Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

O FUNPREV NÃO PODE ESVAZIAR

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Os aposentados e pensionistas de todos os fundos tiveram seus salários depositados na sexta-feira à noite. Neste sábado pela manhã muitos deles se enfileiraram diante dos cahs bancários. Retiraram o limite que podiam. Fizeram a festa! Já há alguns meses não tinham esse prazer. O salário chegava parcelado e atrasado. E as contas vinham sendo pagas com juros.

A fusão dos fundos da previdência mostrou efeito imediato. Que bom! Deve continuar assim. Afinal, ninguém merece incertezas quanto à data que recebe a grana. Ela dá sentido à vida. Infelizmente é assim. E o quê se espera sobre fundos previdenciários em Sergipe? Que nunca mais esse quadro se repita. Foi catastrófico para quem recebe e triste para quem paga.

Setores das áreas econômica e da previdência do Estado já estão cuidando de manter o fundo sempre superavitário. Pode ser criada uma comissão específica para planejar tudo e evitar novos ‘desastres’ com o Funprev. Já tem até projetos que serão oferecidos como sugestão. A venda de terrenos de propriedade do Governo, que não têm nenhuma utilidade é uma delas. O dinheiro será direcionado à manutenção dos recursos previdenciários para mantê-lo vivo.

O Estado tem muitos hectares na Capital e cidades do Interior. Alguns deles em locais que antes eram desertos, mas que hoje estão praticamente nos centros urbanos. Um deputado avaliou que valeria milhões e que captaria um bom dinheiro. Também será estudado o pagamento das gordas aposentadorias, nutridas por incorporações e outros penduricalhos. A tendência é que ninguém tenha o privilégio das benesse ou dos penduricalhos.

Há necessidade de todo o zelo para que se mantenha o equilíbrio e que jamais – mesmo pela vulnerabilidade, se retorne ao caos.

MEDIDA CAUTELAR

O Governo não vai levar em consideração a Medida Cautelar emitida pelo TCE, por duas razões: 1º – o TCE não tem poderes para agir sobre lei aprovada pela Alese.

Segundo: porque o dinheiro do Funprev será mesmo para pagar aposentados.

ATÉ SORRIU!

Um alto assessor do Governo até sorriu e admitiu que a Medida parece uma “loucura” ou vontade única de “aparecer através da inocuidade”.

O alívio do Estado será nos R$ 100 milhões que repassava para pagar aposentados.

CIRURGIA RÁPIDA

O governador Jackson Barreto vai se submeter a uma cirurgia rápida de catarata já na segunda-feira. Ficará de repouso em casa por poucos dias.

O oftalmologista é medico da família: Carlson Silva.

PAU QUEBRANDO

A informação que chega aqui é que o “pau está quebrando em cima do deputado Capitão Samuel”. E mais: “a tropa está ‘virada’ com ele”.

– Postaram discursos de Samuel antes e depois das eleições.

SAMUEL DESFAZ

O deputado Capitão Samuel desfaz essas críticas e diz que elas partem de “dois ou três candidatos a deputado no próximo ano, que ficam escrevendo besteiras”.

– Família militar e aposentados felizes, disse.

DEBATE POLÍTICO

O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB), que preside a Comissão de Reforma Política, esteve em Aracaju, quinta-feira, para debate promovido pelo grupo ‘Café com Política’.

Também como debatedor o ex-deputado José Carlos Machado.

SOBRE FINANCIAMENTO

Machado falou sobre a questão do financiamento público de campanha e admitiu que não vê condições de ser aprovado R$ 3,6 bilhões para candidatos.

Lúcio Vieira olhou por baixo e, entre sorrisos, e disse: “depende…”

FALA O QUE PENSA

Segundo pessoas que participaram do debate, o deputado Lúcio Vieira Lima mostrou que geralmente fala o que pensa, de forma imediata.

Só que às vezes pensa “muito mal”.

MUDANÇA DE PRAZO

Os partidos estão menos agitados, porque a partir de agora têm até o mês de abril para novas filiações. Acabou o sufoco para setembro.

Até lá, muitas conversas vão girar junto com fofocas e especulações.

GANHAR DINHEIRO

Um dos pontos complexos da reforma é o fim das coligações e a redução dos partidos. Certas legendas passaram a ser um negócio rentoso e não ideológico.

Quando registrados, então os partidos viram “um manjar dos deuses”.

SOBRE DENÚNCIA

O deputado Valadares Filho (PSB) disse ontem que a Câmara vive, neste momento, a expectativa da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer.

Acha que dessa vez não se pode deixar de investigar.

SOBRE REFORMA

Valadares admite que o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), vai trabalhar para colocar em votação a reforma política para 2018.

– Ele não quer sair sem fazer alguma coisa importante que o marque.

SOBRE ELEIÇÕES

Segundo Valadares Filho, os prefeitos que foram a Brasília nesta semana disseram que nunca os nomes da oposição estiveram tão à frente para Governo do Estado.

