Aracaju, 29 de março de 2024

O FLASH INSTANTÂNEO DO MOMENTO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O FLASH INSTANTÂNEO DO MOMENTO

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Pinta, de forma muito clara, que os dois candidatos que devem disputar o Governo nas eleições de 2018 são o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), com apoio do grupo liderado pelo governador Jackson Barreto, da mesma legenda, e o líder do Governo no Congresso, deputado federal André Moura (PSC), com o apoio do bloco de oposição.

Esse é o flash mais instantâneo do momento.

Mas, um momento: há sombras no cenário que embaçam a vista até de pessoas muito bem atreladas à peça que se desenrola entre bons e habilidosos atores. O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) seria o calo mais dolorido dos dois, ao já ter falado a aliado da mais alta intimidade que, se André Moura for o candidato do grupo que ele passou a integrar desde o ano passado, também disputará o Governo do Estado.

Para ser bem claro: Se André for candidato a governador, Valadares também será.

Aguardem todos os desmentidos. Serão muitos. Nas rede sociais, então, um horror. Mas a fonte é tão leal ao bloco e tão fidedigna que dá a certeza de ter sido passada pelo próprio senador. A constatação de que o presidente Michel Temer (PMDB) cumprirá todo o mandato, depois do deslumbre da JBS, setores da oposição tendem a indicar André, o que provocará a candidatura sacrificada do senador.

Segundo a mesma fonte, uma terceira candidatura atrapalha e levará a disputa para o segundo turno – de qualquer jeito – e o senador calcula que pode estar lá.

Há ainda a informação de bastidores, que setores influentes do PT têm enviado alguns recados ao senador. Em um deles pede: “escolha sua posição na chapa majoritária que ficarei com a outra”. Acredite quem quiser, mas é verdade. André Moura, entretanto, já confidenciou a pessoas do grupo que não disputará o Senado. Ou vai a governador em 2018 ou tentará a reeleição.

É aparentemente ilógico, mas se trata de um quadro concreto que virá pela frente…

GRITO DOS EXCLUÍDOS

Belivaldo Chagas não aceitou se retirar do palanque no momento do desfile do ‘Grito dos Excluídos’, na quinta-feira, como aconselhou um dos seus auxiliares.

– Não vou sair de jeito nenhum! Quero ouvir o que o povo tem que falar.

TUDO MUITO NORMAL

O desfile do ‘Grito dos Excluídos’ aconteceu normal, como sempre. Os protestos foram mais contra o presidente Temer, com pedidos para sua saída.

Também houve críticas ao Governo do Estado, mas de forma moderada.

DESFILE DE POLÍTICOS

O desfile cívico de 7 de Setembro serviu também para que alguns políticos fossem à Barão de Maruim cumprimentar a população, todos em pré-campanha.

Principalmente os que tentam se manter na Assembleia Legislativa.

LUCIANO E ANDRÉ

A declaração do empresário Luciano Barreto, de que apoiaria André Moura (PSC) a governador, é o assunto político que contaminou as redes sociais.

Apesar de André ‘se fingir de morto’, houve repercussão.

HOUVE SÓ RATIFICAÇÃO

O ex-vereador Pedrinho Barreto diz que o empresário Luciano Barreto já havia feito a declaração de que apoiaria André Moura e apenas ratificou na quinta-feira.

Para André, dentro do diálogo e em sendo acerto, está à disposição para candidatura.

JB EM SÃO PAULO

Jackson Barreto amanhece a segunda-feira em São Paulo onde assina convenio com o Governo daquele Estado para cessão de plataformas de bombas para o Velho Chico.

De lá vai a Minas onde recebe a Medalha Tiradentes, em Diamantina.

SOBRE MÍDIA SOCIAL

O secretário de Comunicação, Sales Neto, participa em São Paulo de evento sobre a mídia social, promovido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

O evento mostra novas tendências nesta área…

EDUARDO E A ESQUERDA

O senador Eduardo Amorim definiu socialista, em entrevista a Fábio Henrique, como a pessoa que protege os pobre, não como doutrina política e econômica.

E citou sua vida humilde e que lida nessa área de sobrevivência.

OLHAR NO RETROVISOR

Em resposta a Rogério Carvalho (PT), que ironizou suas declarações, Eduardo disse que o petista “esqueceu de olhar pelo retrovisor os equívocos e erros de Dilma Rousseff”.

Rogério teria lembrado que ele votou no impeachment da ex-presidente.

PARTIDOS ERRAM

Também na entrevista, Eduardo disse que o PT tem acertos, mas cometeu alguns equívocos e errou muito, “como ainda está se vendo por aí”.

– O meu partido – o PSDB – também cometeu erros e acertos, disse.

COM A OPOSIÇÃO

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, esteve ontem com André Moura, Eduardo Amorim e os Valadares (pai e filho) em encontro na Prefeitura.

No mesmo grupo, o petista Rogério Carvalho.

