Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Secretaria de Planejamento discute a emissão da “Identidade Jovem” pelo Ceac

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________21e

Milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos terão acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude

Servidores da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) vem discutindo a emissão, através do Ceac Itinerante, do novo benefício criado pelo Governo Federal: a Identidade Jovem (ID Jovem).

De acordo com o secretário da Seplag, Rosman Pereira, a Identidade Jovem é um documento que possibilita os jovens a ter acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. “Para isso basta pertencer à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses”, afirma, enfatizando não haver a obrigatoriedade de que seja estudante para ter direito ao benefício.

Ainda segundo Rosman, são milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude. “Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada, 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos”, disse o secretário, ressaltando que é através da inclusão, participação dos jovens no esporte e cultura, que podemos buscar um futuro melhor para a nossa juventude e estado.

Para o Superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da Seplag, Rodrigo Farias, a manifestação de interesse da equipe responsável pelo ID Jovem em agregar aos serviços ofertados pelo Ceac Itinerante é importantíssimo. “Iniciamos o procedimento técnico necessário para disponibilizarmos esse novo beneficio para a população interiorana do nosso Estado. A inclusão, assistencialismo e administração participativa, são algumas das diretrizes de nossa gestão”, explica Rodrigo.

O diretor-geral do Ceac’s, Alex Prata, revela que a disponibilidade do programa no Ceac Itinerante será essencial, principalmente para o público jovem e carente atendido pela unidade. “A expectativa com a inclusão do programa, é atuar com os aproximadamente 270 mil jovens com direito a participar do programa nas diversas cidades do nosso estado”, complementa.

Fonte e foto ascom

Leia também