Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Abstenções! “Lição” do Amazonas pode se repetir em Sergipe!

A eleição que ocorreu em dois turnos no Estado do Amazonas, após o afastamento do governador José Melo (PROS), deve servir como uma grande “lição” para a classe política de Sergipe, que já começa a se movimentar para o processo eleitoral do próximo ano. O “recado” também serve para os “entendidos de política”, articuladores de plantão, para a imprensa em geral, em especial, nós, jornalistas e colunistas políticos. Não é de agora que a coluna vem batendo em um ponto estratégico: a população está completamente insatisfeita com a classe política e não se sente representada pelos atuais governantes e congressistas.

Em qualquer roda política, há sempre, hoje em dia, um das duas afirmações: “eu não sei em quem votar” ou “eu não votarei em ninguém em 2018”. O momento de instabilidade que o País atravessa só aumenta esse descrédito, essa desconfiança do eleitorado. As pessoas estão com dificuldade financeira, o dinheiro não está circulando no comércio e não existe nenhuma perspectiva de melhora. Apenas previsões e apostas do governo federal, sem qualquer certeza de estabilização. Há um mix de decepção com o Partido dos Trabalhadores e o PSDB, por tantas denúncias de corrupção, e uma revolta com o PMDB e o governo de Michel Temer, pelas medidas impopulares que tem desenvolvido.

Mas voltando ao Amazonas, no 2º turno desse domingo (27), o governador eleito foi Amazonino Mendes (PDT), com apenas 33% dos votos válidos. Exatos 43% dos votantes preferiram não votar em ninguém, ou seja, votaram em branco, anularam ou voto ou simplesmente se abstiveram de votar.  Para se ter uma ideia do “recado” dado pelo povo amazonense, o outro candidato (Eduardo Braga – PMDB) teve menos votos que as abstenções. Em síntese, a população não se mobilizou para eleger seu representante maior, não demonstrou interesse, decidiu não participar do processo eleitoral. O Estado tem um governador aprovado por apenas 1/3 do eleitorado total.

Desde 2014 que esse fenômeno das “abstenções” começou a chamar a atenção em Sergipe. No 1º turno, quando tivemos a eleição para presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual foi registrada uma abstenção de 213.706 (14,70% dos votantes) e 33,67% não votaram em ninguém; naquele mesmo ano, só que no 2º turno, no embate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), foram registradas 231.229 (15,91% dos votantes) e 21,63% não votaram em ninguém; dois anos depois, na eleição para prefeito de Aracaju, em seu 1º turno, foram 71.646 abstenções (18,04% dos votantes) e 38,94% não indicaram o voto a ser dado.

Já no 2º turno, entre Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB), as abstenções subiram para 75.253 (18,94%), e 31,66% não escolheram um candidato apenas, lembrando que em 2012, quando João Alves Filho (DEM) venceu Valadares Filho as abstenções foram de 32.760 (8,92%), ou seja, mais do que dobraram os registros em quatro anos, um sinal de profundo desinteresse do eleitorado. Hoje nos encaminhamos para mais uma eleição estadual em 2018, e o governo de Jackson Barreto (PMDB) não está sendo bem avaliado nas pesquisas que estão sendo divulgadas. O governo enfrenta forte rejeição e hoje a tendência seria por uma vitória da oposição.

Como a eleição se define apenas em outubro do próximo ano e como temos um bom período pela frente, pode ser que o governo atual consiga reverter o descrédito e eleja um sucessor, mas os números provam que tem sido cada vez maior o desinteresse do eleitorado sergipano em ir às urnas para votar. Será um grande desafio convencer este segmento a apostar em um projeto em 2018. O descontentamento é visível e não apenas com o governo, mas com a classe política em geral. O Amazonas deu uma grande “lição” agora. Que nossos representantes acordem e não façam “ouvido de mercador”. Caso contrário, teremos eleitos sim, mas sem muita legitimidade, liderança e poder de representação…

 

Dória em SE I

O senador Eduardo Amorim (PSDB) solicitou audiência com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) Clóvis Barbosa, com o presidente do Instituto Voz Brasil, Rodrigo Pereira Vasco e com o presidente da Empresa de Capacitação e Treinamentos ‘Livres Mentes’, Jorge Gomides.

