Aracaju, 28 de março de 2024

PT morde e assopra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A passagem do ex-presidente Lula da Silva por Sergipe expôs a eterna divisão do PT velho de guerra. Uma banda do partido prefere aliar-se ao demônio a ter que se juntar com o governador Jackson Barreto (PMDB). Já a parte moderada da legenda é Deus no céu e JB na terra. Os radicais vermelhos não poupam a administração do peemedebista, o chamam de traidor, golpista e o diabo a quatro, sem contar com as vaias e as ameaças de sujá-lo de ovos e otras cositas más. Os mais moderados tiram por menos, pedem desculpas e esbanjam elogios a Jackson, interessados, naturalmente, no apoio do PMDB às suas campanhas eleitorais, em 2018. É neste morde e assopra que o governador vai convivendo com os petistas. Vez por outra, precisa rasgar o verbo contra as criticas ferinas, lembrar aos radicais que nem o saudoso ex-governador Marcelo Déda escapou da incontrolável ira dos aliados: “Vocês o enterraram vivo”, esbravejou Barreto no palanque, diante de um estupefato Lula. E assim, entre tapas e beijos, o PT e JB seguem tão unidos quanto uma corda de caranguejos.

Rasteira negada

E o deputado federal André Moura (PSC) apressou-se em desmentir que pediu a exoneração de Saumíneo Nascimento da superintendência do Banco do Nordeste, em Sergipe. O parlamentar garante ser amigo do exonerado e que não moveu uma palha em favor da nomeação do novo superintendente Antônio César de Santana. Então, tá!

Tapa na macaca

Oito milhões de brasileiros adultos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida e outros cinco milhões já cheiraram cocaína. É o que revela estudo da Universidade Federal de São Paulo. Os psiquiatras alertam que a pessoa compulsiva tem uma tendência maior a se tornar dependente. Segundo eles, não há um tipo de droga pior que o outro porque todas elas viciam.

Devo e não nego

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) diz ter ficado surpreso ao saber que estava com o nome na Dívida Ativa da União. Segundo ele, o débito de R$ 25 mil é referente a uma multa eleitoral, parcelada tão logo soube do “prego”. O parlamentar, que já pagou a primeira parcela, nega ter sido beneficiado com o perdão da dívida pelo governo federal e jura não ter qualquer pendência previdenciária.

Chapa imbatível

Que tal uma chapa Jackson Barreto (PMDB) e André Moura (PSC) para o Senado, tendo Heleno Silva (PRB) como suplente? A sugestão é do deputado federal Fábio Reis (PMDB). Ele postou nas redes sociais uma foto, feita ontem em Brasília, de JB, André e Heleno Silva e comentou que os dois primeiros formariam uma chapa imbatível. Sugeriu ainda a candidatura de Belivaldo Chagas (PMDB) para o governo. Marminino!

Crise braba

Este governo temerário autorizou o repasse de R$ 294,3 milhões para as universidades e institutos federais de ensino. Nos últimos meses, estas instituições vêm passando por sérias dificuldades financeiras, especialmente com despesas de custeio. Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, os valores liberados só garantem o funcionamento das universidades até setembro. Que miserê!

Ipesaúde explica

Em nota, o Ipesaúde informa que, “por questões de ajustes tecnológicos, o novo Centro de Especialidades Odontológicas Maria Viana funcionará a partir do próximo dia 4. O atendimento, por enquanto, acontece na rua Campos, tanto para perícia, quanto para endodontia, radiologia e urgência. Os demais casos já agendados serão remarcados”.

Cassação adiada

Ficou para depois o julgamento do recurso pedindo a cassação do prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck (DEM). O adiamento foi motivado pelo pedido de vista do membro do Tribunal Regional Eleitoral, Jorge Fraga. Em seu voto, o desembargador-relator Edson Ulisses declarou a inelegibilidade do demista e da vice Suely Nascimento Alves. Aff, Maria!

Ambulanciaterapia

Mais da metade das pessoas atendidas nas unidades de saúde de Aracaju são oriundas do interior, atestando que permanece forte em Sergipe a prática da ambulancioterapia. Isso ocorre porque a maioria dos prefeitos prefere custear o transporte dos doentes à capital, a ter que investir em saúde básica. Por causa disso, as rodovias continuam cheias de ambulâncias transportando para Aracaju pessoas com simples resfriados ou unhas encravadas. Homem, vôte!

Noite de autógrafos

Hoje tem noite de autógrafos no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. Escrito pelo professor e pesquisador Joaquim Tavares da Conceição, o livro “Internar para Educar” é resultado de sua tese de doutorado, na qual ele aborda as práticas educativas usadas nos internatos brasileiros, de 1840 a 1950. A obra é uma publicação da Editora do Diário Oficial de Sergipe. O lançamento está marcado para às 18h. Prestigie!

Crise braba

De um comerciante no centro de Aracaju: “A crise tá tão braba, mas tão braba, que até quem compra fiado e não paga, deixou de comprar”. Misericórdia!

Recorte de jornal

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1942

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 28 de maio de 1942.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também