Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Metamorfose da Papuda

1

Cada vez mais, a Penitenciária da Papuda, em Brasília, abriga bandidos de punhos de renda e colarinhos brancos. Antes, quando era povoado apenas por ladrões pés de chinelos e traficantes de altos coturnos, aquele complexo penitenciário se igualava aos demais do país em disputas internas e tentativas de fugas. As relações começaram a mudar com a chegada de “hóspedes” famosos como os ex-deputados federais Eduardo Cunha (PMDB), Antônio Palocci (PT), Geddel Vieira Lima (PMDB), o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizolatto e empresários do porte de Marcelo Odebrecht. O açougueiro Joesley Batista e o executivo Ricardo Saud também devem chegar por lá hoje. Donos de muito dinheiro sujo, capacidade de articulação e facilidade em corromper, estes e outros presos “graúdos” querem comandar o território e, para tanto, estão inflacionando os “serviços” prestados pela arraia miúda. Mudança ainda mais radical acontecerá no interior do presídio se o ex-presidente Lula da Silva (PT) for condenado em segunda instância e for passar lá uma temporada. De pronto, o Barba vai querer interferir nas disputas entre as facções criminosas, de olho no comando interno da Papuda. Pense na confusão!

Jogo aberto

Faltando mais de um ano para as eleições, a classe política joga verde na esperança de colher maduro. Dia sim outro também aparecem pré-candidatos ao governo de Sergipe. O último é o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Ele diz que, embora pretenda concorrer à reeleição, lhe anima a ideia de enfrentar o também deputado federal André Moura (PSC) numa disputa pelo governo estadual. Então, tá!

Tchau, Sergipe!

Veja o que veicula no portal Infonet o jornalista Luiz Eduardo Costa: “Após quase 40 anos em Sergipe, a mineradora Vale encerra suas atividades, fecha a mina de potássio e vai embora. Nos deixa túneis gigantescos nas entranhas da terra, a 400 metros, e resíduos espalhados por vasta área, enorme passivo ambiental, que teria de pagar, ressarcindo o estado e os municípios”. É vero!

Francês sergipano

O cônsul honorário da França em Sergipe, Lucien Henri Guajac, é o mais novo cidadão sergipano. Nesta segunda-feira, ele receberá o título de cidadania, em solenidade marcada para às 17h, no plenário da Assembleia Legislativa. Um dos mais antigos integrantes dos consulados do Brasil, Lucien Henri Gaujac é casado com uma sergipana e reside há quase 30 anos em Aracaju. Prestigie!

Democracia verde

Será inaugurado nesta terça-feira, no campus de São Cristóvão, o Memorial da Democracia. Na praça com mais de 16 mil m², a Universidade Federal de Sergipe investiu cerca de 1,6 milhão. Numa área verde de 10.201,43 m² foram plantadas 1.771 mudas, com destaque para palmeiras imperiais e flamboyants. Legal!

Em Sampa

O governador Jackson Barreto (PMDB) tem audiência hoje com o colega de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Vai agradecer pelo empréstimo de duas bombas flutuantes para facilitar a captação de água no Rio São Francisco pela adutora que abastece a Grande Aracaju. Com as bombas fornecidas pelo governo paulista será possível acompanhar o rio em seu recuo, garantindo o abastecimento da população.

Bom pra muitos

A entrega pelo governo estadual de 26 automóveis pintados para se parecerem com ambulâncias fez a alegria de muita gente em Sergipe. Vibraram os prefeitos, que receberam os carrinhos, os motoristas contratados para dirigi-los e, naturalmente, a concessionária de veículos pela lucrativa venda em épocas de vacas magras. Aff, Maria!

Fraudes

Estudo realizado pelo SPC Brasil mostra que 54% dos consumidores foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses. Os golpes mais comuns foram propaganda enganosa, entrega de serviço diferente do contratado, dificuldades para acionar a garantia de um produto e o abastecimento do carro com combustível adulterado. Segundo o SPC, para evitar cair nestes golpes é preciso saber de quem se compra determinado produto ou serviço e certificar-se da idoneidade da empresa.

Gás a rodo

Estudo da Empresa de Pesquisa Energética revela a construção no Brasil de pelo menos um novo terminal de regaseificação de gás natural liquefeito. Localizado no município sergipano da Barra dos Coqueiros, o terminal terá capacidade de 14 milhões de metros cúbicos diários de gás. Parte desse volume abastecerá uma termelétrica que será construída próximo ao local.

Cuidado com o cão

Um cachorro impediu que a Polícia prendesse Romário Barbosa Alves, o “Carpa”, acusado por vários crimes no interior de Sergipe. Adestrado pelo bandido, o animal partiu pra cima do delegado de Tobias Barreto, Fábio Alan Pimentel, rasgando a calça e mordendo a perna da autoridade. Enquanto o cão rechaçava a Polícia na frente da casa de “Carpa”, este fugia pelos fundos. Misericórdia!

Recorte de jornal

 

Publicado no Correio de Aracaju em 22 de julho de 1919

Resumo dos Jornais

Leia também