 

Dória em SE II

O objetivo da reunião foi traçar toda logística de como será a vinda do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP) para Sergipe. O tucano será um dos palestrantes do Simpósio: Drogas, Políticas Públicas e Direito dos Dependentes Químicos, que já está agendado para o dia 27 de outubro.

 

Veja essa!

Dando o que falar na Assembleia Legislativa sobre o projeto de Lei Complementar nº 10/2017, de iniciativa do Governo do Estado, que trata do sistema previdenciário do Estado de Sergipe. Além da oposição, a deputada Ana Lúcia (PT), que mantém posição de independência na Casa, quer que a Mesa Diretora suspenda a tramitação do PLC por entender que ele é inconstitucional.

 

E essa!

Ana Lúcia apresentou três requerimentos relacionados ao PLC solicitando sua suspensão até que o governo do Estado apresente o cálculo atuarial e uma proposta que assegure um equilíbrio contábil para o futuro da Previdência dos servidores públicos.

 

Mandado

A deputada petista revelou que protocolou um Mandado de Segurança, no sábado (26), e o desembargador Roberto Porto pontuou que ainda não podia atuar e que a decisão, neste momento, caberia exclusivamente ao parlamento.

 

Ana Lúcia I

A petista, por sua vez, explicou que o desembargador reconheceu que existem “vícios” no projeto e teria proposto a supressão dos mesmos. Em um dos requerimentos, Ana Lúcia solicitou que a Comissão de Constituição e Justiça da Alese convide um constitucionalista para debater o projeto com os deputados e servidores públicos.

 

Ana Lúcia II

“Não vou indicar o constitucionalista. Que ele seja escolhido pela Assembleia Legislativa e convidado. Nossa intenção é aprovar, de uma forma madura, correta e equilibrada, aquilo que não prejudicar a população e os trabalhadores do serviço público”, pontuou Ana Lúcia.

 

Georgeo Passos I

O líder da bancada de oposição na Alese, que já tinha destacado a posição do presidente do TCE, conselheiro Clóvis Barbosa, sobre o PLC, agora leu outras duas notas públicas sobre o projeto do governo: uma do procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, e outra da Associação dos Analistas de Controle Externo I e II do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

 

Georgeo Passos II

Todo mundo está preocupado com o risco de aprovação deste projeto na Assembleia Legislativa. “As notas revelam que iremos pagar hoje, mas que daqui a alguns meses estaremos diante do mesmo problema. Vamos matar um fundo superavitário sem ter a certeza de que iremos ressuscitar um fundo morto que é o Finanprev”.

 

Luciano Bispo

O presidente da Mesa Diretora, deputado Luciano Bispo (PMDB) assegurou que a proposta não será votada nesta terça-feira (29) e, possivelmente, nem na quarta-feira (30), já que o secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, fará a esperada prestação de contas de sua gestão na Alese. É possível que os deputados apreciem o PLC na quinta (31).

 

Matos

O deputado Moritos Matos (PROS) anunciou que votará contra o PLC, mas alega que não deixará de cobrar dos outros poderes a contribuição que o Estado está depositando todos os meses. “Porque essa despesa ultrapassa R$ 100 milhões por ano”.

 

Alessandro Vieira

O delegado de Polícia Civil, Alessandro Vieira, avalia como “um escândalo” o PLC  que propõe a fusão dos Fundos Previdenciários. Ele enxerga como “paliativo para o pagamento de aposentados e pensionistas por alguns meses” e reconhece que não resolve o problema.

 

Sem debate

Alessandro Vieira fez ainda outro grande questionamento: “pior é aprovar isso sem a menor discussão política, alienando os interessados diretos (servidores) e a sociedade em geral (que sofre as consequências do déficit previdenciário)”.

