Aracaju, 9 de maio de 2024
Search

Depois de Temer e Lula, JB agora já pensa em Alckmin para 2018!

O governador Jackson Barreto (PMDB), em meio ao desgaste administrativo que atravessa, está mesmo pensando em sua candidatura ao Senado da República e corre contra o tempo antes de deixar o governo sob o comando do vice, Belivaldo Chagas (PMDB). Pela legislação eleitoral, se realmente vai disputar um mandato eletivo, JB tem pouco mais de sete meses no comando do Poder Executivo e precisa viabilizar seu projeto político, em Sergipe e no plano nacional. Bastante experiente, apesar de contar com a fidelidade do “galeguinho”,

JB sabe que uma coisa é decidir com a “caneta nas mãos” e outra é deixar que decidam por si. Nessa segunda-feira (11), o governador sergipano cumpriu até uma agenda bastante positiva para o Estado e foi a São Paulo (SP) assinar um termo de empréstimo junto ao governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB) por equipamentos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para a Companhia de Abastecimento de Sergipe (DESO), cujo objetivo é garantir o abastecimento hídrico da região metropolitana da Grande Aracaju, em caso de estiagem.

Segundo informações do próprio governo do Estado, os equipamentos são dois flutuantes com conjuntos moto-bombas com vazão de 4 m³/s, que foram utilizados durante a crise hídrica de São Paulo e que não estão sendo utilizados no momento. Os aparelhos ficarão à disposição da Deso por seis meses sem custo para Sergipe. Há de se reconhecer que o governador Jackson Barreto, antes mesmo da escassez da água que vem do Rio São Francisco, se antecipou para impedir o desabastecimento da região metropolitana.

Mas que ninguém se engane: ao menos para o Jornal O Estado de São Paulo e outros setores da mídia nacional, há todo um contexto político nesta “parceria” firmada entre Jackson Barreto e Geraldo Alckmin e já representa uma “sinalização” para 2018, uma espécie de “troca de experiências com possíveis aliados”, já que o governador de São Paulo está ajudando outros Estados nordestinos e de outras regiões do País, desde 2016 no combate à seca. Além do empréstimo, Alckmin já trabalha sua vinda à Sergipe, mais precisamente ao município de Laranjeiras, para apresentar estudos sobre uma vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan (SP).

A leitura dos encontros e parcerias com os governadores nordestinos, segundo a imprensa nacional, é uma estratégia de Alckmin de externar para o Nordeste a exitosa gestão tucana em São Paulo, e a formação de convênios e parcerias é outra ação para chegar à região, promovendo visitas, tornando-se mais conhecido e popular. O governador paulista desconversa e fala em gestão, em geração de emprego e renda, em reconstrução e que o País precisa de estabilidade para crescer. Como homem público e como pré-candidato à presidência da República, Alckmin acerta em cheio e se movimenta bem do ponto de vista político.

Mas, por sua vez, se a imprensa nacional vê esse encontro como ação política, o contrato com Jackson Barreto levanta uma série de questionamentos, ainda mais porque o governador sergipano vive um “dilema” e ainda não se definiu se fica com o governo de Michel Temer (PMDB) ou se fica com o ex-presidente Lula (PT). Claramente JB tenta “ficar bem” com os dois, vive a fazer “média” para agradar governistas e esquerdistas, e, talvez, diante do desgaste popular do governo do PMDB e com a “enxurrada” de denúncias contra Lula, Dilma e outros membros do Partido dos Trabalhadores, ele já esteja de olho em um nome na oposição com potencial para chegar ao Planalto, e hoje seria Geraldo Alckmin. Não custa ficar de olho…

Veja essa!

Na entrevista em que concedeu ao radialista Gilmar Carvalho, o governador Geraldo Alckmin deu um “show” nos quesitos “elegância” e “equilíbrio”. Em momento algum disse algo que afrontasse o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), apesar de provocado para isso.

E essa!

Alckmin também foi muito habilidoso quando questionado sobre as questões políticas que envolvem Sergipe, foi elegante com JB e Eduardo Amorim (          PSDB), e diferente de muita gente no Estado, fez uma saudação especial ao amigo e ex-prefeito de Aracaju e ex-governador João Alves Filho (DEM).

