Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

DE DIFÍCIL RECUPERAÇÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A aprovação da fusão dos fundos previdenciários em Sergipe, aprovado pela Alese na quinta-feira passada, foi um alívio para o Governo. Não apenas por poder pagar a todos os aposentados integralmente, mas porque abriu perspectivas para se redirecionar as finanças do Estado. Com todas as letras: se o projeto de lei da fusão fosse rejeitado haveria estrangulamento de setores importantes da administração.

O que seria pior: servidores e pensionistas receberiam a segunda parte do parcelamento dia 30 de setembro. A arrecadação dos meses de julho e agosto, historicamente, sempre foram as mais baixas em todos os anos, além disso, o Fundo de Participação Estadual (FPE) está em queda e sem sinais de recuperação momentânea. Resultado: não haveria como pagar aos aposentados e nem transferir duodécimos para os poderes.

A aprovação foi a salvação e mesmo assim teve segmentos do Governo que acharam apenas um paliativo que deve passar dentro de mais alguns meses. Mas é exatamente para evitar isso, que uma comissão composta por parlamentares está atuando junto aos segmentos de representação sindical, para ampliar as saídas e evitar uma repetição do sufoco. O Executivo também tem projetos para manter o recolhimento do Funprev, através de estudos técnicos mais profundos  e ágil, capazes de manter a situação de tranquilidade, adquirida com a aprovação da unificação.

Lógico que não será fácil, mas se deve ter em vista uma série de medidas para reduzir o peso das gordas aposentadorias, além da captação de novos recursos provenientes de privatizações e até da divisão de lucros de empresas consolidadas. Tudo deve ser avaliado através de consultorias técnicas, para que o fundo previdenciário se fixe e nunca mais tenha que se recorrer a parcelamentos de salários dos aposentados e pensionistas.

JACKSON EM CASA

O governador Jackson Barreto (PMDB) está em casa depois de se submeter à cirurgia simples de catarata ontem pela manhã. Fica de repouso por esta semana.

Jackson precisa evitar alguns movimentos por ordem médica.

RETIRA O “P”

Executiva Nacional do PMDB realiza convenção dia 27, em Brasília, para propor a retirada do “P” da legenda e retornar ao velho MDB de fundação.

O presidente do PMDB em Sergipe, João Augusto Gama, ainda não sabe se vai.

SEM MOTIVAÇÃO

João Gama disse que está sem motivação para participar da convenção, mas ainda vai conversar com Jackson Barreto sobre isso e demais membros do partido.

Caso Gama mantenha o ponto de vista, Benedito Figueiredo participa como vice.

SEM DEPURAÇÃO

Segundo Gama, PMDB ou MDB não muda a imagem do partido: “retirar o ‘P’, por questão histórica da legenda, é bom, porque ele veio por imposição da ditadura”.

– Mas não significa uma depuração do partido, diz.

SERGIPE NO DIAP

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) indicou o senador Valadares (PSB) como um dos 100 mais influenciadores do País.

Os deputados indicados foram Laércio Oliveira (SD) e André Moura (PSC).

DEVERIA SE LIVRAR

Dergivaldo Santos, vereador em Cumbe, diz que em termos de previdência o Governo deveria se livrar do Judiciário e do Legislativo. Cada um pagasse a seus inativos.

– Principalmente os do judiciário, destaca.

SALÁRIO POMPOSO

Dergivaldo lembra dos “salários pomposos dos juízes e desembargadores, inclusive com o auxílio moradia” e muitos outros benefícios a mais.

Para ele, o Judiciário deveria dar o primeiro exemplo.

PERDE OS CARGOS

O deputado Laércio Oliveira (SD) ainda não foi comunicado da demissão do presidente do Incra e de representante do MDA em Sergipe, indicados por ele.

Disse que é aliado e não sabe causas das demissões: “mas continuo na base”, disse.

VAI PARA REELEIÇÃO

Laércio Oliveira não pensa mais em disputar mandato majoritário nas próximas eleições e decidiu que tentará mesmo a reeleição.

Acredita que o Distritão será aprovado pelo Congresso.

NÃO ACREDITAM

Deputado federal Fábio Reis (PMDB) sente que boa parte dos parlamentares não crêem na votação da Reforma Política, em razão de divergências sobre ela.

Lembra que Gilmar Mendes já avisou que se o Congresso não fizer, o TSE fará.

PT JÁ NEGOCIA

Segundo Fábio, o PT deseja que o Congresso vote primeiro no financiamento público de campanha, sem exposição dos valores que serão gastos.

Só assim o PT aceita votar no Distritão.

HELENO E LÁZARO

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) passou o final de semana com o cantor evangélico Lázaro a tiracolo. Em show realizado na cidade de Glória foi “um mundo de gente”.

Chegou a dizer que havia multidão maior da que recebeu Lula.

QUEM MAIS CRESCEU

Heleno se mantém seguro em seu objetivo de disputar o Senado: “estou tranquilo”, e diz que foi o pré-candidato que mais cresceu no Estado.

– Nosso bloco político tem cinco pretendentes para quatro vagas na majoritária.

