Aracaju, 29 de março de 2024

Caravana de Lula decepciona em Sergipe e frustra PT para 2018!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma das lideranças populares mais expressivas do País, o ex-presidente Lula certamente deixou Sergipe frustrado com seus aliados, como o governador Jackson Barreto (PMDB), por exemplo, mas principalmente com o Partido dos Trabalhadores sob a regência do ex-deputado federal Rogério Carvalho. Nem o fato do também ex-deputado sergipano Márcio Macedo ser o coordenador da Caravana parece ter “animado” a histórica militância petista no Estado. Em síntese, na avaliação deste colunista, o movimento político com objetivo de fortalecer Lula para as eleições de 2018 foi um verdadeiro fiasco em Sergipe.

Como este colunista já havia colocado anteriormente, os petistas sergipanos apostavam todas as fichas na visita do ex-presidente para se reerguerem no Estado e se fortalecerem politicamente para o pleito do próximo ano. Rogério Carvalho, por exemplo, é candidatíssimo ao Senado Federal, mas não nega que pode disputar o governo do Estado, se for escalado para o desafio. A turma do PT queria aproveitar a “onda Lula” para não ficar mais refém da “pseudoaliança” que mantém com o governador Jackson Barreto (PMDB), tendo em vista que apenas o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Gualberto (PT), por razões óbvias, é defensor da composição.

Após governarem o Estado e Aracaju, os petistas entenderam que não poderiam ser “sublegenda” para ninguém e o próprio Lula chamou a atenção dos militantes, na entrevista que concedeu ao radialista George Magalhães, quando cobrou da militância que eles precisavam compreender o tamanho do PT. Em Sergipe, a legenda perdeu muito espaço após o falecimento de Marcelo Déda (in memoriam). Perdeu sua referência, seu líder. Hoje a atual vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, é uma figura que não é uma líder, que não tem esse brilho. Conceição Vieira, Gualberto e Márcio Macedo são figuras conhecidas, mas que também não comandam. Apenas Rogério e a deputada Ana Lúcia, com sua militância de esquerda, os professores e as centrais sindicais ainda têm poder de articulação.

A Caravana de Lula em Sergipe foi sim um fracasso quanto à tentativa de sensibilizar e mobilizar a sociedade. Houve um intenso movimento nas redes sociais, em sua grande maioria por petistas (que já votam em Lula e no PT) e por aliados que estão fora do Poder e querem o retorno do ex-presidente. Muitos comunicadores e formadores de opinião esquerdistas também se somaram, mais também para rebater as críticas que vinham de encontro a Lula. Nos movimentos de Estância, Lagarto, Itabaiana e Aracaju a “densidade” se deu mais pelo MST, tendências petistas e centrais sindicais do que pelo público em geral. Apenas em Nossa Senhora da Glória parece que a participação popular foi mais intensa.

Mas de uma forma geral a passagem de Lula por nossas terras não teve lá esse “impacto” esperado, muita gente sequer soube que o ex-presidente esteve por aqui, inclusive eleitores do petista. Há um clima de insatisfação geral da sociedade com a classe política, independente do candidato ou partido ser de “direita”, “centro” ou “esquerda”. O momento é de profunda desconfiança e descrédito com todos. Lula não parou rodovias em Sergipe, não parou cidades, não mudou a rotina dos sergipanos. Chegou, falou, falou, não polemizou e foi embora, ainda “tonto” com a “chuva de vaias” que seu aliado e governador Jackson Barreto recebeu.

Ainda deixou no ar uma “janela” aberta para o senador Valadares (PSB), adversário ferrenho do governador, mas que o petista o tem como “amigo”. Em síntese, se o PT sergipano apostava em Lula para definir algo para 2018, para fortalecer uma candidatura de Rogério Carvalho, o alerta é “vermelho” dentro da legenda. O petista conseguiu mobilizar um grupo que nem todos votam nele, seja para o Senado, seja para o Governo. Está claro o desgaste do governo do Estado, o momento impopular (quem diria) de JB. Mas política é momento e o amanhã é repleto de incertezas e interrogações. Mas para quem cogitou ensaiar um “voo próprio”, pelo visto, ao menos por enquanto, se arriscar, pode faltar “combustível” muito antes de chegar ao final…

Veja essa!

Coisas da política: na visita a Sergipe, o ex-presidente Lula foi recebido pelo governador Jackson Barreto, do PMDB “golpista”; em Alagoas, o petista dividiu o palanque com o governador Renan Filho, também do PMDB “golpista”. Difícil entender esta teoria do golpe tão propagada…

E essa!

