Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Seminário busca estimular empreendedorismo entre os jovens sergipanos

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________8

Além de palestras, evento contará com uma Rodada de Oportunidades de Negócios

Um estado mais empreendedor não se faz apenas com empresários preparados e competentes. É preciso criar as condições adequadas e desenvolver um campo de negócios que estimule o crescimento e a inovação. Pensando em estimular a criação de um ambiente favorável ao surgimento e a atuação de novos empresários, o Sebrae promove no próximo dia 5, no Hotel Confort Inn, o Seminário Desafios do Ecossistema Empreendedor.

O evento pretende reunir estudantes, representantes de instituições de ensino superior, startups, empresas júniores e palestrantes convidados para discutir estratégias que facilitem a difusão do empreendedorismo em Sergipe. A ideia é formar uma rede, a partir da colaboração de governos, instituições de fomento, universidades e empresários, que viabilize a atuação dos novos empreendedores, gerando oportunidades e estimulando o desenvolvimento do estado.

O Seminário será aberto ás 9h com a Rodada de Oportunidades, um encontro de negócios em que startups e empresas júniores irão ofertar seus produtos e serviços para empreendimentos de diversos setores da economia sergipana. À tarde, a partir das 14h30, o evento prossegue com o painel Inovação X Investidores, com a participação do representante da Anjos do Brasil em Sergipe, Roger Barros, e do presidente do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul, Benício José de Oliveira Filho.

A programação conta ainda com a Oficina Pitch para Investidores, mediada pelo CEO do Grupo Rede +, Rodrigo Paolilo, e uma Mentoria para professores universitários, com a gerente do I-Tec, Thyara Figueiredo.

As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas no site www.se.sebrae.com.br. Já as inscrições para a Rodada de Oportunidades custam R$ 50 e também podem ser feitas no Portal do Sebrae em Sergipe. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 2106-7763.

O Ecossistema Empreendedor

O conceito de Ecossistema Empreendedor parte do princípio de que assim como na biologia, todos os elementos são dependentes do meio em que estão inseridos. Dessa forma, o ambiente em que uma empresa está presente afeta diretamente na sua capacidade de crescer.

Assim, o ecossistema busca oferecer recursos e oportunidades de fomento, sobretudo ás startups e novas empresas, para que elas consigam inovar e gerar valor. Por meio da promoção de eventos e colaboração em geral, os envolvidos buscam suprir as necessidades uns dos outros e formar parcerias que tragam benefícios para a economia da região inteira.

Dentro desse cenário, diferentes agentes exercem seu papel como protagonistas da transformação, com destaque especial para as universidades. Elas potencializam e inspiram o surgimento de novas gerações de empreendedores, despertando o sonho e a inovação em seus alunos e na comunidade onde está inserida.

No Brasil ainda faltam estratégias para as instituições de ensino multiplicarem o número de universitários que criam empresas inovadoras e transformam os setores em que atuam. Um estudo do Sebrae e da Endeavor mostrou que existe um verdadeiro abismo entre a percepção dos alunos e professores sobre o papel das universidades.

Por mais que cerca de 65% dos docentes estejam satisfeitos com iniciativas de empreendedorismo dentro da universidade, a média entre os alunos é de apenas 36%. Uma das causas para essa percepção divergente é a falta de conexão entre seus professores e o mercado. Por mais que metade deles apoiem e/ou estejam relacionados ao movimento de educação empreendedora, 48% deles relataram nunca terem tido uma experiência empreendedora, sendo que 38% não têm vontade e/ou tempo para abrir seu próprio negócio.

“ É por conta desse cenário que estamos buscando desenvolver ações nas universidades para mostrar que o empreendedorismo é um caminho que pode ser seguido pelos jovens. Queremos aperfeiçoar as competências desses alunos, oferecendo o suporte para o surgimento de novas ideias de negócios e desenvolver as instituições, transformando-as em agentes chave desse processo”, explica o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral.

Foto UMC Sebrae.

Por Wellington Amarante

Leia também