Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

NÃO BASTA A FUSÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O bom seria que não houvesse, mas que já estivesse fundido. Melhor que se precisasse, por ter um único fundo previdenciário.  Essa questão da previdência estadual iria explodir em mãos de algum governador. Jackson Barreto foi o sorteado, diga-se assim, para dar uma solução que se arrasta há anos. E não adianta identificar culpados nem heróis, de alguma forma houve omissões.

Sabe-se que a extinção do fundo deficitário, para manter um único superavitário, vai sim solucionar o problema corrente. Não se tem ideia por quantos anos. Mas o importante é que o caos na questão previdenciária sirva de lição para que no futuro, não tão distante, os problemas retornem com força maior.

Lógico que a fusão é a melhor e, talvez, única solução, mas se não houver a união de todos para chegar a um equilíbrio para que, o que se desconta nos salários de agora, seja compatível com o pagamento da aposentadoria futura. Os salários vão sendo nutridos por penduricalhos, que 20 anos depois crescem mais de 100% do que fora descontado para a previdência nos anos anteriores. E é isso que estrangula os recursos para pagar gordas aposentadorias.

Os poderes têm que se aprofundar em uma análise à busca de soluções imediatas. Caso contrário, bem mais à frente, juízes, desembargadores, conselheiros, procuradores, promotores e outras atividades assalariadas acima do teto, correm o risco de não receberem seus salários na aposentadoria.

Aconteceu isso na crise financeira que abalou a Grécia, que só pode pagar parte das aposentadorias. Como não havia outra saída, todos aceitaram aquilo que o Governo propunha. A fusão é uma saída honrosa do Governo, mas se não adotarem meios que mantenham vigor financeiro do atual fundo previdenciário, um problema maior virá mais à frente, sem chances de ter uma saída única como a que fora adotada agora.

ATENÇÃO, ATENÇÃO

Exclusiva – A TV-Integração, afiliada à Rede Globo em Minas, está adquirindo 50% da TV-Sergipe, em Aracaju. As negociações estão praticamente fechadas.

Os outros 50% continuarão com Lourdes Franco.

MUITO MAIS ANIMADO

Aliados do Governo ficaram animados com a chance de aprovação da fusão dos fundos e chegam até a calcular que o projeto terá de 15 a 16 votos.

Três deputados antes irredutíveis votam a favor.

CLÓVIS E PODERES

A pedido do deputado Zezinho Guimarães (PMDB), o presidente do TCE, Clóvis Barbosa vai conversar com todos os demais poderes sobre a Previdência-SE.

Zezinho sugeriu que levasse “a verdade dos fatos”.

BUSCAR SOLUÇÃO

O objetivo dessa conversa geral é tentar buscar uma solução conjunta para o problema da Previdência em Sergipe, que não termina com a fusão dos fundos.

Clóvis Barbosa aceitou a sugestão e vai iniciar o diálogo.

NÃO É DE JACKSON

Segundo ainda Zezinho Guimarães, o problema não é do Governo Jackson Barreto, que já encontrou a Previdência do Estado em pleno caos e tenta resolver.

– Se não o fizer, todos terão dificuldades no futuro, disse.

DEFINIR UM TETO

A questão maior é que há necessidade de definir um teto para pagamento, porque quem se aposenta com R$ 50 mil, não recolhe sobre esse valor.

Se continuar como está, não haverá dinheiro para grandes salários.

DIAGNÓSTICO PROFUNDO

Há necessidade de um diagnóstico profundo para ver a origem do caos e rever medidas como taxação e a melhor forma de pagamento dentro das condições do Estado.

Os poderes fizeram vistas grossas para a Previdência e o TCE não fiscalizou.

SUGERE PRIVATIZAÇÕES

O estudo feito por Mirelli Malaguti, a pedido do Síntese, sobre a questão da previdência em Sergipe, sugere unificar os fundos e até privatizações para sanar o problema.

Essa parte não foi revelada…

BANCADA DA FNP

Foi criada ontem, em Brasília, a Bancada da FNP – Frente Nacional do Prefeitos – que já contra com 40 deputado na Câmara Federal.

O refeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ficou animado com a criação da bancada.

MUDAR A MANEIRA

Edvaldo acha que a nova bancada vai mudar de forma significativa a relação entre os prefeitos brasileiros e o Congresso Nacional.

– A nova bancada acompanhará de perto os projetos de interesse das cidades.

FÁBIO FAZ PARTE

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) integra a bancada da FNP na Câmara Federal e representará Aracaju, a pedido de Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Fábio esteve ontem no evento para formação da bancada.

VALADARES E O PT

O senador Valadares (PSB) não tem contato com lideranças do PT em Sergipe há muito tempo, mesmo mantendo boa relação de respeito com todos os membros.

– Com os quais me identificava em outros tempos.