FAZ UM ALERTA

Heleno Silva vê Rogério Carvalho (PT) pretendendo o Governo: “pelo menos é isso que o pessoal dele fala”, diz. “Só se não der Governo é que ele vai para o Senado”, acha.

– Preocupa-me porque casa dividida não fica em pé, disse.

ROGÉRIO E GOLPISTAS

Pré-candidato em 2018, o presidente do PT em Sergipe, Rogério Carvalho, fala que a Petrobras faz novo reajuste de gasolina: “era esse o propósito dos golpistas no poder”.

A gasolina já sobe mais de 10% em setembro.

CAUSOU SURPRESA

Eduardo Amorim (PSDB) provocou surpresa ao declarar, em entrevista a Joedson Telles, que ‘é socialista identificado com o PT, apesar de não ter militância nas ruas’.

– Mas pode ter certeza que sou de esquerda. Sou socialista nato, definiu-se.

POR QUE A DIREITA?

É uma pergunta que fica no ar. Se Eduardo tinha vocação implícita [agora explícita] pela esquerda, por que procurou exatamente uma legenda bem à direita?

É uma questão para análise…

ANA PRESIDENTE

Agora é definitivo: Ana Maria do Nascimento Alves é a presidente regional do DEM em Sergipe, conforme publicação de registro no TRE.

Ana é pré-candidata a deputada federal em 2018.

FORAM À GRÉCIA

Membros da famílias Franco voaram para a Grécia, onde participam do casamento do filho do empresário Marcos Franco com uma jovem grega.

Albano Franco foi um dos que viajaram.

Notas

Violência sexual – Pesquisa efetuada pelo Instituto Locomotiva entre os dias 15 e 20 de agosto, com 2.030 mulheres e homens, em 35 cidades brasileiras, apurou que 94% avaliam que uma mulher ser “encoxada” ou ter o corpo tocado sem a sua autorização é uma forma de violência sexual.

0x0

Retorno ao MP – Ex-senador Demóstenes Torres voltou a trabalhar no Ministério Público de Goiás, ontem. O retorno se deu após término de férias de dois meses. Ele ainda tem direito a um ano de folgas – resultado de férias não gozadas entre 1999 e 2017, período em que atuou como secretário estadual de Segurança Pública e senador.

0x0

Dória e o PSDB – Segundo a agência Reuters, o prefeito de São Paulo, João Doria, disse ontem que será candidato à Presidência da República a partir do momento em que se manifestar claramente neste sentido e que tiver o apoio de um partido político, sem citar nominalmente que esse partido será o PSDB.

0x0

Menos gentes – Publica a coluna Radar, da Veja, que no giro pelo Nordeste, nota-se que Lula já não é mais o mesmo. Alguns eventos reúnem uma quantidade bem menor de seguidores do que ocorreria tempos atrás. Mas ainda assim, nenhum outro político conta com a popularidade do ex-presidente naquela região.

0x0

Previsões positivas – Após o avanço da economia no segundo trimestre, economistas do mercado financeiro reforçaram as previsões positivas para a economia brasileira. Em 2017, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) subiu de 0,39% para 0,50%. Para 2018, a estimativa de crescimento para a economia brasileira é de 2%.

0x0

Do Relatório Reservado – A campanha marqueteira de Lula já está em andamento. O ex-presidente adorou o slogan eleitoral “Sorria com Lula”. Ele assistiu diversas vezes a “Tempos Modernos”, filme de Charles Chaplin, e se debulhou em lágrimas com a canção “Smile”. Lula acha que a mensagem cola porque é verdadeira.

Conversando

Direito adquirido – É provável que teto para aposentadoria tenha recursos na Justiça arrogando direitos adquiridos, de quem tem salários altos através dos penduricalhos.

Evita nova crise – O importante é que se chegue a um teto que não impeça o Governo de pagar aos seus aposentados de todos os níveis.

Toma lá, dá cá – O deputado Valadares Filho (PSB) acha que Governo Michel Temer tem agido no famoso “toma lá, da cá”, humilhando a sociedade.

Sobre reajuste – Vereador Elber Batalha (PSB) diz que projeto de Edvaldo Nogueira que revogaria reajuste do IPTU, na realidade, aumenta valor do tributo.

Como entender? – Radialista George Magalhães faz criticas ao ex-governador Albano Franco pela venda de empresa privada. Quem entende?

Só para inativos – Clóvis Barbosa destaca necessidade de que fusão dos fundos do PrevidenciaSE ser utilizada apenas para pagamento de salários dos inativos.

Clima de campanha – Deputado Gilmar Carvalho diz que clima de campanha para 2018 tem feito pessoas desconsiderarem amizades e a verdade.

Sargento Edgard – Que o STF revogue a condenação de Jair Bolsonaro. afinal, ele não ejaculou na cara de Maria do Rosário. Pelo contrário,ele nem quis estuprar.

Lula repetitivo – O ex-presidente Lula fez sua parte, mas as recepções programadas não surtiram o efeito que ele esperava. Lula é repetitivo.

 

 

Leia também