06/09/17 - 07:57:02

Começa nesta quarta-feira (06), a edição 2017 da ExpoLagarto

Começa nesta  quarta-feira (06), a edição 2017 da ExpoLagarto – Expofeira Agropecuária e Empresarial, no Parque de Exposições Nicolau Almeida em Lagarto, há 75 km da capital sergipana. A exposição, que ocorre desde 1962, promete feira de animais, comercial, serviços governamentais, palestras, leilão, festival gastronômico de cultura e tem como um dos focos principais a mostra da atividade agrícola da região. Por este motivo, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) estará presente com seu estante, como vem fazendo desde que inaugurou naquele município o Perímetro Irrigado Piauí, em 1987.

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) é responsável pela realização de cursos, palestras e orientações técnicas, a agricultores e pecuaristas, enquanto a Cohidro orienta e demonstra tudo o que é possível ser feito a partir da utilização da inovação tecnológica e da irrigação. Isso, tomando como exemplo aquilo que tem sido feito nos 421 lotes de agricultura familiar assistidos pela irrigação pública fornecida pelo Governo do Estado.

Gerente do Piauí, Gildo Almeida Lima disse que a equipe da Cohidro em Lagarto está envolvida para aprontar o estande na ExpoLagarto e que muitas atrações são esperadas. “Nos canteiros da frente do estande, que sempre chamam a atenção dos visitantes, estamos preparando variedades de hortaliças, plantas ornamentais e de ervas medicinais, tudo aquilo que é plantado nos lotes irrigados do perímetro. No lago-maquete da nossa barragem Dionísio Machado haverão espécies exóticas de peixes, o que a garotada mais gosta. Estamos preparando material explicativo para distribuição e teremos produtores nossos, comercializando verduras, legumes e doces caseiros”, listou.

José Carlos Felizola, diretor-presidente da Cohidro, considera a exposição um momento ímpar para promover a agricultura na região. “É um ponto de encontro entre o agricultor, o pecuarista e as novidades da área rural. E para muita gente o trabalho de assistência técnica da Cohidro, infelizmente restrito à disponibilidade do pessoal técnico alocado nos perímetros irrigados, é novidade. Assim é difundida e pode ser replicada entre produtores do próprio perímetro e fora dele. Nesse quesito, o trabalho de perfuração de poços realizado por nós e empresas privadas similares, contribui significantemente”, avaliou.

Perímetro Piauí

A infraestrutura hídrica da Cohidro, baseada na captação de água na Barragem Dionísio Machado e via duas estações de bombeamento, possibilita que sejam irrigados 703 hectares, subdivididos em 421 lotes e a agricultura possibilitada por este benefício, gera renda direta para 3.515 pessoas. “Ano passado, foram quase 8 mil toneladas de alimentos produzidos no Piauí, o que gerou uma renda próxima a R$ 13 milhões, para estes produtores. A diversidade de produtos gerados é riquíssima, mas o tomate (1.430 toneladas em 2016), a mandioca (1.260) e o quiabo (1.098) foram os alimentos mais colhidos via à irrigação pública em Lagarto”, enumerou o diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca Neto, setor da empresa diretamente envolvido na administração dos seis perímetros do Governo do Estado.

ExpoLagarto

A organização do evento lista como as atrações desta edição da ExpoLagarto as exposições, feiras e julgamentos das raças de bovinos, equinos, ovinos, caprinos. Exposição e feira empresarial da indústria, comércio e de serviços, de produtos e serviços agrícolas – destacando a Feira da Agricultura Familiar, do dia 07 a 10 – e de produtos e serviços do governo. Ciclo de palestras setoriais em parceria com os expositores. Festivais de música regional e exposição cultural. Veja a programação oficial aqui.

Foto assessoria