29/08/17 - 06:16:46

SAMU REGISTRA 3.879 CHAMADAS NOS ÚLTIMOS SETE DIAS

Entre os dias 21 e 27 de agosto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 3.879 ligações. Desse total, 656 geraram atendimentos e 1.228 não tiveram utilidade, sendo 392 trotes, 751 chamadas feitas por engano e 85 quedas de ligações. As equipes de suporte básico realizaram 513 atendimentos e as de suporte avançado (mini-UTIs) somaram 209.

As ocorrências provenientes de queda resultaram em 59 atendimentos. Desses, 27 vítimas de queda de moto e 12 vítimas de queda da própria altura. As colisões somaram 38 atendimentos, sendo 25 resultantes de colisões entre carro e moto e 13, de colisões entre motos. As equipes pré-hospitalares foram acionadas para 18 ocorrências de ferimentos por arma branca e arma de fogo.

No período, o Samu ainda atendeu três vítimas de atropelamento, oito vítimas de agressão física e 14 vítimas de intoxicação. No último sábado, 26, profissionais do Samu e demais voluntários do projeto ‘Salve – Corrente de Assistência à Vida’ -, estiveram nos shoppings Jardins e Riomar para ensinar a população como reconhecer, identificar e agir em situação de parada cardiorrespiratória (PCR). Esse mal súbito se dá no momento em que o coração deixa de funcionar e o indivíduo deixa de respirar, sendo uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo.

Os cidadãos que estiveram presentes nesses espaços praticaram os procedimentos de reanimação em manequins e manusearam o desfibrilador externo automático (DEA), aparelho tido como de extrema importância para melhorar o índice de sobrevivência das vítimas que sofrem a PCR. Todos os procedimentos ensinados à população serão acompanhados por representantes dos órgãos que compõem o projeto Salve, sendo eles o Corpo de Bombeiros, Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e Cooperativa de Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest), além do próprio Samu.

Fonte e foto SES