Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

UMA PASSAGEM SEM RASTRO

DIOGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A passagem do ex-presidente Lula por Sergipe foi rápida. Muito rápida. Foi-se sem deixar rastro. Embora tenha levantado a poeira em segmentos do PT no Estado, que ficam ouriçados com a formação de uma chapa proporcional para 2018 e participação na majoritária, onde a legenda pretende uma vaga.

O PT tem quatro nomes para disputar mandatos no próximo pleito. Para federal seria João Daniel, que vai à reeleição, Márcio Macedo e Eliane Aquino que também pensam na Câmara Federal. O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, seria o indicado para participar da chapa majoritária. Ao Senado ou ao Governo, mesmo que, para a segunda hipótese, haja dificuldades explícitas, em razão do nome de Belivaldo Chagas (PMDB).

Nesse ponto, a presença do ex-presidente pode ter levantado poeira e dúvidas. O apego à vice-prefeita Eliane Aquino foi muito claro. Tanto que quem compareceu às manifestações nas cidades percebeu que ele praticamente indicou Aquino para o Congresso – em público – e ao Senado durante jantar no restaurante ‘O Miguel’.

Quem ouviu a conversa disse que Lula foi claro e objetivo. Teria uma razão que fora percebida e não revelada: ele sugeriu Eliane para o Senado, ao lado de Jackson Barreto, para abrir espaço para Márcio Macedo à Câmara.

Márcio hoje é um figurão dentro do PT, que o quer com mandato.

A presença de Lula em Sergipe mostrou um fato interessante: os petistas gostam mais dele que da legenda. Talvez seja natural dentro de um partido heterogêneo por dentro e homogêneo por fora. Entretanto, alguns políticos que foram aos eventos consideraram que “havia pouca gente”. No Iate, por exemplo, que ocorreu praticamente uma reunião partidária, esperava-se a acomodação total do salão.

De qualquer forma valeu. Mas Lula não alterou perspectivas políticas para a base aliada em 2018. Todos continuam reivindicando posições. Foi provocada alguma dúvida, aí sim, entre velhos e bons companheiros.

ENCONTRO NO IATE

Lula despediu-se de Sergipe com uma manifestação petista no Iate Clube de Aracaju. Não conseguiu encher o salão e fez um discurso mais rápido.

Não contou com a presença de membros de outros partidos.

QUESTÃO DE ELIANE

Tornou-se assunto nos meios políticos do Estado. O ex-presidente Lula deixou claro que desejaria ver a vice-prefeita Eliane Aquino (PT) candidata ao Senado.

A informação é que Eliane ficou mais animada.

JÁ HAVIA CONVERSA

A verdade é que antes mesmo de Lula insinuar sobre a candidatura ao Senado, o bloco ligado a Eliane Aquino já vinha levando toda essa conversa adiante.

Eliane ao Senado facilita para Márcio eleger-se deputado federal.

DILMA QUE ERROU

O ex-presidente Lula disse em Sergipe que talvez tenha cometido erros. Se Dilma estivesse aqui, com certeza iria reconhecer esses erros.

Quer dizer: Dilma cometeu erros, Lula não!

POR CAUSA DE FILÉ

Ao falar dos seus processos, Lula disse que a elite não o perdoava, por ter levado filé à mesa do pobre. Lula sabe que pobre ainda não come filé.

Mas é a ‘criatividade repetitiva’ do ex-presidente.

MAIS UM ENTULHO

O chamado povo Xocó, do Município de São Pedro, entregou ontem a Lula um cocar, ao “maior presidente desse país”.

Mais um entulho para os containers de Lula.

PROJETO SERGIPE

Rogério Carvalho avisou que depois da caravana, quando ela atravessar o Rio São Francisco, vamos começar o projeto do Sergipe, com envolvimento de todos.

Não explicou como seria esse projeto.

LULA MUITO BRAVO

– Você não ter a sensibilidade de ver a cara do povo de uma cidade, que você não conhece, ‘caraio’! você está na porra desse celular fazendo o quê? (sic).

Lula dando carão em um companheiro ao entrar em Penedo (AL).

PASSA EM NEÓPOLIS

O ex-presidente Lula passou discretamente em Neópolis e atravessou para Penedo sobre um Velho Chico seco e com pouca navegabilidade na região.

Em Penedo foi recebido por Renan Filho e o pai Renan Calheiros (PMDB).

ATRAVESSOU DE LANCHA

Lula da Silva atravessou de lancha e o ônibus em uma balsa, porque havia risco de ficar presa em bancos de areia que dificultam a passagem de barcos.

Lula viu que o rio está seco na foz.

PENSA NO TOCANTINS

Prefeito de Neópolis, Dr. Luizinho (PR), diz que em sua cidade já se fala na transposição do rio Tocantins, para que se possa recuperar o São Francisco.

