Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

“Governo em Ação” leva diversos serviços para o município de Itabaiana

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________19

Um trabalho voltado para aproximar, conhecer e diminuir as necessidades da população mais carente, garantido mais conforto e acolhimento

Os cidadãos de Itabaiana lotaram as dependências do Colégio Estadual Murilo Braga, neste sábado, 26, para participar do Governo em Ação. Representando o governador Jackson Barreto, o vice-governador e secretário de Estado da Casa Civil, Belivaldo Chagas, ao lado do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, acompanhou a realização de diversos serviços que foram disponibilizados, num trabalho voltado para aproximar, conhecer e diminuir as necessidades da população mais carente, garantido mais conforto e acolhimento.

A pequena Camila dos Santos, 5 anos, estava radiante por ter conseguindo a primeira carteira de identidade. Segundo a sua mãe, Daiane da Paz, “durante a semana é muito complicado conciliar um tempo por conta do trabalho e Governo em ação possibilitou que conseguisse obter o documento assim como desfrutar de outros serviços”, declarou.

“Estamos fazendo com que o Governo do Estado esteja cada vez mais perto do seu povo. Nosso intuito é facilitar a vida, num único dia, em um único local. Aqui, os cidadãos fazem a carteira de trabalho, de identidade, exame de sangue, entre tantas ações. É dessa forma que o governador Jackson Barreto quer um governo que cuide das pessoas. Itabaiana é o maior canteiro de obras do Governo do Estado. Estamos investindo mais de R$ 200 milhões em obras que vão melhorar a vida do povo de Itabaiana. Essa é preocupação do Governo, com o envolvimento das secretarias, para que se possa cuidar cada vez mais das pessoas”, disse Belivaldo Chagas

O “Governo em Ação” é uma realização da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – SEIDH, articulado pela Secretaria de Estado da Casa Civil e parcerias com outras secretarias estaduais. A iniciativa teve como tema: “O Governo Itinerante por uma Cultura de Paz”. O programa, dentre outras ações, apresentou a formação de serviços na área de assistência social, incluindo programas ligados à educação, com foco na cultura da paz.

Nesta edição, o município de Itabaiana recebeu uma série de serviços gratuitos tais como palestras motivacionais e outras ações ligadas a prevenção acidentes domésticos, doenças sexualmente transmissíveis, testes de glicemia, aferição de pressão, serviços de emissão de carteira de identidade, atendimento sobre cadastro único e Bolsa Família, além de atividades esportivas e culturais.

Para o secretário de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos , Zezinho Sobral, a ideia é aproximar cada vez mais o cidadão. “É a presença do governo do Estado não só em obras e investimentos de grande vulto. É, também, o atendimento a população, trazendo os serviços, através de diversos órgãos. Temos uma gama de atividades. É o Governo de Sergipe estando mais próximo das pessoas, cuidando daqueles que mais precisam”, ressaltou.

Na oportunidade, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo,  agradeceu a iniciativa e exaltou a ação governamental. “É um momento de felicidade para o povo de Itabaiana que completa 129 anos. Essa ação acontece em todo o Estado de Sergipe e o município de Itabaiana foi agraciado com essa belíssima iniciativa. Isso é cuidar do povo. Nós sabemos das dificuldades que o Estado tem enfrentado e essas ações demonstram o comprometimento do nosso Governo para enfrentar toda essa crise”, pontuou.

Serviços

Já a senhora Maria Jane de Menezes saiu satisfeita porque conseguiu atendimento com o ginecologista. “Graças a Deus consegui me consultar. Estou muito satisfeita com essa ação por que realizei vários exames, algo que era muito difícil para mim”, explicou.

Os moradores de Itabaiana contaram com a participação do Movimento Popular de Saúde (MOPS), com massagens, Reiki, auriculoterapia, entre outras, além de roda de conversa sobre práticas integrativas no SUS.

A Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres esteve presente com a Unidade Móvel (ônibus lilás) de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) realizou a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cadastro e intermediação de mão de obra, além de prestar informações sobre entrada no seguro-desemprego.

O Departamento de Segurança Alimentar levou o serviço de Cálculo de índice de massa corporal – IMC. A Secretaria de Segurança Pública esteve presente com o Comitê de Desarmamento. A Secretaria de Educação levou a Brigada da Educação e um stand para prevenção e combate à proliferação do mosquito aedes aegypti.

O Governo em Ação contou, ainda, com apresentação da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, Banda da Polícia Militar, entre outras atrações artísticas e esportivas, envolvendo a comunidade num ambiente de paz, harmonia e cidadania.

Foto: Marcelle Cristinne

ASN

Leia também