Aracaju, 28 de março de 2024

ELEIÇÕES CONSELHOS ESCOLARES ACONTECEM EM 135 ESCOLAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por Ítalo Marcos

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realiza nesta sexta-feira, 25, por meio da Coordenadoria de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios (Cogedam), o 2º pleito das eleições para a escolha dos representantes dos Conselhos Escolares. No 1º pleito, realizado em julho, 177 escolas participaram. Desta vez, 135 unidades de ensino estão passando pelo processo de eleições. O 3º pleito será realizado com 44 unidades de ensino restantes, que atualmente ainda estão no prazo de vigência dos seus conselhos escolares.

Estão sendo escolhidos representantes de quatro segmentos: pais ou responsáveis, alunos, professores e servidores. Com uma vigência de três anos, o conselho é eleito pela própria comunidade escolar, que está votando em urnas com cédulas impressas em suas unidades de ensino. Após o final do mandato, os membros poderão, apenas mais uma vez, candidatar-se à reeleição para mais três anos.

De acordo com a diretora da Cogedam, Simone Paixão, a eleição é um momento para exercitar a cidadania. “A gestão democrática nas escolas não está apenas na escolha do diretor, mas especialmente no fortalecimento e desenvolvimento das atividades dos Conselhos Escolares. É através deles que há realmente uma gestão participativa”, disse.

Votação

No Colégio Estadual Professora Olga Barreto, em São Cristóvão (DRE 8), os alunos iniciaram cedo a votação para escolher os representantes do conselho escolar. Em uma sala de aula foram organizadas as quatro urnas e os mesários conduziram as eleições com tranquilidade.

A diretora da DRE 8, Maria Isabel da Ressurreição Bitencourt, esteve presente para conferir o andamento dos trabalhos. Ela destacou que o conselho tem uma importância fundamental na tomada de decisões da escola.

“Através dele se demonstra a gestão democrática nas escolas. O diretor não decide sozinho, mas junto com os representantes de cada segmento, que irão auxiliar a amenizar os problemas da escola. A DRE 8 tem também a proposta de fortalecer os conselhos através de uma capacitação, orientando os membros sobre o que pode e o que não pode, as funções de cada um”, explicou.

O diretor do Olga Barreto, Hermani de Carvalho Menezes Neto, está na gestão da unidade de ensino há apenas três meses e disse que os conselhos têm um papel fundamental. “Ele é composto por todos os segmentos da escola e da comunidade escolar, isso fortalece as decisões financeiras, pedagógicas, sociais, estrutura da unidade de ensino”, declarou.

Auxílio à gestão

O conselho escolar é formado por representantes dos pais, alunos, professores e servidores, que irão auxiliar a direção da unidade de ensino nas tomadas de decisões. Uma das candidatas, representando os pais, é Rosa Francisca dos Reis Sousa. “Me candidatei porque quero ajudar. Todas as decisões que eu vir que serão boas para os alunos e para escola eu serei favorável”, disse. Já a sua filha, Natália dos Reis Sousa, também é candidata representando os alunos. “Queremos ajudar a melhorar o que puder dentro da escola, pois as decisões não são apenas do diretor, mas de todo o conselho escolar”, afirmou.

A aluna Elizangela Luzia da Silva, do 9º ano, esteve no local de votação para fazer a escolha dele. “Acredito que com a atuação do conselho a escola vai ficar mais organizada”, declarou. Quem também falou sobre a importância do conselho foi a estudante Renata Amanda Pereira dos Santos, também do 9º ano. “O conselho pode ajudar no ensino, na estrutura da escola e em outras coisas importantes. Quando a voz do aluno e da comunidade tem vez, as coisas ficam bem melhores”, afirmou.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também