 

Exclusiva!

O deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) já teria solicitado à diretoria do Banco do Estado de Sergipe (Banese) a cópia do edital do processo de credenciamento que foi feito pela instituição recentemente para a terceirização do operacional do Banese Card.

 

SE Promotora

O processo que interessa ao deputado foi vencido pela SE Promotora, empresa sergipana e que tem sede em Lagarto. A diretoria do banco explica que conheceu a estrutura da empresa e o edital trazia uma série de garantias de que a terceirizada possuía saúde financeira.

 

Banese

Zezinho Guimarães informou a este colunista que vai aguardar a manifestação da diretoria do Banese sobre as informações que está requerendo para depois voltar a manifestar sobre a saúde financeira do Banco do Estado. O deputado não esconde sua preocupação com os números apresentados esse mês.

 

Descaso

Este colunista conversou com três sergipanos que trafegam com frequência pelas rodovias estaduais nas regiões em que residem e muitos problemas vieram à tona pelo cenário de profundo abandono e pelo mau estado das estradas. Segundo eles não existe compromisso com a infraestrutura, com a alocação de recursos.

 

Acidentes

A preocupação maior pela falta de recapeamento é que, nas condições atuais, os riscos de acidentes aumentam assustadoramente, sem contar que as condições climáticas sempre devem ser levadas em consideração.

 

Centro-Sul

O radialista Rômulo Daltro, que diariamente faz o percurso entre Tobias Barreto e Lagarto, pontuou que “são 53 km aproximadamente da SE-170 onde não cabe mais uma operação tapa-buracos iniciada tardiamente. O asfalto é completamente danificado. Até na parte onde não tem buraco você não trafega normalmente, até pelo excesso de reparos que já foram feitos. Além disso falta o acostamento, o que só aumenta o risco de acidentes”.

 

Rômulo Daltro I

O radialista lembrou que o prefeito de Tobias, Diógenes Almeida (PMDB), muito ligado ao governador, viu a principal avenida da cidade ficar mais de quatro meses completamente esburacada. “Fizeram um tapa-buracos na semana que antecedeu a procissão recentemente. Em Lagarto temos dois deputados estaduais e um federal cobrando direto”.

 

Rômulo Daltro II

“Já a rodovia que liga Tobias Barreto a Poço Verde eu prefiro nem comentar porque aquilo nem mais é rodovia. Está completamente esburacada ou danificada. Você demora quase duas horas de uma cidade para a outra. Os carros ficam danificados, pneus estourados. O governo deveria olhar mais pela nossa região”, cobrou o radialista.

 

Tobias Barreto

Falando no Centro-Sul, exatamente no dia 29 de dezembro de 2016, o governador Jackson Barreto, acompanhado de toda a cúpula da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (SEINFRA) e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), entregou na presença do ex-prefeito de Tobias, Dilson de Agripino, e do atual Diógenes Almeida, a obra da nova entrada da cidade.

 

Investimento

Na Avenida Prefeito Dr. José Aírton de Andrade (Rodovia SE-170), que recebeu iluminação pública, duplicação, pavimentação e urbanização, foram investidos R$ 3.592.191, oriundos do Programa Sergipe Infraestrutura, na intervenção.

 

Bomba!

A informação é que, recentemente, o asfalto de uma das pistas teria cedido e hoje a via está interditada, com uma enorme cratera e uma obra muito lenta, criando um transtorno para quem chega e quem sai da cidade, além de ter causado três graves acidentes nos últimos dias. E isso em uma obra com menos de um ano de inaugurada…

 

Jackson Barreto

Quando entregou a entrada da cidade, em dezembro de 2016, o governador celebrou muito dizendo que “Essa obra aumenta a autoestima da nossa gente, homenageia Aírton de Andrade, e representa tudo aquilo que Tobias Barreto se tornou: um lugar com um comércio forte, de raízes culturais profundas e de pessoas batalhadoras. Tobias precisava de uma entrada imponente como essa, que combinasse com tudo que ela significa para Sergipe”, declarou JB à época. Já hoje em dia…

