Aracaju, 16 de abril de 2024

COMO MANTER O FUNDO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Houve um silêncio tétrico, ontem, nos bastidores da política. Principalmente em relação ao projeto de lei sobre a fusão dos Fundos da Previdência. Comentários soltos e leves circulavam baixinho, num sussurro nervoso. As opiniões variam, mas ninguém ousou uma avaliação sobre a aprovação ou não, embora segmentos do Governo demonstrem  absoluta tranquilidade.

A oposição por si só não conseguiria derrubar. Mas a base parece em desalinho e está a espera de carinho. Alguns sugerem que está faltando alguém que entenda bem todos os interesses dos parlamentares. É que não estão conseguindo falar a mesma linguagem.

Tanto que o governador Jackson Barreto chamou as conversas para ele e até tem um jantar com a bancada para explicar todo o projeto, as dificuldades do Governo e a solução para um problema que se aprofunda.

Tem alguns tipos de objeções também políticas: votar contra para que o Estado não consiga pagar os aposentados e pensionistas em dia, e com isso ampliar o desgaste. Cruel isso!

Mas também tem os que preferem uma boa solução para o “bem de todos”. Na opinião de um deles o Governo precisa mostrar, com dados reais, como assegurar o retorno do que poderá gastar. E sugeriu um projeto de privatização das pontes que ligam Aracaju à Barra e Aracaju à Itaporanga D’Ájuda. A exploração seria feita por empresas privadas, com experiência nessa atividade, com pedágio de no máximo R$ 3,00.

Os recursos provenientes das duas pontes seriam revertidos totalmente para o fundo previdenciário, o que ofereceria segurança de retorno quase imediato de tudo que fosse gasto no momento de dificuldade. Também sugeriu reavaliação de imóveis do Estado, que estão alugados a preços simbólicos na orla de Atalaia. Poderia não representar muita coisa, mas nesse momento qualquer arrecadação é útil e necessária.

A propósito: a ideia parte de técnico vinculado à oposição…

FUSÃO DOS FUNDOS

A votação do Projeto de Lei que trata da fusão dos fundos da Previdência em Sergipe vai à votação na quinta-feira com certeza.

Estava marcada para esta terça-feira.

CAPITÃO SAMUEL

O deputado Capitão Samuel submeteu-se à cirurgia para retirada de cistos nas cordas vocais. A cirurgia foi bem e o parlamentar está no apartamento.

Receberá alta amanhã e pode aparecer para votação na quinta-feira.

JANTAR A LÁ CARTE

Deputados da base aliada jantam hoje com o governador Jackson Barreto, no Palácio de Veraneio. Será “um jantar a lá carte”, onde cada qual pede seu prato.

Na sobremesa: “suspiro”, “sorriso” e “algodão doce”.

AINDA EM DÚVIDA

Até o final de semana havia preocupação de aliados do Governo sobre aprovação da fusão dos fundos da Previdência. Pelo menos três deputados tinham queixas.

Reclamavam de melhor articulação política do Governo.

VALADARES E A REFORMA

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) ironiza: “não passa de um bom papo de botequim a reforma política na Câmara”.

– Maioria não aprova prorrogação de mandatos com medo da repulsa da opinião pública.

ELOGIA GESTO DE ALCKMIN

Valadares também considerou “bonito” o gesto do governador Geraldo Alckmin ao ceder bombas do complexo Cantareira ao Governo de Sergipe.

– Isso garante água do rio São Francisco para Aracaju.

ALCKMIN AGRADECE

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, agradeceu a Valadares; “Pro Brasília fiant eximia [pelo Brasil faça-se o melhor]. Este é o nosso lema, senador”.

– Grande abraço aos amigos sergipanos.

PAPO DE RESTAURANTE

O deputado André Moura (PSC), o secretário de Turismo, Fabio Henrique (PDT), e seu irmão, Adilson Jr., se encontraram em um restaurante de Aracaju.

A conversa, descontraída, tratava sobre 2018: “gargalhadas e alto astral”.

FORMANDO EQUIPE

André Moura evita assumir candidatura majoritária, mas monta e equipe e se fortalece nesse sentido. Incluiu em seu grupo de trabalho o ex-vereador Vovô Monteiro.

Vovô é estrategista e faz leitura do quadro político.

JÁ ESTEVE EM AÇÃO

Na semana passada, Vovô Monteiro já foi visto atuando nesse sentido, em almoço com Maurício Pimentel e o vereador Elber Batalha (ambos do PSB).

E o assunto foi a unidade da oposição.

VÁRIAS REUNIÕES

Ontem à noite o deputado André Moura participou de uma série de reuniões [foram quatro], com o presidente Temer. Assunto: aprovação de pauta econômica.

André acha que a votação da Reforma Política pode ficar para a próxima semana.

DÁ PARA VOCÊ?

