Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

UM TANTO QUANTO SURREALISTA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.r

Circularam, na tarde de ontem, informações de que em reunião realizada pela cúpula nacional do PMDB, em Brasília, foram pedidas a destituição dos diretórios regionais do partido no Paraná, em Pernambuco e Sergipe. Outras “cousitas” mais: pedido de expulsão do senador Romero Jucá, presidente da sigla, pelo colega e Roberto Requião e possibilidade de suspensão do mandato da senadora Kátia Abreu (TO), por 60 dias.

A informação é da agência Real Notícias, através do seu editor Genésio Júnior, que esteve no local. Na realidade, não tem nada definido. Apenas o pedido. Mas, na próxima quarta-feira, haverá uma nova reunião para algumas definições. Também ontem se especulou que o PMDB poderia analisar o fim de composição com o PT e PCdoB.

Entretanto, o deputado federal Fábio Reis (PMDB), consultado pela coluna, informou que “não houve nada disso”. Confirmou entretanto a questão do mandato de Kátia Abreu. Tudo bem, mas existe alguma coisa no ar que “não são os aviões de carreira” e há necessidade de uma certa expectativa em torno do que pode acontecer em uma legenda que perdeu o rumo de uma “frente de luta”.

Outra informação que se sugere cuidado, também vinda de Brasília, seria de que o senador Eduardo Amorim (PSDB), o deputado federal André Moura (PSC) e o governador Jacson Barreto (PMDB) poderiam fazer composição para isolar o senador Antônio Carlos Valadares (PSB). O jornalista da Real Notícias foi o primeiro a alertar que a fonte poderia estar “plantando” esse cenário, que realmente não faz sentido.

A não ser que se leve em consideração a simpatia pela esquerda e por ações petistas, manifestadas pelo senador Eduardo Amorim.

JACKSON AO SENADO

Jackson Barreto (PMDB) anunciou ontem que será candidato ao Senado nas eleições do próximo ano, mesmo que enfrente gravações de que não disputaria novo mandato.

O anúncio fora feito através de rápida entrevista a Carlos Batalha.

AGORA, SAI EM ABRIL

Confirmada a candidatura, Jackson Barreto se desincompatibiliza do cargo em abril e assume o vice Belivaldo Chagas, candidato natural à reeleição.

Rogério Carvalho e Heleno Silva tentam a outra vaga para o Senado.

TAMBÉM SOBRE VICE

A formação da chapa completa será discutida mais adiante em discussão com o bloco. Mas também haverá conversas mais intensas para indicação do vice.

Por enquanto fala-se em dois nomes: Luis Mitidieri e Fábio Henrique.

UM PONTO FINAL

Encerram-se assim, com o anúncio da candidatura de Jackson ao Senado, especulações em torno da permanência de JB até o final do mandato.

Belivaldo agora pode se soltar à vontade…

QUÊ PENA! DIZ ROGÉRIO

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, via twitter, ironiza: “quê bom que agora o senador Eduardo Amorim se descobriu de esquerda e simpático ao PT”.

– Pena que votou pelo impeachment, retrocedendo o País.

NÃO ERA OPORTUNO

Um aliado próximo a Eduardo Amorim (PSDB) considerou que declaração de vocação pela esquerda e simpatia por posições petistas não foi oportuna neste momento.

– Sobretudo pelo enfrentamento entre PSDB e PT em 2018.

SISTEMA OU POLÍTICOS?

O deputado Fábio Mitidieri (PSD) faz uma pergunta sobre a reforma política: “Mas o fato é, o que precisa ser reformado, o sistema ou os políticos?”

– É algo para a sociedade se debruçar, sugere.

CONVERSA A VALER

José Carlos Machado (PSDB) está conversando a valer. Abre os caminhos para sua candidatura a deputado federal e tem recebido e visitado lideranças políticas.

Na segunda-feira esteve com Cristiano Beltrão, prefeito de Ilha das Flores.

CHAPAS MAJORITÁRIAS

Machado e Cristiano conversaram muito. Em pauta as composições das chapas majoritárias para o Governo e Senado, que são fundamentais.

Elas definem os rumos políticos do futuro do Estado.

LIVRO DE PASCOAL

“Visão da Política de Sergipe – 1946 a 2016 – (Tudo como dantes no Quartel de Abrantes)”, é o novo livro do ex-desembargador Pascoal Nabuco D’Ávila.

Será lançado dia 13, às 17 horas, no Museu da Gente.

TAMBÉM BASTIDORES

Pascoal Nabuco é um estrategista político e sabe tudo que aconteceu nesse ambiente nestes 50 anos, inclusive coisas de bastidores que deve levar a público.

Tudo muito importante, sério, mas com um molho picante.

VAI À REELEIÇÃO

O deputado federal João Daniel (PT) diz que trabalha para a reeleição com humildade, na execução de um projeto maior para Sergipe.