 

Agreste

Também procurado o vereador de Ribeirópolis, Max de Zé de Toinho (DEM), fez um desabafo sobre as condições da rodovia que liga seu município a Nossa Senhora da Dores, passando pelo povoado Serra do Machado. “Só quem transita por essa rodovia vê o descaso do governo do Estado, do DER e da Seinfra, com os cidadãos que pagam seus impostos rigorosamente em dia e precisam de boas vias para transita. É inadmissível a falta de respeito do governo com a nossa região Agreste”.

 

Max de Zé de Toinho I

Em seguida, ele tratou da rodovia que liga o município de Itabaiana a Moita Bonita. “Fizeram um pequeno paliativo, mas hoje a rodovia já está completamente esburacada. Aí você vê a propaganda do governo e pensa que está vivendo em outro Estado”.

 

Max de Zé de Toinho II

“O trecho entre a Serra do Machado e Nossa Senhora das Dores é de completo abandono, de calamidade. São verdadeiras crateras abertas e a noite os condutores não têm as mínimas condições de transitar, até pelos riscos. A gente aproveita este espaço para mais uma vez fazer este apelo ao governo do Estado”, completou o vereador.

 

Baixo e Sertão

Na região que conversou com a coluna foi o jornalista Adeval Marques. Ele lamenta o desprezo dos governos com o Baixo nos últimos 30 anos. “No trecho de Propriá indo por Feira Nova e depois subindo, eu digo que a rodovia não tem acostamento, existem buracos e a vegetação toma conta de parte da pista já”.

 

Adeval Marques I

“O DER já foi notificado e nada. Entre Telha e Nossa Senhora de Lourdes a vegetação atrapalha ainda mais. De Propriá a Brejo Grande são muitos buracos e a gente sente que o Governo do Estado vive de costas para a nossa região”, denuncia o jornalista.

 

Adeval Marques II

O comunicador reforçou que fazer esse percurso de Propriá até o Alto Sertão é muito complicado. “Tem a falta de acostamento na pista, a visibilidade a noite é muito baixa e falta atenção por parte do pessoal do DER e da Seinfra. Eles recebem denúncias, mas só prometem e nada fazem”.

 

Adeval Marques III

“Além das péssimas condições de transitar nestas rodovias, ainda enfrentamos o risco com os animais soltos. Muita gente não tem conhecimento, mas os tratores de arar a terra, do pessoal do agronegócio, do milho, que ficam nas pistas sempre às madrugadas, são responsáveis por muitos acidentes na região porque não tem sinalização alguma. Mas ninguém faz nada”, lamenta Adeval.

 

Outro lado I

A coluna já denunciou o caos em que se encontram as rodovias estaduais e a SEINFRA usa como argumento a crise financeira. “A Sefaz tem dificuldades nos repasses de verbas, para a realização de uma maior ação de recuperação asfáltica da malha viária do estado. O governador está ciente da situação e está viabilizando recursos no sentido de resolver esta problemática no mais curto espaço de tempo”.

 

Outro lado II

O governo do Estado reforça ainda que várias equipes de trabalho estão em campo realizando serviços de tapa buracos nas rodovias e que existe toda uma programação já em prática para a recuperação de trechos espalhados pelo interior.