Bons gestores

Em meio a onda de denuncismo que assola a classe política e um grupo de empresários consolidados no País, as gestões paulistas de Geraldo Alckmin e João Dória seguem muito bem avaliadas e precisam propagar isso. Agora estão “crescendo os olhos” para o Nordeste, já quem um dos dois (ou ambos) deve (ou devem) disputar a eleição presidencial em 2018.

Laranjeiras

Geraldo Alckmin confirmou que virá a Sergipe para apresentar um trabalho de produção da vacina contra a dengue, onde uma única dose combate quatro tipos da doença e Laranjeiras é um dos 15 centros de pesquisa no País. Em tempo, Dória também virá ao Estado para ministrar palestras para empresários e gestores públicos.

Exclusiva!

Uma fonte bem avisada do PMDB confirmou que já considera real a possibilidade de André Moura (PSC) assumir o comando da legenda no Estado ou, no mínimo, de ser candidato majoritário pelo partido.

Bomba!

A mesma fonte não apenas confirmou, como entende que em breve o governador Jackson Barreto deverá ser convocado pelo presidente da República, Michel Temer, para ser comunicado oficialmente sobre a importância de André Moura para o futuro do partido em Sergipe.

JB não sai

Outra informação exclusiva é que há um movimento já de “acomodação” dentro do PMDB para que Jackson Barreto não deixe o partido caso se concretize a vinda de André Moura. Existe quem seja contrário, mas esse grupo estaria costurando este entendimento, inclusive com políticos de outras legendas.

Belivaldo Chagas

Este colunista foi mais além e questionou que tipo de acomodação poderia ser feita para resolver a situação de Belivaldo Chagas, que assumirá o comando do Executivo em meados de 2018. A “fonte” confirmou que Belivaldo não será esquecido e deve participar de todo o entendimento se tudo transcorrer bem.

Violência I

A Secretaria de Segurança Pública fala o tempo inteiro que os números da violência estão diminuindo em Sergipe e que logo deixaremos o posto de Estado mais violento do País, mas a realidade contrasta e a sensação de insegurança continua muito forte no Estado.

Violência II

O noticiário ‘pós-feriado’ revela homicídios, suicídios e até latrocínios, na capital e, principalmente, no interior. A violência assusta ainda mais a população e o governo não consegue reagir. Sergipe está virando um Estado sem lei, onde os bandidos fazem a festa…

Buracos

A Prefeitura de Aracaju coloca a culpa nas chuvas para a quantidade de buracos que assustam a população e que estão “destruindo” os amortecedores, pneus e até as suspensões dos veículos. Várias vias da capital estão praticamente intransitáveis e o dinheiro do IPTU já acabou. Tomara que o prefeito tenha condições financeiras e consiga resolver este problema quando as chuvas derem uma trégua…

Sem réveillon?

Depois de não realizar o Forró Caju (pela primeira vez desde o início do evento), o tradicional desfile cívico das escolas do bairro Siqueira Campos, agora o prefeito Edvaldo Nogueira já fala em não realizar o réveillon. Para quem faz tanta “festa” com a economia promovida até agora, e como perguntar não ofende, para onde vai o dinheiro da PMA?

CMA omissa

A oposição faz sua parte, mas a Câmara Municipal de Aracaju precisa deixar de ser subserviente, de agir como um “puxadinho da PMA”, e precisa exigir explicações do Executivo. Edvaldo Nogueira economiza de um lado, mas está prejudicando o turismo local do outro. Sem o Forró Caju e sem o Reveillon, Aracaju está de saída do calendário nacional de eventos.

Festas particulares

Com a não realização de eventos promovidos pela Prefeitura para atrair turistas, Aracaju só é atração no calendário nacional do turismo de eventos graças ao Fest Verão (antigo Pré-Caju), em janeiro, e a Odonto Fantasy, em outubro, ambos planejados e organizados pela iniciativa privada.

Antônio dos Santos I

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC)vê avanços na parceria entre o Governo do Estado e a Clinradi (Clínica de Radioterapia e Imagem) que vai começar a aplicar a radioterapia nos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo objetivo é zerar a fila de espera até o final do ano, conforme anunciou recentemente o secretário da Saúde, Almeida Lima.

Antônio dos Santos II

O parlamentar parabenizou a também deputada Maria Mendonça (PP) que idealizou a parceria entre o Estado e a Clínica particular. “A deputada nos levou para conhecer a estrutura da Clinradi e nós chegamos a apresentar a realidade dos pacientes oncológicos de Sergipe para o ministro da Saúde que nos recebeu e revelou que já tinha conhecimento da situação”.

