Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL CONTINUAM EM GREVE EM ARACAJU

Os professores da rede pública municipal de ensino de Aracaju decidiram em assembléia realizada na manhã desta terça-feira (05), continuar a greve iniciada na última sexta-feira, dia 1º de setembro.

A manutenção do movimento grevista teve como base a reafirmação da prefeitura da capital de que não vai conceder o reajuste do Piso Nacional do Magistério à categoria, alegando que a crise financeira nos cofres municipais cedeu, mas não cessou. A revisão do piso, que é uma Lei federal, tem percentual de 7,64% e está em vigor desde janeiro do corrente ano.

A PMA rejeitou a contraproposta da categoria, que era de pagar o piso reajustado a partir do mês de setembro e negociar o retroativo dos meses de janeiro a agosto. Um novo calendário de mobilização também foi discutido e aprovado pelos presentes.

Veja as atividades do Sindipema

06/09 —; Ação dos professores junto aos pais de alunos ou responsáveis nas unidades de ensino onde trabalham, com o objetivo de explicar os motivos da continuidade da greve;

07/09 —; Participação dos professores no 23º Grito dos Excluídos —; “;Vida em primeiro lugar —; por direitos e democracia, a luta é todo dia”;, com concentração às 8h, na Praça Fausto Cardoso, em frente à Assembleia Legislativa;

11/09 —; às 8h, ato em frente ao Centro Administrativo da PMA, no conjunto Costa e Silva;

12/09 —; às 8h30, ato em frente à Câmara de Vereadores com entrega de uma carta convite para que os parlamentares dialoguem com a categoria sobre o pagamento do Piso Nacional do Magistério. NESTE MESMO DIA (12/09), ÀS 15H30, ACONTECERÁ NOVA ASSEMBLEIA PARA AVALIAR A GREVE E DECIDIR OS RUMOS DO MOVIMENTO.

O vereador professor Iran Barbosa esteve presente à assembleia e passou para os professores alguns dados, que segundo ele, comprovam que a gestão municipal possui recursos em caixa para conceder a revisão do piso aos professores ativos e aposentados. Esses números estão sendo compilados pela direção sindical e serão apresentados posteriormente à categoria. Ainda nesta manhã, o presidente do sindicato, o professor Adelmo Meneses Santos, informou que o edital para a concessão de licenças para cursos já está em fase final, e segue em análise pela assessoria jurídica da gestão municipal; e que a minuta da Lei para o retorno da Gestão Democrática na rede também está sendo analisada juridicamente.

Com informações do Sindipema

Leia também