Se não bastasse ser recebido por membros do PMDB, o ex-presidente Lula tem em Alagoas como um dos seus principais “cabos eleitorais” o senador Renan Calheiros (PMDB), que não é apenas do partido do presidente Michel Temer, mas também votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). E o golpe?

Falando no PT

A Assembleia Legislativa nessa quarta-feira (23) viveu uma de suas sessões históricas. Companheiros de partido, mas nem tão próximos como antes, os deputados Francisco Gualberto e Ana Lúcia (ambos do PT) travaram um embate que dentro do partido já vinha sendo aguardado há algum tempo.

Gota d’água

Ana Lúcia vinha se posicionando contra o governo de JB que é liderado na Casa por Gualberto. A coisa saiu do controle quando o governador, vaiado pelo Sintese, acusou o sindicato de ter “matado Marcelo Déda (in memoriam)”. Professores questionavam na Alese possíveis mudanças no Fundo da Previdência e, ao provocarem Gualberto, não se conseguiu mais evitar o embate com Ana Lúcia.

Gualberto

Provocado das galerias por representantes do Sintese, Gualberto fez lá suas analogias e quando disse que como ser humano poderia morrer em cinco minutos, ouviu uma manifestação de aprovação de uma professora e não pensou duas vezes: “este pessoal (Sintese) faz parte da Escolinha do Mal”.

Ana Lúcia

Daí Ana Lúcia se inscreveu na Explicação Pessoal e reagiu. “Gualberto não pode ter esse raciocínio dicotômico do bem e do mal. Da mesma forma que o deputado age pelo instinto contra trabalhadores, puxando o facão, tem trabalhador ou professor que também diz coisas que não deveria dizer. Ninguém deseja a morte de ninguém!”.

Sem Escolinha

Ana Lúcia disse ainda que não existe essa coisa da “escolinha do bem e do mal” e pontuou que “ninguém desejou a morte de Marcelo Déda. Eu como deputada, militante do movimento social, não vou aceitar este estigma que o governador Jackson Barreto estabeleceu para o Sintese. Deda não teve a sorte porque quando fez a cirurgia não diagnosticaram seu câncer e quatro anos depois teve uma metástase avassaladora”.

Apelou

“Que apelação! Que estímulo à violência e ao ódio! Que irresponsabilidade! Numa situação que estamos passando e uma autoridade estimulando a intolerância? Temos que respeitar uns aos outros. Eu estou apelando pelo diálogo entre os poderes. Estamos falando do futuro de todo mundo e não apenas de uma ou outra categoria”, disse Ana Lúcia.

Outro lado

Gualberto se defendeu dizendo que “uma pessoa disse que eu tinha que morrer agora, que se eu morresse antes, ela morreria feliz. Quem está fazendo apologia à violência aqui? Essa é a violência mais escancarada possível! Eu desejar que alguém morra? Esse é o limite do desejo da eliminação humana!”.

Bateu, levou

Gualberto seguiu dizendo “eu não vou me amedrontar! Eu não tenho medo deste setor! Podem gritar, espernear, arremessar o ovo, pode tudo! Agora no que eu puder reagir para defender minha integridade, eu vou fazer! Pode falar de facão ou de foice! Vou defender a minha existência sempre sem desejar o mal”.

Análise

Este colunista lamenta que a política do nosso Estado esteja descambando para este tipo de discussão. O Sintese não é lá “um sindicato santinho” e por várias vezes já foi questionado neste espaço, mas o governador, como autoridade maior do Estado, jamais poderia ter agredido o sindicato com o fez. Gostando ou não ele representa uma categoria.

Equívoco

Quando parte para o embate com o Sintese, JB rasga boa parte de sua histórica de envolvimento com os movimentos sociais, até pela liderança popular que exercia. Governador perde um pouco da razão quando faz este enfrentamento.

Banese

Em reunião realizada no gabinete da presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), a OAB/SE obteve do Banco do Estado de Sergipe (Banese) a garantia de que a partir da segunda quinzena do mês de setembro o pagamento relativo aos alvarás judiciais será efetuado de forma adequada e no valor integral, com os devidos acréscimos da atualização diária (correção pro rata).

O que seria?