 Boa notícia

Em seguida, Antônio dos Santos trouxe a boa notícia, dizendo que “tomamos conhecimento e temos que externar que a formalização do convênio já começa a dar frutos, com a aplicação de radioterapia nos pacientes do SUS ainda esta semana na Clinradi. Esta é uma notícia maravilhosa, muito boa, porque é o fruto de uma luta iniciada na Alese”.

Apelo

Mais adiante, Antônio dos Santos fez um apelo ao secretário de Estado da Saúde pelo paciente Valter Celestino Gama, que se encontra internado no Hospital de Urgência e Emergência (HUSE) de Sergipe, onde recebe sessões de quimioterapia e que está precisando de mais um exame. “É algo mais específico, que isola o fígado, onde se faz necessária a retirada da parte comprometida, porque este é um órgão que se recompõe. As pessoas pedem ajuda e socorro por mais celeridade na recuperação, no tratamento”.

Falta tudo

Antônio dos Santos foi ainda mais longe e disse que sempre é muito bem recebido no Hospital de Urgência pelos servidores. “Não tenho o que reclamar dos funcionários do hospital que fazem o máximo e, muitas vezes, o que fazem ainda não atende bem a população, pela falta de equipes, de medicamentos, de insumos. Semana passada um paciente ia entrar no centro cirúrgico e teve que sair porque faltavam materiais”.

Maria Mendonça

A Assembleia Legislativa (Alese) aprovou Indicação da deputada Maria Mendonça, sugerindo que o governador adote as medidas necessárias para que o conteúdo do artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) seja inserido, obrigatoriamente, em todas as notificações e multas geradas pelos órgãos de fiscalização de trânsito em Sergipe.

Advertência

O dispositivo prevê que infrações de trânsito consideradas leves ou médias poderão resultar em advertência por escrito em vez de multa para o motorista que não reincidir na mesma infração, por um período de 12 meses. A medida, segundo a deputada, atende ao objetivo da Lei que é o de conscientizar os cidadãos sobre seus direitos, não apenas deveres.

Zezinho Guimarães I

O deputado estadual e presidente da Comissão Economia e Finanças da Assembleia Legislativa de Sergipe, Zezinho Guimarães (PMDB), entregou ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), Clóvis Barbosa, o pedido de solicitação para a realização de auditoria técnica e revisão do contrato de concessão dos últimos 10 anos da Sergás (Sergipe Gás S/A).

Zezinho Guimarães II

Zezinho também entregou ao conselheiro um estudo catalogado baseado no modelo de gestão de gás do Estado de Santa Catarina, onde uma revisão do contrato já rendeu aos cofres públicos R$120 milhões e a tarifa passou a ser uma das mais baratas do Brasil. Diferente de Sergipe, que atualmente é a mais cara.  “Quem saiba não podemos copiar esse modelo”.

Banese

Questionado por este colunista, durante a sessão dessa segunda (11), na Alese, o deputado Zezinho Guimarães confirmou que pretende reforçar, talvez já nesta terça-feira (12), na tribuna da Assembleia, o pedido à diretoria do Banco do Estado de Sergipe (Banese) pela cópia do edital do processo de credenciamento que foi feito pela instituição recentemente para a terceirização do operacional do Banese Card.

SE Promotora

O processo que interessa ao deputado foi vencido pela SE Promotora, empresa sergipana e que tem sede em Lagarto. A diretoria do banco explica que conheceu a estrutura da empresa e o edital trazia uma série de garantias de que a terceirizada possuía saúde financeira. O deputado não esconde sua preocupação com os números apresentados pela diretoria do banco mês passado.

Quem será o 2510?

Com a confirmação de que a jornalista Ana Alves será candidata a deputada federal, os rumores dão conta que ela vai para a urna eletrônica com o número 2510, a mesma que seu ex-esposo Mendonça Prado utilizou em sua trajetória. Agora, como perguntar não ofende, se Mendonça decidir concorrer também, quem ganhará esta “queda-de-braço”?

Mendonça Prado

Falando nele, já que existe uma decisão judicial determinando seu retorno para a presidência da Emsurb, o que está faltando agora para o prefeito Edvaldo Nogueira reconduzi-lo à direção do órgão? Será que existem “pressões” para Mendonça não reassumir o cargo ou estaria o prefeito receoso com alguma situação? Ou seria com alguma investigação?