 

Edvaldo Nogueira I

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, na manhã desta segunda-feira (28), uma reunião de trabalho com os secretários Jefferson Passos (Fazenda), Augusto Fábio (Planejamento) e Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), além do chefe de gabinete Renato Teles e técnicos das pastas para discutir os projetos da administração municipal para os quais serão pleiteados recursos junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

 

Edvaldo Nogueira II

“Fizemos esta reunião de trabalho para discutir o novo projeto de empréstimo junto ao BID. Estamos buscando um novo contrato de cerca de 70 milhões de dólares, que vão ajudar muito no desenvolvimento e progresso de Aracaju. Como no dia 6 e 7 de setembro, irei para o fórum que o BID me convidou, discutimos aqui todo o nosso portfólio de projetos, para pleitearmos recursos da instituição financeira.  Do contrato anterior, nós cumprimos mais de 90% do que o BID estabeleceu e por isso já estamos discutindo uma nova proposta”, explicou o prefeito.

 

Sugestão

A coluna só apela que o prefeito de Aracaju, neste encontro com o BID, não apresente em hipótese alguma nada relacionado aos reparos que ele fez na Avenida Euclides Figueiredo, zona norte da cidade. É bom nem falar da relação com o magistério e os profissionais de Saúde, e nem sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo. O pessoal do BID pode se assustar…

 

Muita grana

A turma da PMA “carrega a tinta” quando vai falar de dinheiro. A secretária de Educação suspendeu o desfile cívico de 7 de setembro do Siqueira Campos falando em um investimento de R$ 800 mil; agora Jeferson Passos (sempre ele) “convenceu” os enfermeiros e agentes de Saúde a retornarem da greve alegando que João Alves deixou a PMA com uma dívida próxima de R$ 900 milhões.

 

Teve pena?

Após 56 dias em greve, em entrevista à TV Sergipe, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Shirley Morales, revelou que em conversa com Jeferson Passos, mesmo sem o gestor apresentar qualquer proposta para a categoria, houve um entendimento pelo fim da greve porque ele trouxe dados que a dívida deixada era de R$ 330 milhões acima do que o montante que a PMA já havia revelado.

 

Sem corte

Shirley Morales pontuou que a categoria não aceita o corte de ponto, mas a secretária adjunta da Saúde deixou no ar que os trabalhadores terão que repor tudo o que ficou para trás com o cumprimento de “metas” previamente estabelecidas pela PMA, sobretudo quanto à vacinação. É aguardar para ver…

 

Almeida Lima

O secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, está na mira da Operação Lava Jato. A Procuradoria o vê como suspeito de recebimento de recursos de uma subsidiária da Petrobras, durante sua campanha para prefeito de Aracaju, em 2008. O processo de Almeida Lima foi remetido pelo procurador-geral da república Rodrigo Janot para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

 

Muito pouco

Segundo a denúncia da Procuradoria fala-se em recursos da ordem de R$ 150 mil. A coluna não vai entrar no mérito do recebimento ou não, e cabe ao próprio Almeida Lima fazer sua defesa no TRF5 e a Justiça Federal decidirá. Mas olhando apenas os valores, pelas defesas históricas que fez do senador Renan Calheiros e pelos volumes que aparecem nas investigações, se fosse verdade, esses R$ 150 mil seriam um “troco” para a PF…

 

Capela I

Depois dos grandes festejos de São Pedro, uma dura e cruel realidade para alguns pacientes que precisam do atendimento médico em Capela: na falta de transporte, as pessoas chegam e vão embora, no posto de saúde, de carroça. É mole?

 

Capela II

Falando na Saúde de Capela as informações que chegam dão conta da ausência de ginecologista para o atendimento da comunidade, sempre faltam medicamentos da farmácia básica, luvas e até materiais para curativos. Agora este colunista entendeu quando as pessoas se referiam ao município e falavam em “fartura”. “Farta quase tudo” por lá…

 

Capela III

Atendendo a uma denúncia do MPE, a Justiça determinou que o prefeito de Arauá exonere da administração, por suposto nepotismo, a esposa e seus dois filhos que exercem as funções de secretários municipais. Se o mesmo MPE e o mesmo Judiciário fizer um levantamento em Capela, pode achar muita coisa interessante…

 

André Moura I

O líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC), conversou com ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para solicitar recursos para obras estruturantes no Estado: a pavimentação e recuperação de vias de acesso e do entorno do Mercado Municipal de Sergipe, localizado no centro histórico da capital; e de uma emenda parlamentar da bancada sergipana, ligada à Codevasf.

