Aracaju, 29 de março de 2024

Condicionantes para manter o “Bolsa Família” são debatidas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________24f63

Na manhã desta quarta-feira (23), famílias beneficiárias do programa “Bolsa Família” com pendências na condicionalidade na área da educação receberam orientações do psicólogo Diego Luiz Santos da Silva da assistente social Monique Rodrigues e do coordenador do Cadastro Único, Márcio José, no Centro de Referência da Assistência Social (CREAS).

Participaram do encontro as famílias que receberam carta do Governo Federal ou mensagem no extrato de pagamento do benefício. “Precisamos estar atentos não só ao acompanhamento das crianças de Japaratuba com perfil saúde para o ‘Bolsa Família’, mas, principalmente, ao registro desses dados nos sistemas de informação”, destacou a coordenadora do CREAS, Ana Paula.

Com isso, segundo a coordenadora, será garantida a concessão do benefício e o planejamento de novas ações para melhorar o acesso das famílias às políticas de saúde e assistência social.

De acordo com Márcio José, foram esclarecidas todas as dúvidas acerca da inserção de famílias no programa através do CadÚnico, com todos os seus benefícios e variáveis. Ele falou ainda sobre a inscrição das famílias, os locais disponíveis e condições para habilitação das famílias. “O benefício é uma transferência de renda feita diretamente ao cidadão. O município distribui o benefício, apenas operacionaliza o Cadastro Único como porta de entrada dos programas sociais e o cumprimento das condicionalidades do programa”, esclareceu Márcio.

Durante palestra, Monique Rodrigues fixou fala em dois eixos: Educação, a fim de cumprir as condicionalidades do programa bolsa família nessa área, com crianças e adolescente entre 6 a 17 anos devendo cumprir a frequência escolar; e Saúde, visando as crianças de 0 a 6 anos, para manter as vacinas, peso e altura em dia, bem como as mulheres em período fértil para identificação de gestação e acompanhamento do pré-natal.

Prefeitura de Japaratuba

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também