Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Previdência-SE pode impor um teto para aposentadorias e até cortar na carne

reunião na alese sobre fundos

Ocorreu nesta segunda-feira (04) reunião de representantes sindicais e comissão de deputados que tentam oferecer soluções definitivas para a Previdência Estadual, conforme acordo fechado durante a votação da fusão dos fundos.

A comissão da Alese é formada pelo presidente da Casa, deputado Luciano Bispo, e por mais três parlamentares, Capitão Samuel, Ana Lúcia e Zezinho Guimarães. O objetivo é chegar a um entendimento que garanta efetivamente a Previdência sem novas crises, inclusive cortando na própria carne.

Segundo informação do deputado Capitão Samuel, a Assembleia Legislativa também vai dialogar com chefes dos outros Poderes, além de associações, sindicatos e quem mais deseje participar na busca de uma solução definitiva.

Há possibilidade de se determinar um teto máximo aos aposentados atuais, que não seja superior ao tripulo do teto da Previdência Oficial também utilizada aos trabalhadores da iniciativa privada, chegando ao equivalente a pouco mais de R$ 15 mil, considerado “de bom tamanho” para todos os servidores públicos.

Uma das medidas também visa que todos os poderes assumam o pagamento dos seus aposentados, além de sugerir que parte do lucro anual do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Deso seja revertido para a Previdência.

Constatou-se que os fundo têm um difícil mensal de R$59 milhões, que se tem de buscar em alguma fonte de financiamento, para capitalizá-lo. Outras ideias vêm surgindo, com a criação de uma Loteria Estadual, 100% dos royalties do petróleo, além da venda de ativos (Imóveis) e recuperação de dívida ativa.

Leia também