Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Sergipe registra 432 casos tuberculose e Secretaria de Saúde faz um alerta

Quando o tratamento é feito adequadamente e sem interrupções, a tuberculose é curada em quase 100% dos casos

Ao contrário do que muitos pensam, a tosse nem sempre é apenas um sintoma de resfriado, gripe ou alergia. Ela, quando permanece por três semanas ou mais, pode ser um sinal de tuberculose, doença infecciosa que afeta prioritariamente os pulmões e que é transmitida pelo ar. Somente este ano, até o momento, foram registrados em Sergipe 432 casos da enfermidade e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) faz um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. Em 2016, no total, foram 666 casos.

“Precisamos sempre divulgar que o principal sintoma da tuberculose é a tosse por três semanas ou mais e quem apresenta este sinal precisa procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para fazer o exame e passar por avaliação médica. Quando a pessoa que está com tuberculose apresenta febre baixa, suor noturno, perda de peso, fraqueza e cansaço e, posteriormente, escarro com sangue, ela já está com a doença agravada. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para que se possa iniciar o mais rapidamente o tratamento, que também é feito nas unidades de saúde”, explica Maria Heide Ribeiro, referência técnica do Programa Estadual de Controle de Tuberculose de Sergipe, da SES.

Ainda de acordo com ela, quando o tratamento é feito adequadamente e sem interrupções, a tuberculose é curada em quase 100% dos casos. “Algumas pessoas são diagnosticadas com tuberculose, mas abandonam o tratamento e não ficam curadas o que, consequentemente, compromete o organismo e ocasiona o agravamento da doença. O tratamento é gratuito, dura seis meses, e quando ele é feito corretamente, leva a cura a quase 100% dos casos”, disse.

Prevenção

Há algumas maneiras de se prevenir contra a tuberculose. A vacina BCG, por exemplo, que deve ser aplicada quando o bebê nasce ou até em menores de cinco anos de idade, não imuniza, mas evita o aparecimento mais grave da doença. E o diagnóstico precoce é também uma forma de prevenção.

“Como a tuberculose é transmitida pelo ar, quem teve contato com uma pessoa que estava com a doença, ou quem vive em locais aglomerados e com pouca ventilação, tem mais chances de contágio e, por isso, o incentivo ao diagnóstico precoce é também uma forma de prevenção. Lembrando que a doença pode acometer qualquer faixa etária e que a busca, exame, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes devem ser feito nas unidades de saúde”, conclui Maria Heide Ribeiro.

Dados

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, são notificados cerca de dez milhões de novos casos de tuberculose em todo o mundo. No Brasil, são notificados a cada ano aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. (ASN)

Leia também