Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

CAI O FUNDO DE CAMPANHA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A sociedade recusou o financiamento público de campanha. Houve um movimento silencioso que chegou aos deputados. O País em grave crise financeira, com aumento do índice de pobreza e a fome retornando, percebeu-se a insensatez de se retirar 3.6 bilhões de reais da receita corrente líquida do Governo, para a farra da compra das campanhas.

Os parlamentares tiveram um momento de lucidez e bom senso. Viram o risco que corriam ao aprovar essa grana louca a favor dos seus interesses eleitorais. Resolveram retirar todo esse dinheirama do projeto de Reforma Política. Até o momento apenas isso está decidido em relação às regras das eleições de 2018. O Distritão, que seria votado na sessão de ontem, não saiu em razão da suspensão da sessão plenária.

Em poucas palavras: a reforma política vai se arrastar por muitos dias. Está claro que cada parlamentar pretende manter as regras que o elegeram.

Diante dessa dificuldade em se chegar à aprovação, as conversas sobre candidaturas se diluem. Embora aconteçam de forma mais tímida nos bastidores, quaisquer que sejam as tentativas de composições, não dá para concretizar nada, exatamente porque não há absolutamente nada definido.

Os partidos pequenos não aceitam o Distritão, porque ficam fora da tentativa de disputa e/ou de composições nem sempre saudáveis. As chamadas ‘siglas de alugueis’ ficam foram de qualquer negociação, embora já imaginem um meio de ganhar dinheiro com a ‘transposição de seus filiados para uma legenda de grosso calibre’.

É uma das formas que já vem sendo maquinada, para que o comércio das adesões e apoios não seja extinto, como os próprios partidos. Enfim, as propostas estão no ar e devem ser amplamente conversadas, quando da necessidade real de engrossar fileiras partidárias, que vão ao processo eleitoral sem a pratica da daninha da proporcionalidade,

que nem sempre elege quem a sociedade deseja como representante legítimo.

OPINIÃO SOBRE VISITA

Políticos da oposição e da situação em Sergipe fazem voz geral em afirmar que a visita do ex-presidente Lula a Sergipe foi muito aquém do que se imaginava.

– Mostrou que o PT precisa reorganizar o partido, disse um militante.

HOUVE CONVERSAS

Chega informação, ainda não confirmadas, que houve conversa entre o presidente Lula, Jackson Barreto, Rogério Carvalho e Márcio Macedo sobre 2018.

Ficou certa a composição, incluindo chapa majoritária.

NÃO FALOU DE POLÍTICA

Rogério Carvalho (PT) disse ontem que o presidente Lula não falou de política durante sua passagem por Sergipe. Lula sentou com Rogério no jantar do restaurante O Miguel.

– Em nenhum momento ele falou nas eleições de 2018, disse.

SÓ NO PRÓXIMO ANO

Rogério falou que a questão política eleitoral só será discutida no próximo ano, quando tudo estiver bem definido em termos de ‘regras’.

Para Rogério, o excessivo número de partido é a cara do fisiologismo.

VAI UM DETALHE

Por telefone, um militante da Articulação de Esquerda disse que não há conversas com nenhum nome sobre apoio nas eleições de 2018.

A Articulação só não estará onde JB estiver.

LÁGRIMAS DE LULA

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) chorou ao ver João Marcelo, filho do ex-governador Marcelo Déda, no palanque em Estância.

Lembrou do pai e disse que João Marcelo é a “cara dele”.

COM FUNDÃO OU SEM

O deputado Capitão Samuel não concorda com o financiamento público de campanha: “com fundão ou sem fundão não dá para aceitar”.

financiamento de pessoa jurídica é manter as loucuras atuis.

SOBRE LICENCIAMENTO

Segundo as más línguas, o deputado Capitão Samuel tirou licença ontem a pretexto de não votar no projeto sobre a fusão dos fundos da Previdência.

A Cirurgia só será na próxima quinta-feira.

PUNIÇÃO A SONECA

A Executiva Municipal do PPS de Aracaju aprovou o relatório da comissão Estadual de Ética e julgou procedente a punição para o filiado Alexsandro da Conceição.

Trata-se do vereador “Palhaço Soneca”.

LUTANDO NO STF

O governador Jackson Barreto passou ontem o dia em Brasília lutando por recursos ainda do Fundef e por “grana que a Petrobras deve a Sergipe”.

JB já está em Aracaju desde ontem à noite.

VOTO DE ADELSON

Adelson Barreto (PR) disse ontem que votaria no Distritão e contra o financiamento de campanha, porque não concorda em gastar tanto para se eleger.

– Quem quiser votar em mim faça pelo meu trabalho, disse.