 

André Moura II

A obra do primeiro pedido está orçada em R$ 20 milhões. Já a emenda que beneficia a Codevasf [reforma, reabilitação e aquisição de equipamentos para o empreendimento de perímetros irrigados do território do Baixo São Francisco] tem o valor de R$ 100 milhões e, após intervenções do líder André, o Congresso liberou R$ 50 milhões para a obra.

 

Benefícios

Os perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume serão beneficiados com a execução das obras em três processos: primeiro, a reabilitação de canais, seguido da aquisição de equipamentos para captação de água (conhecida como captação flutuante) e finaliza com serviços de reabilitação das instalações elétricas nos locais previstos.

 

Benjamin Fontes

Numa solenidade muito prestigiada, aconteceu na tarde desta segunda-feira (28), a 5ª edição do Projeto Realizadores – marcando história – desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Sergipe em parceria com a Academia Sergipana de Letras. Na oportunidade, recebeu a Homenagem Póstuma, o ex-deputado estadual, Benjamim Fernandes Fontes. A propositura foi do primo e deputado estadual, Venâncio Fonseca (PP).

 

Venâncio Fonseca

De acordo com o deputado Venâncio Fonseca, a homenagem póstuma ao tio Benjamin Fernandes é muito justa. “É uma homenagem justíssima a um grande homem de Sergipe, Benjamim Fernandes Fontes, meu tio, que prestou relevantes serviços ao estado, a exemplo de presidente da então Energipe e deputado estadual”.

 

Família

Em nome da família, o ministro o filho do homenageado e ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), José Simpliciano Fontes Fernandes, muito emocionado, afirmou que o sentimento é de gratidão à Assembleia Legislativa, por meio dos deputados Luciano Bispo e Venâncio Fonseca e à Academia Sergipana de Letras, por meio do presidente Anderson Nascimento.

 

Simpliciano Fontes

“O momento para toda a família é um sentimento de gratidão, que nos sensibiliza muito porque meu pai foi deputado durante quatro anos aqui na Assembleia e teve uma participação política aqui no Estado marcante, De forma, que reviver o passado, retomar a lembrança desses acontecimentos para a gente é uma satisfação enorme”, afirma o ministro aposentado.

 

Empreendedoras

A Rede Mulher Empreendedora (RME) realiza na próxima quinta-feira (31), na sede do Sebrae, das 9h às 12h, o 3º Café com Empreendedoras de Aracaju. “É um movimento que visa o empoderamento das mulheres, que possibilita um leque de oportunidade de negócios, o conhecimento de práticas inovadoras, a difusão de empresas e o fortalecimento de marcas”, explicou Claúdia Soledade, uma das embaixadoras da RME em Sergipe.

 

Maria Mendonça

Ao celebrar 129 de emancipação política do município de Itabaiana, a deputada Maria Mendonça (PP), destacou na Alese, a significativa contribuição do município Serrano ao desenvolvimento socioeconômico do Estado de Sergipe. Para ela, a relevância da cidade na história sergipana denota o espírito empreendedor nato de sua terra. “A marca do seu povo aguerrido é o comércio forte. Essa capacidade de batalhar está no DNA do seu povo”, enalteceu.

 

OAB

Nesta quarta-feira (30), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, promove o lançamento do aplicativo “Prerrogativas da Advocacia”, com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia. O evento acontecerá às 19h, no Raddison Hotel, na Orla da Atalaia.

 

Novos advogados

A cerimônia contará ainda com os lançamentos do Selo Comemorativo dos 40 anos da CAA/SE e do edital da Revista Jurídica da Escola Superior de Advocacia. Durante o evento, ex-presidentes da Caixa de Assistência serão homenageados e novos advogados e advogadas assumirão seu compromisso com a OAB, recebendo a carteira profissional.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também