Segundo a OAB, existiam muitos “transtornos” gerados pelo não pagamento integral do valor atinente aos acréscimos legais oriundo de créditos liberados por alvarás judiciais, situação que finalmente chegou ao fim. Mas diante do está sendo dito, podemos concluir que se trata de um caso de apropriação indébita, por exemplo? Com a palavra os órgãos fiscalizadores…

Acordo

Na reunião ficou definido que o advogado ou advogada só precisará comparecer ao banco e apresentar o número do alvará já sacado, para então receber os acréscimos. O presidente do TJ, desembargador Cezário Siqueira Neto, acatou a denúncia da OAB sobre a suposta irregularidade cometida pela direção do Banese e determinou os ajustes para não prejudicar mais os advogados.

Sem votos

O Governo do Estado se balança para aprovar na Assembleia Legislativa um projeto de Lei Complementar que vai unir os dois Fundos Previdenciários dos servidores. Uma medida tão importante, mas que infelizmente o Executivo não abriu nenhum canal de debate. Por enquanto, a falta de diálogo resultou também na falta de votos na Alese.

Samuel

O deputado estadual Samuel Barreto (PSL) apresentou ao setor responsável da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma licença médica. Ele se submeterá a uma cirurgia, marcada para o próximo dia 31.

Sem voz

“Diante dos inúmeros trabalhos que venho realizando, perdi a voz em função do aparecimento de calos nas cordas vocais. Apesar de um problema simples, terei de me submeter a um procedimento cirúrgico com data marcada para o dia 31 de agosto”, explicou.

André Moura I

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (Amusuh) entregou ao líder no Congresso Nacional André Moura (PSC) moção de agradecimento pela contribuição à luta em defesa da recomposição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 727 municípios com usinas hidroelétricas no Brasil, cujo projeto de lei [já aprovado – PLP 163/2015] foi transformado em lei complementar [158/2017].

André Moura II

A partir de agora, o valor adicionado será encontrado com a multiplicação do saldo da energia gerada pelo preço médio da energia de origem hidráulica comprada pelas distribuidoras, calculado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, diminui-se o impacto da tarifa reduzida de energia elétrica sobre a receita dos municípios nos quais a usina está instalada.

Agamenon Sobral

Do ex-vereador de Aracaju: “Médico, que atende pelo Ipesaúde no Hospital da Polícia, manda paciente comprar uma injeção R$ 100 e depois marcar uma consulta no consultório dele no Hospital Primavera. Lá a paciente tem que pagar mais R$ 200 para ser atendida e aplicar a injeção no joelho”. Se proceder, realmente é um absurdo!

Laércio Oliveira

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) visitou o povoado Bela Vista, em Riachuelo, onde está sendo construída uma quadra de esportes com recursos de emenda conseguida por ele. O deputado também visitou a prefeita Cândida Leite; o secretário de Administração e de Governo, Aldebrando de Menezes Leite; os amigos Messias, Patrícia e o vereador Gilton da Ligadura.

Fórum

Laércio também participou de reunião na Câmara de Vereadores para tratar do fechamento Fórum Eleitoral. “Vamos procurar saber quais foram os critérios para essa mudança já que fechando o Fórum de Riachuelo a 20ª Zona Eleitoral vai, possivelmente, para Laranjeiras, pelo relato de vocês”, enfatizou.

Fábio Reis

O presidente Michel Temer garantiu ao deputado federal Fábio Reis (PMDB), vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, liberar recursos financeiros na ordem de R$ 256 milhões para Sergipe. O recurso será destinado à Universidade Federal de Sergipe (UFS) e ao Instituto Federal de Sergipe (IFS), à obra de duplicação do abastecimento de água em Lagarto e à construção de uma ponte que vai ligar a Avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio, em Aracaju.

PIS/COFINS I

Um grupo expressivo de lideranças empresariais de setores de Serviços que representam mais da metade dos empregos do país e o deputado federal Laércio Oliveira se reuniram com o presidente da Câmara Rodrigo Maia.

PIS/COFINS II

O objetivo foi alertar a preocupação com uma proposta de Reforma do PIS/COFINS, que trará forte impacto sobre os setores, refletindo negativamente para os consumidores e o emprego, a previsão é que sejam demitidos 2 milhões de brasileiros com o aumento do tributo.

Maria do Carmo

A senadora Maria do Carmo Alves foi indicada pelo Democratas, para compor a Subcomissão Especial sobre Doenças Raras, que vai propor iniciativas visando a promoção e defesa dos direitos dos portadores desse  tipo de doença. A subcomissão, cujo Requerimento de criação foi aprovado, tem o propósito de aprimorar a Legislação que trata sobre o assunto.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também