Tudo é facilitado para essa gente: Políticos e partidos multados por desrespeito à legislação eleitoral em todo o país podem ter 90% de suas dívidas anistiadas.

– Ao todo 12 mil devedores serão beneficiados com a medida.

SAEM DEMISSÕES

Segundo relata a Folha de São Paulo, nas demissões de pessoas indicadas por aliados e que votaram contra Temer na Câmara por enquanto aparece um de Sergipe.

O superintendente do Incra, indicado por Laércio Oliveira (SD-SE).

ALMOÇO E PAPO

Albano Franco ofereceu almoço ao ex-ministro José Eduardo Cardoso, em seu apto domingo. Alguns amigos, advogados, promotores e o conselheiro Clóvis Barbosa.

Papo descontraído e elogios à fritada de cajuzinho, cuja receita é mantida em segredo.

GILTON NO AMAPÁ

Por iniciativa da deputada Edna Auzier (PSD), a Assembléia do Amapá aprova, por unanimidade, título de cidadão ao ex-governador daquele Estado, Gilton Garcia.

Gilton fez um Governo que marca o Amapá pelo seu desenvolvimento.

PT TENTA ACALMAR

Chega a informação de que o PT em Sergipe fará reunião para avaliar desentendimento publico entre os deputados Luis Gualberto e Ana Lúcia, na Assembleia.

Podem ter a conversa que quiserem, mas não vai alterar nada.

CORRE NOS BASTIDORES

Há conversas estranhas nos bastidores da Assembleia Legislativa. A mais recente é de que Jackson Barreto vai cumprir o mandato até o final.

As conversas tem um de tom de absoluta incerteza.

Notas

Sobre coligações – O presidente estadual do PSDC, Cicinato Jr., explica que caso o Congresso Nacional não aprove a PEC da Reforma Política sobre  Distritão ou o fim das coligações proporcionais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “não poderá fazê-lo, mesmo que através de resolução”.

0x0

Cicinato esclarece – Cicinato Jr esclarece que isso extrapola competência do TSE e que cabe exclusivamente ao Congresso decidir sobre o fim das coligações proporcionais, uma vez que o Art 17 § 1º da Constituição c/c o artigo 6º da lei 9.504/97 expressamente possibilitam a formação de coligações partidárias.

                                                                    0x0

Salários expostos – O portal do STF passou a detalhar os pagamentos de seus ministros e servidores. A medida atende à decisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, de dar maior transparência aos dados sobre os salários e benefícios de todos os servidores do Supremo.

0x0

Sobre campanha – Com o impasse na Câmara dos Deputados sobre os recursos para criação de um fundo destinado a financiar campanhas eleitorais, o Senado deve votar ainda esta semana uma proposta alternativa do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) com o mesmo objetivo. O financiamento público não convence a sociedade.

0x0

Agora é fufuca – O presidente Michel Temer (PMDB) reúne-se com ministros nesta segunda-feira (28). Na pauta, a necessidade de manter o Congresso operante até o dia 6 de setembro, quando Temer retorna da China. No período, a Câmara será comandada pelo inexperiente André Fufuca (PP-MA).

0x0

Sobre Dirceu – TRF-4 julgará em 13 de setembro a apelação de José Dirceu. Se os desembargadores confirmarem a condenação do petista a 20 anos de cadeia pelo juiz Sérgio Moro, Dirceu voltará para a prisão, de onde saiu em maio após decisão da Segunda Turma do Superior Tribunal Federal (STF).

Conversando

Freia denúncias – A Folha revela que a crise econômica freia denúncias de assédio sexual no Brasil. Medo de perder o emprego faz vítima optar pelo silêncio.

Sinal de unidade – O assassinato de um ‘caboeta’  e a festa nos redutos dos bandidos é um sinal de que a bandidagem – pelo menos nisso – é unida em Sergipe.

Quem mente? – A briga por audiência nos programas políticos nas rádios das 6 horas às 9 horas. Quatro deles se declaram em primeiro lugar absoluto de audiência.

Está satisfeito – Já o radialista Carlos Ferreira, do Jornal da Ilha, diz que “nós estamos satisfeitos com a nossa audiência. Só isso!”

Imitar o STF – Não custava nada os tribunais de justiça também publicar com detalhes salários e gastos das cortes estaduais, como está fazendo o STF.

Faixa de fora – Na Parada Gay que aconteceu domingo em Aracaju, logo abaixo do trio elétrico a faixa: “Fora Temer”. É por aí…

Questão do genro – Gilmar Carvalho diz ter dificuldade enorme para interpretar e declara que em nenhum momento Almeida Lima declarou não ter genro candidato.

Na pré-campanha – Gilmar Carvalho, em pré-campanha, tem tentado orientar os policiais militares e já tem o apoio de uma das entidades, a Amese.

Crime vencendo – Sargento Edgar desabafa: morre centésimo policial militar no Rio. Pode parecer que não, mas a sociedade é que peder, pois o crime está vencendo

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também