Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Ocupe a Praça traz Divina Valéria e exibe o documentário “Divinas Divas”

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________NPD

O Ocupe a Praça tem edição especial nesta quarta-feira, 30. Trata-se da Ressaca da Parada, em referência à Parada Gay realizada no último domingo, 27, na Orla da Atalaia. O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, unidade da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), traz como atração principal a artista Divina Valéria, ícone da primeira geração de travestis do Brasil.

Além da presença da atriz, o evento, que será realizado na Praça General Valadão, terá a exibição do documentário Divinas Divas, dirigido por Leandra Leal. A produção mostra a intimidade, o talento e a história dos ícones da primeira geração de artistas travestis do Brasil nos anos 60, uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral da época.

A atração da noite, Divina Valéria, e Rogéria, importante nome do movimento, são pioneiras na arte no Brasil, na época em que começaram a se “montar” o Brasil enfrentava a ditadura e o endurecimento do estado, uma época que gays e travestis eram muito mais reprimidos. As duas artistas moraram na França, onde se apresentavam no Carrossel de Paris, famosa casa parisiense que realizava shows de travestis na década de 1970.

A artista Divina Valéria retorna a Aracaju após muitos anos e está na expectativa para participação no Ocupe a Praça, evento que tem atraído bom público. “Tenho ido a eventos em todo o Brasil para a exibição do documentário, cada lugar é diferente então espero que seja tudo lindo, estarei no evento para um debate e também vou cantar após a exibição de Divinas Divas”.

Serviço

O quê: Ocupe a Praça – Ressaca da Parada (Presença da atriz Divina Valéria, exibição do documentário Divinas Divas, apresentação artística de transformismo e DJ JO-EL

Quando: quarta-feira, 30

Local: Praça General Valadão, Centro

Horário: 19h

Da assessoria

Leia também