingo pela manhã.

UM FATO VISTO

A base aliada do Governo se dispersa em relação ao apoio ao PT. O bloco do Governo preferiu assistir de longe a passagem de Lula por Sergipe.

Isso demonstra que em 2018 não será tão fácil o entendimento.

Notas

Fábio e Lula – Na conversa que teve com Lula, ontem, em Itabaiana, Fabio Henrique se apresentou como presidente estadual do PDT, ex-prefeito de Socorro e atual secretário de Turismo do Estado. Lula lhe fez a pergunta: “pretende se candidatar a quê no próximo ano?”. “A deputado federal”, respondeu Fábio.

0x0

Apoio na hora – Lula não perdeu tempo: “conto com você em Brasília, porque embora o PDT tenha um pré-candidato a presidente da República (Ciro Gomes), é um partido de esquerda! Não vou me esquecer de você”, disse Lula em tom de brincadeira, em razão da altura de Fábio Henrique.

0x0

Leia o Antagonista – “Em Sergipe, Lula diz que ‘talvez’ tenha cometido erros no governo”. Os erros a que ele se refere, porém, foram cometidos por Dilma Rousseff: “Sei que não fizemos tudo, talvez tenhamos cometido erros. Se a companheira Dilma estivesse aqui, com certeza iria reconhecer que teve erros”.

0x0

É canalhice – Segundo o Relatório Reservado, O senador Lindbergh Farias (PT) irá à internet convocar a militância do partido para que faça chover ovos em toda a exposição pública do prefeito João Doria. Anunciando que defende a democracia, o PT de vez em quando e quase sempre usa dessa canalhice.

0x0

Denuncia Jucá – A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou ontem, ao Supremo Tribunal Federal (STF) o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Ele é acusado por crimes na operação Zelotes, que apura fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

0x0

Conta de Luz – A conta de luz dos brasileiros deve continuar em bandeira tarifária vermelha em setembro, o que significa cobrança extra junto aos consumidores, afirmam especialistas à Agência Reuters Brasil, após chuvas dos últimos dias serem vistas como insuficientes para recuperar o nível dos reservatórios das hidrelétricas do País.

Conversando

Diferenças locais – Tadeu Brito do PT diz que diferenças locais com PMDB não devem interferir na segurança e na liderança de Lula.

Chama atenção – Chamou atenção em Lagarto o prefeito Valmir Monteiro (PSC) receber o ex-presidente Lula (PT) em sua cidade.

Reconhece tudo – O encontro foi considerado natural por membros do porque Valmir é o prefeito de Lagarto e reconhece o que Lula fez.

Sergipe e Piauí – Durante a entrevista a George Magalhães o ex-presidente Lula da Silva (PT) comete uma gafe ao confundir Sergipe com o Piauí.

Encharca de amor – Eliane Aquino diz que Gratidão é um dos sentimentos mais lindos que alguém pode sentir. Em São Domingos a população encharca Lula de amor.

Isso é ruim – Não é uma boa notícia: Escolas já podem escolher livros didáticos que serão utilizados no ano que vem.

Graças a Deus – José Carlos Machado avalia que o Governo de Sergipe depende da União e que ‘graças a Deus’ Jackson Barreto tem sido ouvindo por André Moura.

Zumbis eleitorais – Sargento Edgard diz que a comoção que Lula causa é a do assistencialismo barato. Infelizmente ele criou zumbis eleitorais.

Muito difícil – Través do twitter, Toni Chocolate [Negro Normal] pergunta: “Diploma de Doutor Honoris Causa, dá direito a cela especial?”

Leia também