FOTO REVELADA

Nas redes, uma foto sobre a presença de Rogério Carvalho na conversa de membros da oposição em Lagarto o deputado Fábio Mitidieri (PSD) fez um comentário sutil:

– Política faz cada coisa. Eu tenho lado…

ENTREGA DE AMBULÂNCIAS

Zezinho Guimarães apressou-se em pegar as chaves de uma ambulância das mãos do secretário Almeida Lima, para entregá-la ao prefeito de Itabaianinha.

– Deixa eu pegar logo antes que Almeida entregue a Breno (seu genro), disse.

DE SÃO CRISTÓVÃO

As chaves da ambulância para São Cristóvão foi entregue ao prefeito Marcos Santana pelo deputado Francisco Gualberto (PT), que terá apoio dele no município.

Fábio Henrique, Adilson Jr. e a deputada Silvia Fontes não compareceram.

APOIO CHATEIA

Segundo informações de bastidores, o apoio do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, a Francisco Gualberto não foi bem digerida pelo PDT.

Silvia Fontes contava com São Cristóvão ao seu lado.

A BUSCA DA PAZ

O deputado federal João Daniel disse ontem que vai tudo bem com o PT em Sergipe e acrescenta: “buscaremos uma solução de paz entre Ana Lúcia e Gualberto”.

Além disso, “pensar em projeto para o Estado”.

FALA DE PALOCCI

Segundo João Daniel existem graves denúncias ao sistema financeiro e à Rede Globo. Mas, “para ser aceita sua denuncia e saída da prisão, ele teve que mentir”.

E foi por isso que “envolveu Lula, Dilma e o PT”.

VAI PARA FEDERAL

Está certo que Manuel Messias Sukita vai a deputado federal em 2018, pelo Podemos e já teria conversado com o deputado Fábio Mitidieri (PSD) sobre isso.

Avisou que se Fábio disputar o Senado ele o apoia.

Notas

De o Antagonista – Dilma Rousseff atacou Palocci, mas ela só se tornou presidente por causa dele, que coordenou sua campanha em 2010 e arrecadou toda a propina necessária para elegê-la. O poste de Lula foi iluminado por Palocci, juntamente com outros dois delatores que entregaram suas mamatas: Marcelo Odebrecht e João Santana.

0x0

Não muda estratégia – Segundo o Estadão, o cientista político Rafael Cortez considerou o depoimento do ex-ministro Antônio Palocci ao juiz Sérgio Moro “uma bomba”. Ainda assim, avaliou que nada mudará na estratégia do PT de manter em curso a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República em 2018.

0x0

Caravana ao Pontal – O ex-presidente Lula disse a interlocutores estar “muito decepcionado” com Antônio Palocci, relata a Folha. Para mostrar que não foi afetado pelo depoimento – mentira óbvia– o ex-presidente insistirá na sua “agenda política”, que inclui uma caravana ao Pontal do Paranapanema.

0x0

Conversa de Bêbados – Joesley Batista, um dos donos da holding J&F, disse na quinta-feira, em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR), que acreditar no conteúdo da conversa gravada entre ele e o diretor de Relações Institucionais do grupo, Ricardo Saud, é como acreditar em uma “conversa de bêbados”.

0x0

Imóvel dos milhões – O proprietário do apartamento em que a Polícia Federal (PF) encontrou R$ 51 milhões atribuídos ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, confirmou à Polícia Federal (PF) o empréstimo do imóvel a Geddel. O depoimento foi prestado, após intimação para depor, na sede da PF, na capital baiana.

0x0

Coisa do passado – “Polarização entre PSDB e PT é coisa do passado”, foi o que disse Geraldo Alckmin a jornalistas no 7 de Setembro. “A visão de futuro tem que ser diferente. O Brasil precisa de construtores”, declarou o governador. Faltou apenas dizer que os “construtores” não serão os nomes abatidos pela Lava Jato nos dois partidos.

Conversando

Enxerga mais – Depois da cirurgia de cataratas, o governador Jackson Barreto, naturalmente, passou a enxergar muito mais e está vendo muita coisa…

Pede proteção – O médico Rilton Morais roga: “Nossa Senhora dos Sem Noção, protegei-me das pessoas que querem tirar dúvidas médicas no meio de um churrasco”.

Grande confusão – Em várias avenidas de Aracaju os sinais de trânsito ficaram sem funcionar por várias horas e gerou uma grande confusão.

Ficou junto – No palanque oficial do desfile de 7 de Setembro, Fábio Henrique (PDT) não saiu de perto do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB).

Conversa muito – O secretário Zezinho Sobral (PMDB) está circulando por todo o Estado e conversando prá dedel. É pré-candidato a deputado estadual.

Machado animado – José Carlos Machado (PSDB) praticamente decidido a disputar a Câmara Federal. Tem andado ao lado de André Moura no Estado.

Sem tornozeleira – Geddel Vieira Lima continua entocado no apartamento onde cumpre prisão domiciliar, sem tornozeleira eletrônica, em Salvador.

Missão de todos – Clovis Silveira diz que derrotar a corrupção e politicagem no Brasil deve ser missão de todos e não só da PF e MP, mas isso é questão de consciência!

Vai se safando – Quem está vibrando com tudo isso é o bloco de Temer. Por enquanto ele vai se safando e se mantendo no Planalto.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também