AGENDA DO PARTIDO

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, confirmou que o partido se reúne na próxima segunda-feira, mas não para discutir o impasse Ana Lúcia x Gualberto.

Vai tratar sobre a agenda partidária…

NENECO E O VOTO

O ex-prefeito de São Miguel do Aleixo, Nairson da Graça (Neneca), do PSC, não fará campanha política para nenhum deputado federal e não tem pretensões políticas.

Mas tem compromisso pessoal de votar em Belivaldo a governador.

VOTO EM LAGARTO

Luísa Ribeiro avisa que não vota em seu sobrinho Gustinho Ribeiro a deputado federal. Diz que faz política ao estilo antigo de assumir compromissos.

– O que Gustinho acertou comigo não cumpriu, disse ela.

FALHA DE INDICAÇÃO

Deputado Gustinho Ribeiro teria falhado com Luiza em não indicá-la para vice-prefeita de Valmir Monteiro, nas eleições de 2016, como havia acertado.

Luísa já avisou a Gustinho que não votará nele.

VOTO EM ANDRÉ

Luísa Ribeiro pretende votar em alguém para deputado federal que fortaleça o prefeito Valmir Monteiro. O nome de sua preferência é André Moura.

– Quem quer tudo só, se engasga, disse Luisa lembrando seu pai, Rosendo Ribeiro.

CORTAR NA CARNE

O prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, está cortando na carne e reduzindo, de forma drástica gastos de custeio e até salários.

Diógenes vai reduzir em 20% seu salário e o dos secretários.

Notas

Critica Refis – Enquanto o governo tenta chegar a um acordo com o Congresso para garantir a arrecadação com o novo Refis, o procurador-adjunto da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Cristiano Morais, criticou os reiterados programas de parcelamento oferecidos a devedores da União. Desde 2000, foram 17 Refis diferentes.

0x0

Nova enrascada – O Antagonista apurou que Joesley Batista vai entregar à PGR, hoje, extratos bancários que mostram todos os depósitos que ele fez nas contas que seriam usadas para guardar propina para Lula e Dilma. As datas dos depósitos coincidem com a liberação dos empréstimos do BNDES autorizados por Guido Mantega.

0x0

Nega suspeição – O Antagonista informa que Edson Fachin negou o pedido de suspeição feito por Michel Temer contra Rodrigo Janot. O pedido havia sido feito em agosto pelo advogado Antonio Mariz, que acusou o procurador-geral da República de “parcialidade nas investigações” envolvendo o presidente.

0x0

Cabral quer falar – A Justiça federal no Rio negou pedido de advogados do ex-governador Sergio Cabral para conceder entrevista a dois veículos de comunicação. Um requerimento anterior já havia sido negado pelo juiz Marcelo Bretas, da 7a. Vara Federal Criminal do Rio, mas a defesa recorreu à segunda instância.

0x0

Energia do vento – A estiagem que há mais de seis anos atinge a Região Nordeste, com forte impacto nas usinas da Bacia do São Francisco e afetando a geração de energia hidroelétrica, levou a fonte eólica a responder por mais de 50% da energia fornecida à região. Energia eólica transforma a energia do vento em energia útil,

0x0

Frente Favela – Pular intermediários e eleger diretamente parlamentares negros e moradores das periferias é o objetivo do partido Frente Favela Brasil, que foi registrado ontem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido pretende angariar votos entre os mais de 112 milhões de habitantes das favelas brasileiras.

Conversando

É hoje o dia – A sessão de hoje na Assembleia pode demorar com a votação do projeto que unifica os fundos de pensões. Pode ser tensa…

Rio chora – José Carlos Machado: “o rio São Francisco não corre, chora. E isso afeta muito Sergipe, porque mais da metade da população sergipana é abastecida pelo rio”.

Plantio de árvores – Jorge Araújo dá parabéns à Prefeitura que realiza programa de arborização, com o plantio de árvores em praças e avenidas de Aracaju.

Supera a todos – O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) continua aparecendo bem em pesquisas realizadas no Sertão. Para o Senado, ele supera a todos.

Reforma política – Líder do governo na Câmara, Agnaldo Ribeiro, admite que reforma política pode não ser aprovada para o próximo pleito.

Recriar loteria – Capitão Samuel defende a Loteria sergipana, administrada pelo Sergipe Previdência com arrecadação para o Fundo. Luto por isso há seis anos.

Nunca deu certo – Antônio Samarone lembra que financiar políticas públicas através de “loterias” foi comum no Século XIX, visava substituir a filantropia e a caridade.

Modelo antigo – Sargento Edgard vê tantos ditos especialistas em segurança pública e não percebem que o modelo de segurança pública do Brasil, é ultrapassado.

Sempre inviável – Reforma política será sempre inviável enquanto for feita e aprovada por quem se beneficiou dela como está.

 

Leia também