Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Alunos do Estadual Santos Dumont aprendem sobre alimentação saudável

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________47

Alunos do Colégio Estadual Santos Dumont participaram no último sábado, 2, da primeira mostra das disciplinas eletivas do Ensino Médio Integral. O evento foi realizado no Teatro Lourival Batista, oportunidade em que os estudantes apresentaram os resultados das três disciplinas eletivas oferecidas no primeiro semestre: “Desembale menos, descasque mais”, “Máquina dos Sonhos”, e “Dance Comigo”.

Toda a produção foi desenvolvida pelos alunos e supervisionada pelos professores. Durante a culminância, eles apresentaram resultados dos estudos sobre alimentação saudável, cinema e linguagens da dança, a partir da produção de horta orgânica, curtas metragens e criações coreográficas.

A eletiva “Dance Comigo” oportunizou aos alunos trabalhar a expressão corporal, a convivência e as habilidades artísticas. Já na eletiva “Máquina de Sonho”, eles fizeram e editaram vídeo na escola, aprenderam sobre a história do cinema e as técnicas por trás das câmeras. Na eletiva “Desembale menos e descasque mais”, os trabalhos foram voltados para a alimentação saudável e a importância de cultivar alimentos orgânicos.

A diretora do Colégio Estadual Santos Dumont, Jeane Carla Góes, destacou que as disciplinas eletivas desenvolvem o protagonismo dos alunos. “É a verdadeira pedagogia de presença. A disciplina não é uma imposição. Eles sentem a necessidade, propõem para a gente e em conversa com os professores é executada. Muitas das habilidades que eles têm, como a dança, são reconhecidas e incentivadas”, disse.

Habilidades

Durante o desenvolvimento das disciplinas eletivas, muitas habilidades passam a ser descobertas. Foi o que disse o aluno Wagner Bispo, que participou da “Dance Comigo”. “Tem gente que pensa em futuramente ser ator, músico, dançarino, e nessas eletivas tem tudo isso, então a gente pode descobrir e aprimorar nossos talentos”, afirmou.

Já a aluna Elizabete Rodrigues destacou que participar das eletivas fez melhorar bastante o relacionamento com os colegas. “Ampliamos a parceria, o trabalho em grupo. Nós passamos a nos sentir muito mais à vontade com a convivência. É bem diferente das aulas regulares”, declarou.

Quem também gostou de ter participado foi Crislayne da Conceição Barbosa. “Aprendemos coisas novas que não estamos acostumados a ver. Estamos abrindo portas para conhecer novas possibilidades fora da escola. Algumas pessoas gostam muito de dançar, fazer filme, e é esse tipo de atividade que fazemos nas eletivas”, disse.

Foto Eugênio Barreto

Leia também