Aracaju, 28 de março de 2024

CONVERSAS E SURPRESAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A conversa entre os governadores Jackson Barreto (PMDB) e Geraldo Alckmin (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, foi considerada “muito boa”. Tanto pela cessão de bombas para ajudar no abastecimento de água, puxando do rio São Francisco para Aracaju e outras cidades, quanto por coincidências que os descobriram em suas carreiras políticas.

Em 1972, por exemplo, Jackson e Alckmin disputaram seus primeiros mandatos e foram eleitos vereadores. JB por Aracaju (SE) e Alckmin por Pindamonhagaba (SP) e exerceram suas atividade de 1973 a 1976. Em seguida, o governador paulista elegeu-se prefeito da mesma cidade e o de Sergipe foi para a Assembleia Legislativa. Outra coincidência: ambos disputaram pelo então MDB.

Alckmin perguntou muito sobre Sergipe, anotando tudo e pesquisando nos mapas que tinha sobre o Estado. Passou a impressão clara que pretendia se aprofundar mais nas questões de Sergipe, além de fazer anotação de absolutamente tudo. Um pré-candidato a presidente da República em ação.

Qualquer informação de JB sobre o Estado, Geraldo Alckmin pesquisava nos mapas e marcava até com um certo esmero.

Bastante habilidoso, o governador paulista fará uma visita a Sergipe. Quer ver in loco o funcionamento de um convênio que o Instituto Butantã fez com o Estado, para desenvolver vacina contra dengue. Mostrou-se muito interessando por tudo de Sergipe, inclusive sobre sua história política.

Alckmin perguntou a Jackson das suas pretensões políticas e se seria candidato ao Senado. “Estou analisando”, respondeu-lhe Jackson, acrescentando que tem sofrido uma pressão muito grande dos aliados sobre isso, mas que ainda não tomou uma decisão.

Faltou pouco para Alckmin convidá-lo a ingressar no PSDB…

UMA PAUTA POLÍTICA

Assim que retornar de viagem, quinta-feira, Jackson Barreto e Belivaldo Chagas terão uma conversa política direta sobre a sucessão estadual.

Será criado um núcleo político para discutir o processo sucessório.

JACKSON APOSENTA

O governador Jackson Barreto (PMDB), depois de vários anos, aposentou de vez o óculos que usava. Está enxergando mais que nunca.

Aproveitou a cirurgia de catarata e fez correção na vista.

REVELAÇÃO DE ACORDO

Bloco político PSC&Cia diz que acordo feito para apoiar Valadares Filho a prefeito de Aracaju, em 2016, condicionava ao apoio a Eduardo e André na majoritária em 2018.

– Para o Senado ou Governo. E isso deve ser cumprido…

ESTÁ FORA DO ACORDO

O PSC&Cia diz ainda: quanto ao senador Valadares (PSB) disputar o Governo não está no acordo apoiá-lo. Ele pode disputar, caso queira, mas sem apoio do grupo.

Lembrou que no acordo de 2016, constava que ele não disputaria mandato.

SÓ MAIS UM DETALHE

Membros do bloco de oposição começam a divulgar que o senador Eduardo Amorim já está andando com mais frequência ao lado de André Moura.

Há algum tempo circulava mais com o senador Valadares.

SURGIR NOVO GRUPO

Um membro do PSB também falou do acordo: “o que aconteceu em 2016 foi a chance de surgir um novo grupo político para aquele ano e outros como 2018, 2010 etc”.

– Mas não houve imposição de nomes para continuidade do projeto, disse.

CONTINUA ANDANDO

Segundo ainda a mesma fonte, o projeto que se fez em 2016 continua valendo e deve ter continuidade em 2018, cumprindo o que fora tratado em 2016.

Admitiu que há boa interação entre os membros do bloco.

BELIVALDO CANDIDATO

Belivaldo Chagas (PMDB) confirma que será candidato em 2018. Isso só não acontecerá se o seu grupo político não quiser.

Mas, qual seria o motivo para essa recusa?

CANDIDATO PESSOAL

Belivaldo conversa muito com aliados e lideranças de todo Estado. Reconhece que só não pode ser candidato dele mesmo.

Deixando de fora essas condições, ele topa ir para a disputa.

SENADOR OU VICE

O deputado estadual Jefferson Andrade (PSD) reafirmou que o seu partido “quer e terá” vaga na chapa majoritária para o Senado ou a vice.

E se não der? “vai dar sim”, responde.

HÁ MUITA GUERRA

O presidente regional do PRB, deputado Jony Marcos admite que o seu partido cresceu muito e está se preparando para a “guerra da pré-campanha”.

– Principalmente filiar novos quadros e preparar a legenda para estadual.

PT VAI BEM, OBRIGADO

Deputado federal João Daniel (PT) afirmou ontem que o seu partido vai bem no Estado, trabalhando em vários encontros regionais e a caravana do ex-presidente Lula.

