Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

CÂMARA INAUGURA ESCOLA LEGISLATIVA NEUZICE BARRETO

JBinaugura

O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou, nesta quinta-feira (31), a inauguração da Escola do Legislativo Municipal Professora Neuzice Barreto de Lima. Iniciativa da Câmara de Aracaju, sob a gestão do vereador Nitinho Vitale, a escola oferecerá cursos de capacitação e de estudos complementares para os servidores, para os próprios parlamentares e para a sociedade em geral. O governador Jackson Barreto, os deputados federais Fábio Mitidieri e André Moura, a vice-prefeita Eliane Aquino, além de deputados estaduais, vereadores e secretários participaram da solenidade.

Para Edvaldo, a criação da Escola do Legislativo representa um grande avanço  para o parlamento de Aracaju ao mesmo tempo em que faz uma “justa homenagem” a Neuzice Barreto, mãe do governador Jackson Barreto, “uma mulher à frente do seu tempo, uma guerreira”, conforme destacou o prefeito em seu discurso.

“É motivo de grande alegria compartilhar deste momento, que é muito importante. Muitas vezes, a gente pensa que as grandes obras são os viadutos, praças, hospitais, o recapeamento asfáltico, mas fomentar a educação, o desenvolvimento e a intelectualidade são também um grande feito”, destacou Edvaldo, que elogiou o trabalho do presidente da Câmara, Nitinho Vitale.

“Nitinho dá um grande exemplo ao plantar uma semana, que irá brotar e dar bons frutos. Com esta Escola do Legislativo, ele dá sua colaboração para que tenhamos, cada vez mais, servidores com formação, capacitados e mais preparados para desenvolverem bem suas tarefas”, disse.

Sobre a escolha da professora Neuzice Barreto para dar nome à escola, Edvaldo disse que “não poderia haver uma opção melhor”. “Ninguém melhor do que Dona Neuzice para simbolizar o nome de uma escola. Uma professora, trabalhadora, que tinha o compromisso com a formação das pessoas e com a igualdade. Foi perseguida politicamente, andou por todo o Estado, de escola em escola, mas nunca se desanimou e não usou isso para deixar de cumprir o seu papel de educadora. Foi uma mãe extraordinária, educou seus filhos, e todos se destacaram, a exemplo do nosso governador”, afirmou.

Ele ainda lembrou da sua relação pessoal com a homenageada. “Entrei no PCdoB em 1981 e, no ano seguinte, fui cabo eleitoral de Jackson Barreto. Eu vinha de uma família humilde, era estudante de Medicina, passei dificuldades. Quando chegava perto do final do mês, a comida começava a faltar, de modo que, muitas vezes, fui para a casa de Dona Neuzice comer o cuscuz com ovo que ela preparava com muito amor e carinho. Ela foi uma mulher que marcou a memória de todos nós”, ressaltou.

O governador Jackson Barreto, emocionado, agradeceu a homenagem. “Estou muito feliz de estar aqui. Nitinho está de parabéns, mostra que tem um pensamento altamente comprometido com a melhora da qualidade dos serviços públicos ao oferecer cursos de qualificação para os servidores e para os legisladores, o que irá qualificar ainda mais as discussões na câmara. Além disso, tenho muita gratidão de ver esta homenagem para minha mãe. O que sou é porque tive a mãe que tive, que nunca se dobrou, que batalhou muito para criar seus filhos”, afirmou.

O presidente da Câmara definiu a inauguração da Escola do Legislativo como um dos “momento mais significantes” da minha vida. “Minha história não é diferente da do governador Jackson Barreto, nem da do prefeito Edvaldo Nogueira, que nasceram do povo, que venceram com muita luta e dedicação, respeitando este povo, então esta homenagem à Dona Neuzice é uma forma de reconhecer a importância do povo. Foi uma mulher guerreira, que deu ao Estado um de seus filhos que é a maior referência da política de Sergipe”, discursou.

Leia também