Ele tem levado isso a várias cidades do Estado.

SOBRE REFORMA

João Daniel, como todo o PT, defende financiamento público de campanha, mas que não seja de valores tão altos, como de R$ 3,6 bilhões.

Sugere recursos dentro de uma média de R$ 400 mil para candidatos a federal.

SOBRE SUCESSÃO

Sobre as eleições de 2018, João Daniel defende o nome de Rogério Carvalho (PT) na chapa majoritária para o Senado, sem descartar o Governo.

– Tudo dependendo do bloco aliado, disse.

APENAS DENÚNCIA

Um advogado conceituado denuncia que já acontece, há alguns anos, casamentos de viúvos que têm altos salários com parentes bem mais jovens que eles.

Objetivo único: deixar a gorda aposentadoria com a família.

EM VÁRIOS ESTADOS

Segundo a mesma fonte, esses casamentos têm acontecido em todos os Estados, até por membros do judiciário, já que é impedido deixar aposentadorias para os filhos.

– Vou enviar pelo menos dois casos que ocorrem em Sergipe, prometeu.

REDE SE ENCONTRA

Marina Silva (Rede) estará em Aracaju, dia 14, para tratar sobre “Desafios para uma gestão pública sustentável em tempos de crise”.

Vai acontecer no auditório da Faculdade Pio X.

SOBRE CANDIDATURA

Em Sergipe, a Rede começa debater candidaturas e fará pesquisa interna para analisar as condições dos que desejam disputar mandatos.

A Rede terá candidatos a todos os mandatos.

Notas

Revisão de acordo – “O Antagonista apurou que Edson Fachin realizou audiência com Lúcio Funaro para a homologação do acordo. O despacho do relator, que poderia sair ontem, agora deve demorar alguns dias. Fachin está sendo pressionado a dar uma resposta rápida ao pedido da PGR sobre uma possível revisão do acordo da JBS.

0x0

Do Antagonistas – Até por uma questão de isonomia em relação a outros detidos pela Lava Jato e congêneres, Joesley Batista e Ricardo Saud deveriam ter a prisão preventiva decretada. Mentiram e ainda dispõem de recursos para fugir do país. NP – É essa liberdade para bandidos que deixa a justiça sob suspeita.

0x0

Mais por medo – Segundo o 360 Graus, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse ontem que determinou a revisão da delação da JBS principalmente por medo, e não por coragem. O relato foi feito no fim da última sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal presidida por Janot.

0x0

Enfraquece Janot – É consenso entre os aliados de Temer que fatos novos que envolvem Rodrigo Janot e a JBS o enfraquecem. A ordem é orquestrar ataques à PGR e à delação da JBS. “O ‘assessor’ de Janot ter articulado delação ‘montada’ é o mesmo que assessor de deputado receber propina”, disse aliado do presidente. (Diz Radar)

0x0

Desafiam Janot – Deputados e senadores desafiam Janot a pedir imediatamente a prisão de Joesley Batista por obstrução de Justiça. Nas conversas, os políticos citam que ele quis cadeia de gente como Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Romero Jucá, José Sarney e Delcídio do Amaral por esse crime, publica o Antagonista.

0x0

Em maus lençóis – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes voltou a criticar, ontem, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por supostas falhas na condução das tratativas que levaram à assinatura do acordo de delação premiada de executivos da JBS. O procurador está em maus lençóis.

Conversando

Como cometa – Rogério Carvalho acha que Lula é como um cometa. Sua vinda a Sergipe mexeu com o cenário político do Estado.

Vocação à esquerda – De qualquer forma, o senador Eduardo Amorim surpreendeu ao declarar que tem vocação à esquerda e apoia pensamentos petistas.

Mantendo silêncio – Tem alguns bons nomes trabalhando candidaturas a deputado estadual, mas mantendo silêncio. Esperam definições das regras.

Bem elogiado – Márcio Macedo tem se mantido à frente da Caravana de Lula pelo Nordeste até esses momento finais e foi elogiado por seu trabalho por companheiros.

Fusão dos fundos – Setores da oposição já silenciaram em relação à aprovação da fusão dos fundos da Previdência em Sergipe. Provavelmente aceitaram.

Pauta nos EUA – Edvaldo Nogueira está em Washington e ontem, por telefone, disse que a pauta nos EUA será muito útil para oferecer soluções a problemas das cidades.

Sargento Edgard – “Se for comprovado o envolvimento do STF no caso JBS,o único julgamento possível será em 2018. Os juízes seremos nós, a Corte serão as urnas.

Cai delação – Roberto Freire acha que com tudo que está sendo revelado não caiu apenas a segunda delação. Fica demonstrado que a primeira não deveria ter existido.

PF está exausta – A Polícia Federal está exausta. São tantos os ladrões que seus agentes estão sem saber por onde começar para prendê-los.

Leia também