BOAS CONVERSAS

Belivaldo Chagas conversou muito com Manuel Messias Sukita na terça-feira e ontem. Tomaram café juntos em um dos shoppings e dedilharam só sobre o pleito de 2018.

Do shopping foram conversar mais reservadamente.

COM CONVICÇÃO

Manoel Messias Sukita adorou os dois dias de papo: “graças a Deus, Belivaldo dá sinais decisivos de que será candidato a governador no próximo ano”, disse.

– Belivaldo mostrou que tem convicção do que quer, concluiu.

PARA FEDERAL

Sukita está decidido a disputar vaga na Câmara Federal, depois de pesquisas que vem fazendo em sua região. Bateu o martelo sobre isso e surpreendeu:

– Se André Moura disputar o Senado, voto nele para o bem da nossa região, disse.

POR QUE CLÓVIS?

O conselheiro Clovis Barbosa, presidente do TCE, quer ser protagonista na discussão do projeto de lei que altera fundos da Previdência.

Clovis sinaliza bem que pretende disputar mandato político.

JÁ TEM NÚMERO

Segundo informação da Assembleia, o Governo já tem número suficiente para aprovar a PL que trata da fusão dos fundos da Previdência.

Contabiliza 14 votos favoráveis…

ROBSON E O PEN

O deputado Robson Viana (PEN) anuncia que seu partido vai bem em todo Estado, que participa do pleito em 2018 e que integra o bloco liderado por Jackson Barreto.

Esqueceu de falar na possível mudança de nome: será Patriotas.

TODOS DESEJAM

A maioria dos deputados federais diz que não aprova o financiamento público de campanha, mas que intimamente todos o desejam para reelegerem-se.

Nesse ponto, boa parte joga apenas para a plateia.

Notas

Privatiza Casa da Moeda – Governo Federal anunciou ontem a privatização de 58 empresas, incluindo aeroporto de Congonhas. Também estão no pacote Casa da Moeda, que confecciona passaportes e notas de real, além de portos, rodovias, aeroportos e blocos de linhas de transmissão de energia.

0x0

Temer e Gilmar – A assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma que na conversa entre o presidente Michel Temer e o ministro Gilmar Mendes (STF) foram tratados assuntos como semipresidencialismo, financiamento e formas de barateamento de campanha eleitorais e coligações.

0x0

Sentença de Lula – A sentença que impôs nove anos e seis meses de prisão ao ex-presidente Lula está nas mãos do TRF, da 4ª Região (TRF-4), informa o blog de Fausto Macedo no Estadão. A condenação por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá chegou ontem à corte de apelação, cuja sede é em Porto Alegre.

0x0

Casos de prisão – O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou que o partido vai protocolar uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), para acabar com as prerrogativas de parlamentares em casos de prisão por suspeita de crime sem relação direta com a atividade legislativa.

0x0

Auge do romance – Segundo informou O Antagonista, Lula e Renan Calheiros estão no auge do romance. Na passagem da caravana do petista por Alagoas, ele disse: “Cumprimento Renan pela dignidade no Senado contra as reformas que este governo está propondo e que são a destruição de um século de direitos.”

0x0

Saldo negativo – Depois de quatro meses seguidos de resultados positivos, as contas externas voltaram a apresentar déficit, em julho. O saldo negativo em transações correntes, que são as compras e as vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda do país com o mundo, ficou em US$ 3,404 bilhões.

Conversando

Lamenta suspensão – Radialista Carlos Ferreira destacou ontem semana de atividades que serão realizadas em Itabaiana e lamenta suspensão do desfile cívico em Aracaju.

Gera economia – Prefeitura de Aracaju explica, entretanto, que a suspensão do desfile cívico se deu em razão da contenção de despesas e vai economizar R$ 800 mil.

Presença não é boa – Ana Lúcia (PT) disse a Gilmar Carvalho que reações da população mostram que a presença de Jackson Barreto não é boa para Lula.

Caso isolado – A questão das vaias em Jackson Barreto no palanque do ex-presidente Lula foi caso isolado e se identificava bem o grupo que vaiava o governador.

Retirar projeto – O Sintese diz critica o Governo e diz que não precisa retirar projeto do Previdencia da pauta da Assembleia.

Cordas Vocais – Capitão Samuel tem problemas nas cordas vocais e será submetido à cirurgia. Será operado dia 31 e tira licença da Assembleia.

Acusa Sintese – Vereador Aragão do Bugio Aragão acusa o Sintese de desestimula a permanência dos alunos nas escolas.

Sair da miséria – Sargento Edgard gostaria de saber se alguém acredita que uma pessoa que recebe bolsa família, saiu da miséria?

Bom investigar – Quem está por trás do financiamento público de campanha? Seria muito bom investigar essa sacanagem.

 

Leia também