Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Deputado entrega estudo e pedido de auditoria ao TCE para Sergás

O deputado estadual e presidente da Comissão Economia e Finanças da Assembleia Legislativa de Sergipe, Zezinho Guimarães (PMDB), entregou ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), Clóvis Barbosa  na manhã desta segunda- feira (11), o pedido de solicitação para a realização de auditoria técnica e revisão do contrato de concessão dos últimos 10 anos  da Sergás (Sergipe Gás S/A), além  de estudo catalogado baseado no modelo de gestão de gás do Estado de Santa Catarina, juntamente com empresas de gás do referido estado,  onde tem o arquétipo de gestão do gás semelhante ao de Sergipe, objetivando recursos para ajudar os Fundos da Previdência.

De acordo com o parlamentar, a revisão do contrato de Santa Catarina já rendeu aos cofres públicos  R$120 milhões, e sua  tarifa passou a ser uma das mais baratas do Brasil. Diferente de Sergipe, que atualmente é a mais cara.  “Quem saiba não podemos copiar esse modelo, e reder também essa valor aos nossos cofres”, disse Zezinho Guimarães.

Zezinho explicou ainda que o modelo utilizado em Santa Catarina é nocivo a economia de Sergipe, e que o Governo do Estado é detentor da concessão e  de 51% das ações. “Empresas estão fechando as portas por conta da tarifa de gás. Não é possível que uma empresa sergipana não ajude o Estado num momento de crise como este”, indagou o deputado.

Por Agência de Notícias Alese

Leia também