– Eram opiniões de prefeitos de vários partidos, disse.

QUER DISTRITAL

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) defende o voto distrital e explica: “se os deputados representassem suas regiões o resultado seria outro”.

– Essa salada mista não fortalece as regiões.

DEIXA LEGENDA

Vereador Vinícius Porto está decidido a deixar o DEM e ingressar no PSD no momento que a lei permitir. Tem vínculos com o partido.

Lembra até que o PSD foi criado por Kassab, que era Democratas.

EVENTO NA REDE

O delegado Alessandro Vieira (Rede) informa que o partido está se preparando para o evento que vai realizar com a presença de Marina Silva.

Serão debatidas alternativas políticas para Sergipe e para o Brasil.

COM CLAREZA

Segundo Alessandro Vieira, a partir de outubro a Rede Sustentabilidade vai tratar com clareza sobre nomes que devem disputar mandatos proporcionais e majoritários.

Ele pretende tentar a Assembleia, mas o partido é que decide.

SOBRE O RIO

O ex-deputado José Carlos Machado repetiu a frase “o Rio São Francisco não corre, chora”, montada pelo seu xará, deputado José Carlos Aleluia (BA).

Machado concedeu entrevista à Xodó FM.

Notas

Democracia em rede – Ex-ministro Carlos Ayres Britto, em encontro da Arquidiocese de São Paulo, no fim de agosto, disse que “quem pratica o caixa-2 não tem mais limite lógico nem ético. Política não é profissão, é serviço.” Também afirmou que o Brasil vive o “terceiro tempo da democracia, a democracia em rede”.

0x0

Cidadania Online – Carlos Britto disse ainda que no “Brasil de hoje, não se pode impedir a imprensa de falar primeiro sobre as coisas, nem o Judiciário de falar por último. E tudo sob essa vigília, sob o olhar mais aceso da cidadania online. Há janelas de oportunidades para um novo elo de pertencimento ao Brasil.” (O Antagonista)

0x0

Moeda de troca – Segundo Lauro Jardim, deputados têm relatado um aumento no assédio de prefeitos pelos corredores da Câmara. É que souberam que deve vir uma nova leva de emendas parlamentares com a segunda denúncia de Janot contra Temer. Essa foi uma das moedas de troca usadas pelo presidente para evitar seu afastamento.

0x0

Mantega propõe – Informa a coluna Radar, de Veja On-line que “Mesmo resistente à delação, Guido Mantega propôs um acordo à Procuradoria da República do Distrito Federal. Ele topa ajudar nas investigações, com documentos e informações, desde que sua prisão preventiva não seja pedida”.

0x0

Alckmin antecipa – Segundo publica o Antagonista, Geraldo Alckmin (PSDB) vai deixar o governo de São Paulo em janeiro. Seus auxiliares já foram avisados, segundo a Veja. Ele tem certeza de que será escolhido pelo partido para disputar o Palácio do Planalto. Alckmin deixa clara sua intenção de tentar a Presidência mais uma vez.

0x0

Huck a presidente – Segundo informa o Relatório Reservado, “em pesquisa recente a XP pediu a investidores institucionais que apontassem um nome alternativo para a Presidência da República, ou seja, fora do rol dos candidatos tradicionais. Deu Luciano Huck na cabeça”. Estranho, mas são as pesquisas e suas excentricidades.

Conversando

Volta ao trabalho – O Capitão Samuel não continuará de licença na Assembleia. Ela terminou na quarta-feira e ele participará normalmente das sessões plenárias.

Com Lázaro – Heleno Silva (PRB) está circulando o Estado ao lado do cantor Lázaro. De alguma forma está aparecendo para o eleitorado evangélico.

Modelo ideal – Clovis Silveira (PPS) está preocupado com o Distritão. Acha que não é o modelo ideal para o processo eleitoral no Brasil.

O Rio morre – O Rio São Francisco, em sua foz, está morrendo de sede. Falta-lhe água suficiente para que ele se recupere lentamente.

Por justiça – Para fazer justiça, é bom lembrar que o ex-governador João Alves Filho foi quem mais lutou no Nordeste pela preservação do São Francisco.

Venda do rio – Senador Humberto Costa (PT) exagera na denúncia de que o presidente Temer quer vender até o rio São Francisco.

Ciências agrárias – O deputado federal André Moura esteve na UFS e ouviu do reitor o planejamento para conclusão do prédio das Ciências Agrárias.

Ana reconhece – Acreditem: Ana Lucia (PT) diz que Jackson Barreto começou a marcar a história da Previdência em Sergipe, ao abrir negociações com o parlamento.

Jogos da seleção – O brasileiro está tão triste e decepcionado, que já não demonstra euforia com os jogos da seleção. Há uma depressão generalizada.

 

Leia também