Seminário

Sergipe recebe na próxima sexta-feira (15), uma das etapas dos seminários regionais preparativos para o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) 2018. O evento acontece no plenário da Assembleia Legislativa. Com participação não apenas de Sergipe, mas também de representantes dos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

João Daniel

O ato é fruto do requerimento nº 166/2017, apresentado pelos deputados João Daniel (PT) e Givaldo Vieira (PT/ES), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, promotora do seminário.

Reunião
A presidente do PSDB-Mulher Sergipe, Suely Ouro, participa nesta quarta-feira (13), em Brasília, de reunião da Coordenação Executiva do Secretariado da Mulher e Presidentes Estaduais. Em pauta, as eleições internas do PSDB e PSDB-Mulher.

Gestão de conflitos

A gestão de conflitos no âmbito da administração pública será o tema do II Café Filosófico promovido pela Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem (Media). O evento acontecerá na próxima quinta-feira (14), às 18h, na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de Sergipe (Aease).

Participantes

O evento terá a participação do advogado e escritor Gabriel Seijo Figueiredo, doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC); e do professor-doutor Mauro Gaglietti, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Objetivo

O objetivo, de acordo com a organizadora do evento, a advogada Ana Sarmento, é difundir o conhecimento das práticas alternativas de solução de conflitos, utilizando o instrumento da arbitragem e mediação, já muito utilizado nos grandes centros. A ideia, ressaltou, é qualificar a comunidade para a prática e difusão da arbitragem, mostrando as vantagens da escolha e uso desse instituto na resolução de conflitos.

Avosos

A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realiza, nos próximos dias 14 e 15, o X Workshop da Avosos: 30 anos no Combate ao Câncer Infantojuvenil. O evento integra as ações da instituição em celebração aos seus 30 anos e na campanha Setembro Dourado, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) que destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e alerta para os sinais e sintomas da doença.

Com Clóvis

O conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), esteve na manhã dessa segunda-feira (11), no gabinete do deputado Luciano Bispo, presidente da Assembleia Legislativa, acompanhado do conselheiro Carlos Alberto, para entregar o Projeto de Lei que trata da Nova Estruturação Administrativa sobre o Quadro de Pessoal efetivo do TCE, com destaque para a Procuradoria Jurídica.

Mais celeridade

Clóvis Barbosa explicou que a proposta, ainda a ser apreciada pelo parlamento, é motivada pela necessidade de representação por meio de órgão jurídico próprio, visando dar maior celeridade ao andamento dos processos de contas anuais em curso. Na ocasião, o deputado Luciano Bispo elogiou a iniciativa dos conselheiros ao levarem pessoalmente o projeto e disse que a Alese logo irá apreciar a matéria.

Sem problemas

Para o presidente Luciano Bispo, a Casa Legislativa não terá problema algum na apreciação do PL, pois trata-se  de regulamentação interna do TCE. Segundo Bispo, a aprovação da proposta deve acontecer na próxima semana.

Título

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo, concedeu o Título de Cidadão Sergipano ao Primeiro Cônsul Honorário da França, Lucien Henri Gaujac. “A Assembleia Legislativa de Sergipe concede essa homenagem pelo fato de a sociedade sergipana ter recebido vários benefícios por meio do cônsul francês Lucien Henri Gaujac, quanto às atividades na esfera de empreendimentos industriais; área de pesquisas, resultantes de devotamento e do comprometimento, o que justifica a homenagem”.

Luciano Bispo I

No discurso, Luciano Bispo destacou que ao longo da trajetória profissional, nos últimos 46 anos, o homenageado mantém uma fecunda relação com o Estado de Sergipe, há 28 anos à frente do consulado em Sergipe, permutando experiências e conhecimentos com a comunidade sergipana e seus representantes.

Luciano Bispo II

“De formação católica, mas de horizonte religioso ilimitado, Lucien, primeiro cônsul honorário de Sergipe, sempre foi um grande pesquisador na área de engenharia e mineração, destacando-se na parte administrativa onde liderou seus conhecimentos para demais colegas , suas pesquisas tiveram êxitos e ganharam espaço no mercado onde atuava”, relatou lembrando que Sergipe é uma terra acolhedora e que os deputados aprovaram por unanimidade, pois a Assembleia é que se sente honrada e grata.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também