– Além disso há um ânimo muito grande do nome de Rogério na chapa majoritária.

DEPENDE DA REFORMA

Segundo Daniel, Rogério pode disputar o Senado ou o Governo, caso seja necessário, e na reforma política trabalhará para ter chapa a estadual e federal, no grupo de JB.

Um detalhe: “própria do PT. Essa é uma alternativa que já estamos discutindo”.

TRABALHA FEDERAL

Fábio Henrique (PDT) diz que será candidato em 2018 e trabalha para chegar à Câmara Federal. “Mas claro que vamos buscar uma vaga na chapa majoritária”.

– Ainda é muito cedo, tem muita coisa para acontecer.

SOBRE SÃO CRISTÓVÃO

Fábio diz que ainda não conversou com o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, em relação a apoio político para 2018 e diz que tem “excelente relação com ele”.

– O PDT foi correto no apoio a ele nas eleições municipais, disse.

EDVAN E DOIS IRMÃOS

Edvan Amorim postou, no grupo ‘Café com Política’, que tem dois irmãos na política: senador Eduardo Amorim (PSDB) e o deputado federal André Moura (PSC).

– Jamais, e em tempo algum, abandonarei nenhum dos dois (sic), disse.

ALMOÇO E PAPO

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) foi visto ontem em almoço com Belivaldo Chagas. Falavam sobre as eleições do próximo ano.

Laércio é candidato à reeleição e apoia o vice.

CONVERSA REAL

O jornalista Luis Eduardo Costa recebeu o senador Valadares (PSB) em sua casa na Atalaia. Conversaram muito sobre as eleições do próximo ano.

Inclusive sobre candidatura à reeleição…

Notas

Pede arquivamento – Rodrigo Janot, pediu ao STF arquivamento do inquérito aberto para investigar senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e ex-presidente José Sarney. A investigação foi aberta após a delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sergio Machado, informa Matheus Leitão, no G1.

0x0

Suspende acordo – O Antagonista apurou que o juiz Vallisney de Oliveira suspendeu a homologação do acordo de leniência com a JBS. Ele havia homologado o acordo na sexta-feira, mas recuou após a decisão de Edson Fachin de suspender os efeitos dos benefícios da delação premiada de Joesley Batista e Ricardo Saud.

0x0

Pegar dinheiro – Gustavo Ferraz admitiu em depoimento à Polícia Federal ter vindo buscar dinheiro em espécie em São Paulo, a mando de Geddel Vieira Lima, relata jornal O Globo. “Fontes com acesso ao depoimento de Gustavo afirmam que a admissão foi feita à Polícia Federal no sábado”, escreve o jornal.

0x0

Suicídio preocupa – A cada 40 segundos, um suicídio ocorre no mundo. Ao todo, são 800 mil registros anuais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Embora tenha forte componente individual, determinantes sociais – como questões econômicas – também têm influência em diversos casos investigados.

0x0

Distritão e demissão – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode votar amanhã propostas que alteram sistema eleitoral, com a adoção do voto distrital e o sistema de governo no país, instituindo o parlamentarismo.  Também em pauta projeto que trata da demissão de servidor público estável por insuficiência de desempenho.

0x0

Sobre Previdência – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem, em sua conta no Twitter que as discussões sobre a reforma da Previdência foram retomadas. “A expectativa é que a reforma seja votada no Congresso em outubro”, escreveu o ministro, repetindo o que havia falado no domingo à imprensa.

Conversando

A arte e o crime – O médico Rilton Morais acha que a pedofilia, zoofilia e vilipêndio às religiões não deixam de ser crimes por estarem fantasiados de arte.

Ainda sem data – O pré-candidato a presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes, ainda não marcou data para vir a Sergipe tratar de sua candidatura.

Podemos virá – Já o senador Álvaro Dias, do Podemos, também pré-candidato a presidente, já agendou sua vinda a Sergipe para outubro.

Avesso do avesso – As chapas majoritárias em Sergipe para 2018 começam a ter contornos diferentes e tudo indica que será “o avesso do avesso”.

Recebe comissão – Eduardo Amorim recebeu comissão de agentes penitenciários. Tratou da aprovação da PEC 14/2016, que regulamenta esta carreira.

Quer plebiscito – Valadares (PSB) defende plebiscito para escolha de novo regime. Sugere o semi-presidencialismo para o Brasil.

Sobre o IPTU – Vereador Elber Batalha diz o prefeito Edvaldo tenta fazer um jogo de palavras com a população sobre a questão do IPTU.

Apenas por amor – Sargento Edgard pergunta: “alguém trocaria um emprego de procurador federal, por um trabalho num escritório de advocacia, apenas por amor?”

Todos são iguais – Fica muito difícil para o eleitor escolher um bom candidato a presidente em 2018. Pelas páginas policiais quase todos são iguais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também