– Esse é o melhor projeto de revitalização do Velho Chico.

NÃO FICOU EM GLÓRIA

Heleno Silva (PRB) chegou e saiu rápido de Glória, na segunda-feira. Não ficou para ver Lula porque sentiu que era um ato só do PT e não ficou à vontade.

– Ali não cabia outros partidos.

DEFENDE DISTRITÃO

O deputado André Moura defende o Distritão na Reforma Política em votação. Diz que o modelo respeita a vontade popular e dá direito de escolher seus candidatos.

– Agora sou contra ao financiamento público de campanha.

APENAS CANDIDATO

Segundo André, com o financiamento público de campanha muita gente pode registrar candidatura só para pegar algum dinheiro. São R$ 3.6 bilhões! É muita grana.

Acha que quem quiser disputar se auto-financie.

EDVALDO NÃO VIAJA

Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), não foi receber Lula em nenhuma cidade. Esteve com o ex-presidente apenas no jantar de domingo, no “O Miguel”.

Disse que havia muito trabalho na Capital.

MUITO CARACTERÍSTICA

Edvaldo disse que a visita foi muito característica à política eleitoral e o PCdoB ainda não tem candidato para 2018, porque acha muito cedo para isso.

O prefeito não tem discutido sobre eleições com ninguém.

JACKSON NO SUPREMO

O governador Jackson Barreto passou a tarde de ontem conversando com ministros do Supremo Tribunal Federal, para explicar perdas dos Estados no antigo Fundef.

A votação da revisão acontecerá hoje no STF.

VALMIR E CANDIDATOS

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), já decidiu que vota em André Moura, Eduardo Amorim e Valadares em qualquer posição na chapa majoritária.

Recepcionou Lula na segunda-feira, mas pensou que teria mais gente.

Notas

Orcrim dos ônibus – Segundo o Antagonista, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que Gilmar Mendes é ligado ao chefe da ORCRIM dos ônibus, Jacob Barata Filho: “São ligações que Gilmar e seus familiares têm, objetiva e subjetivamente, com o empresário que foi preso”.

0x0

Moro condena – O ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, já está condenado a 40 anos de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e recebeu uma nova sentença. Sérgio Moro o condenou a mais dez anos de cadeia por corrupção ativa desta vez, e por lavagem de dinheiro em contratos da Petrobras com Andrade Gutierrez.

0x0

Sem crédito – Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que o Brasil possui hoje 59,4 milhões de pessoas com o CPF negativado, estando impedidas de terem acesso ao crédito no mercado, o que provoca retenção do consumo.

0x0

Liminares claras – Janaina Pascoal ouve que todos os Ministros agem como o Ministro Gilmar Mendes; porém, não falam. Sem juízos de valor, os fatos precisam ser esclarecidos. As hipóteses de suspeição para despachar liminares têm que ficar claras; também regras para patrocínio de instituições ligadas a magistrados.

0x0

Negociar cargos – O presidente Michel Temer vai dedicar a quinta-feira a mais uma interminável rodada de audiências com parlamentares para tentar acalmar a insatisfação dos partidos da base. É a hora de negociar cargos de segundo e terceiro escalões do governo, como sempre, em troca de apoio.

0x0

Sobre Eletrobrás – Processo de desestatização da Eletrobras, anunciado pelo governo, deve estar concluído até o final do primeiro semestre de 2018, deixando a empresa mais competitiva para enfrentar “players” globais que estão ingressando no setor do Brasil, disse o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. (Coluna Radar)

Conversando

Sargento Edgard – Infelizmente os professores, que são muito importantes para o país, se tornaram cabos eleitorais. O resultado é essa falência do ensino público.

Processo seletivo – Edvaldo Nogueira diz que com esse processo seletivo na saúde, faremos economia e melhoraremos os serviços prestados à população de Aracaju.

Por causa de Lula – Descobriu-se em Sergipe que a grande maioria dos estudantes universitários são filhos de pessoas muito pobres e que estudam por causa de Lula.

Filha de empregada – Uma estudante de Direito disse ontem, no Iate Club, que é filha de uma empregada doméstica e que só faz Universidade por causa de Lula.

Belivaldo acompanha – O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) acompanhou o ex-presidente Lula em todas as cidades que ele foi, ao lado de Jackson Barreto.

Fala da crise – João Daniel diz que jogaram o país numa crise pra tirar uma presidenta honesta e agora não estão conseguindo resolver essa crise.

Campanha antecipada – A caravana está mexendo com o Brasil e com a nossa gente, estão falando que é campanha antecipada. Não é campanha.

Faz a cabeça – A oposição em Sergipe está silenciosa, mas seus integrantes acham que Lula circula e faz campanha antecipada para ele e para aliados.

Mal da transposição – O ex-presidente Lula atravessa o rio próximo à foz. Sentirá o que a transposição fez com o Velho Chico.

Leia também