Aracaju, 28 de março de 2024

Universidade Aberta do Brasil está com inscrições abertas para três mestrados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________383

Ao todo, estão sendo ofertadas 95 vagas na Universidade Federal de Sergipe (UFS), para os mestrados em Letras (ProfLetras), em Ensino de História (ProfHistória) e em Matemática (ProfMat). Em Sergipe, a Seed e a UFS coordenam 12 polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos municípios sergipanos

Primeiro entre os cursos de mestrado profissional em rede no país, o mestrado em Matemática (ProfMat), realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), está com inscrições abertas até o dia 12 de setembro.  O ProfMat é um curso semipresencial, com oferta nacional, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. O curso visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente.

A prova será aplicada no próximo dia 21 de outubro e consistirá em 30 questões de múltipla escolha, que terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário para cursar as disciplinas que compõem o ProfMat. Em Sergipe, estão sendo disponibilizadas 35 vagas na Universidade Federal de Sergipe, sendo 20 para a Cidade Universitária Professor Aloísio de Campos (São Cristóvão), e 15 para o Campus Universitário Profº Alberto Carvalho (Itabaiana). Acesse o edital e saiba mais.

Com 12 polos de apoio presencial junto com a UFS e com os municípios sergipanos, a Secretaria de Estado da Educação é parceira do programa Universidade Aberta do Brasil.

História

De acordo com a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na Seed, Thirza Mangueira Teixeira, estão abertas também, até 28 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória). Coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso oferta 467 vagas, distribuídas pelas 27 instituições de Ensino Superior (IES) associadas à rede. As provas serão aplicadas em 22 de outubro. Do total de vagas, 20 delas estão sendo disponibilizadas na Universidade Federal de Sergipe, na Cidade Universitária Professor Aloísio de Campos (São Cristóvão).

O curso é presencial e tem como objetivo ofertar formação continuada visando a elevação da qualidade da docência em história na educação básica. Podem participar da seleção professores de História com diploma de licenciatura, atuantes em qualquer ano da educação básica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) integra o comitê gestor do ProfHistória.

No ProfHistória, o aluno deve cumprir 555 horas de atividades didáticas, correspondentes a 37 créditos disciplinares. O trabalho final pode ser elaborado em diferentes formatos: dissertação; filme documentário; exposição; material didático; projeto de intervenção em escola, museu ou espaço similar.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 30 de novembro. Acesse a íntegra do edital na página do ProfHistória.

Letras

O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) também publicou edital de processo seletivo. Ao todo, estão sendo ofertadas 843 vagas para ingresso em 2018, distribuídas por 42 instituições de educação superior (IES) associadas. Para a Universidade Federal de Sergipe, são 40 vagas, sendo 20 para a Cidade Universitária Professor Aloísio de Campos (São Cristóvão), e 20 para o Campus Universitário Profº Alberto Carvalho (Itabaiana).

As inscrições devem ser feitas entre os dias 4 de setembro e 2 de outubro.

As provas serão aplicadas em 29 de outubro, e a divulgação do resultado está prevista para 15 de dezembro. Os candidatos devem ser professores com diploma de licenciatura em Letras, pertencentes ao quadro permanente de escola pública do ensino fundamental. Outro requisito é estar em atividade docente, pois não é permitido afastar-se da docência durante o curso.

Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o curso é semipresencial, com atividades a distância realizadas por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O aluno deve cumprir 360 horas de atividades, correspondentes a cinco disciplinas obrigatórias e três optativas. Outras duas disciplinas de fundamentação compõem o curso, cuja duração máxima é de 24 meses.

Rede nacional

O ProfLetras é parte do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (Proeb). Gerido pela Diretoria de Educação a Distância da Capes, o Proeb reúne cursos de mestrado profissional em rede nacional nos formatos presencial ou semipresencial voltados a professores da educação básica.

O Proeb possui atualmente cursos nas áreas de Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); e Biologia (ProfBio). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).

UAB

Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferecem cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também