Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

EM SE FORAM VENDIDOS 71,3 MI DE LITROS DE COMBUSTÍVEIS

Entram hoje (7) em vigor os novos preços da gasolina e do óleo diesel. O reajuste da gasolina é de 3%. Já o aumento do diesel será de 6%. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis, no sétimo mês do ano, ficaram em 71,3 milhões de litros, assinalando queda de 1,7%, em relação ao mesmo mês de 2016. Na comparação com o mês imediatamente anterior, junho último, as vendas totais caíram 4%.

De janeiro a julho do ano andante, as vendas de combustíveis superaram os 516,2 milhões de litros, assinalando recuo de 0,4% em relação ao mesmo intervalo de 2016.

Combustíveis comercializados em Julho/2017

Foram vendidos aproximadamente 32,7 milhões de litros de gasolina, em julho deste ano. Em termos relativos, houve alta de 1,4% nas vendas, em relação ao mesmo mês do ano passado. Porém, na comparação com o mês imediatamente anterior houve retração de 4,8%.

A comercialização do etanol hidratado assinalou baixa de 32,3%, no mês em análise, quando confrontado com o volume de vendas do mesmo mês de 2016. Em volume, as vendas ficaram em 1,2 milhão de litros. Na comparação com o mês imediatamente anterior, verificou-se queda no consumo de 7,5% para o combustível.

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados mais de 23,4 milhões de litros, em julho de 2017. Em termos comparativos, verificou-se queda de 5,2% em relação ao mesmo mês do ano que findou. No comparativo com o mês anterior, junho último, as vendas caíram 6,8%.

A venda do combustível utilizado pelas aeronaves, o chamado querosene de aviação, superou os 2,4 milhões de litros, apresentando alta de 11,8% em relação a julho de 2016. Já na comparação com o mês imediatamente anterior, as vendas tiveram incremento de 12,5%.

Kamilla Ribeiro

Leia também