Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

“Emprego” dos sonhos

Alguém sabe por que deputados, secretários e outras autoridades desejam tanto ser conselheiros do Tribunal de Contas de Sergipe? Ora, o cargo dos sonhos de muitos pertence a um mero órgão auxiliar da Assembleia com a simples função de analisar tecnicamente as contas dos executivos e legislativos. Aliás, os pareceres dos conselheiros contra prefeitos podem simplesmente serem descartados, desde que a maioria dos vereadores os rejeitem. Então, por que tanto interesse em fazer parte de um órgão que, vez por outra, é achincalhado pela imprensa, que costuma chamá-lo de tribunal faz de contas?  Não venham com essa lorota que, além do trabalho meramente técnico, o conselheiro tira proveito político do cargo, pois ninguém de sã consciência acreditaria em tamanho despautério. Os conselheiros aceitaram a árdua missão por puro amor a Sergipe. Quem disser o contrário erra por desconhecimento de causa, ou mente por pura inveja dos abnegados homens e mulheres de toga.

Fim da mesada

A esposa e os filhos do prefeito de Arauá, José Ranulfo dos Santos (PSB), vão ter que procurar outra boquinha para ganhar uns trocados. É que, por considerar nepotismo descarado, a Justiça determinou a exoneração da primeira dama Delba Oliveira e dos pimpolhos Kendisson e Nathaly, ocupantes de secretarias municipais. Contrariado com a redução da renda familiar, o prefeito recorreu contra a decisão judicial. Pode?

Comigo não, violão!

Embora filiados ao PT, os deputados Francisco Gualberto e Ana Lúcia cortaram as relações políticas. “Não a aceitarei mais como a palmatória que vai me bater todos os dias”, reagiu o petista. Ele não esconde a contrariedade com as constantes fustigadas do grupo político liderado pela ex-aliada. Gualberto promete, inclusive, levar este debate para o PT: “O partido precisa dizer o que acha de os seus dois deputados terem posições diferentes na Assembleia”. Misericórdia!

Classificados

Vende-se por R$ 40 mil, um Veraneio amarelo, motor a diesel perkins turbo, modelo 1987, luxo, com ar condicionado e direção hidráulica, suspensão dianteira de silverado, freios dianteiros ventilados, rodas de liga leve, aro 16 e pneus novos. Postado no site OLX, este anúncio seria mais um entre tantos não fosse o dono do belo carrão, quase uma relíquia. O possante à venda pertence ao senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Tem interesse?

Correu do pau

E o governo de Sergipe transferiu para a próxima semana a votação dos projetos unificando os fundos previdenciários. É que, temendo a repercussão negativa em ano que antecede as eleições, a bancada governista não garantiu os 13 votos necessários à aprovação das propostas. O governo espera convencer a maioria até terça-feira, quando os polêmicos projetos retornarão à pauta da Assembleia. Vixe!

Mundo cão

Pesquisa mostra que 65% das gestantes condenadas poderiam cumprir prisão domiciliar, por ter cometido crimes de menor poder ofensivo, como porte de drogas e pequenos furtos. Realizado pela Fiocruz, o estudo indica que 40% das presas gestantes têm mais de quatro filhos, a maioria não desejava a gravidez, 5% tentaram fazer aborto e 50% tiveram depressão pós-parto. Pior, somente 3% tiveram acompanhamento durante o parto, enquanto 40% não receberam nenhuma visita durante a gravidez. Crendeuspai!

Entre nós

E quem está em Aracaju é jurista José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça e ex-advogado Geral da União nos governos do PT. Veio proferir palestra sobre “a crise do estado de direito e o conflito entre poderes”. Será daqui a pouco, no Tribunal de Contas de Sergipe. Segundo o presidente do TCE, Clóvis Barbosa, o objetivo do ciclo de debates ali realizado “é mostrar à sociedade que a ética no trato da coisa pública deve ser sempre a regra, nunca a exceção”. Prestigie!

Rei da cocada preta

E o deputado federal André Moura (PSC) prometeu liberar R$ 5 milhões para o reinício de uma obra paralisada na Universidade Federal de Sergipe. Carne e unha com o presidente Michel Temer (PMDB), Moura garantiu que o Ministério da Educação deve liberar a grana rapidamente para a conclusão do prédio que abrigará os cursos das Engenharias Agronômica, Florestal e de Pesca. Quem pode, pode!

Troca de afagos

O governador Jackson Barreto (PMDB) recebeu ontem, em Palácio, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PSC). Após trocarem elogios mútuos, os dois discutiram sobre segurança pública e obras naquele município. Pelas redes sociais, JB disse que “ouvir palavras de apoio vindo de um opositor político é a maior prova que nosso trabalho está dando bons resultados”. Então, tá!

Parada Gay

Será neste domingo, a 16ª Parada LGBT de Sergipe. Como início previsto para as 14h, na Orla de Atalaia, em Aracaju, o evento vai defender “mais amor e nenhum direito a menos”. Convidada pelo Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, a vice-prefeita da capital, Eliane Aquino (PT), aceitou ser a madrinha da Parada Gay. Participe!

Recorte de jornal

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1918

Publicado no jornal aracajuano O Imparcial, em 26 de dezembro de 1918.

Resumo dos Jornais

Leia também