Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Juntos e separados

Afirmar hoje quem estará com quem nas eleições de 2018 é mero exercício de futurologia. Unido agora, o grupo liderado pelo governador Jackson Barreto (PMDB) poderá se desfazer quando da montagem da chapa majoritária. O mesmo ocorrerá na oposição se os seus principais líderes não chegarem a um consenso sobre os candidatos ao governo e Senado. Exemplo mais recente de como a política une, desune e reúne foi o pleito de 2016. Até junho daquele ano, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) era aliado de primeira hora de Jackson, e adversário dos irmãos Amorim. Contrariado porque JB apoiou Edvaldo Nogueira (PCdoB) para prefeito de Aracaju, Vavá foi buscar na oposição o apoio para a candidatura do herdeiro Valadares Filho (PSB). Por sua vez, o deputado estadual Robson Viana (PEN) rompeu feio com Jackson para apoiar a reeleição do prefeito João Alves Filho (DEM). Depois da disputa, o parlamentar voltou às boas com o velho amigo, hoje seu pré-candidato a senador. Como se vê, até as convenções de 2018 tudo pode acontecer em termos de aliança, inclusive, nadica de nada.

Pulou a cerca

O vereador de Tobias Barreto, “Gata Amarrada” (PR), deixou a oposição para apoiar a administração do prefeito Diógenes Almeida (PMDB). A mudança rendeu ao parlamentar e radialista um horário na rádio Luandê, pertencente ao peemedebista. Então, tá!

Festa mineira

E o governador Jackson Barreto (PMDB) será homenageado hoje pelo governo de Minas Gerais com a Medalha JK. Realizada em Diamantina, a cerimônia ocorre sempre em 12 de setembro, dia do aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, nascido em 1902. Segundo JB, receber esta homenagem “é uma grande honra, pois sempre fui um apaixonado pela história de vida do maior presidente que esse país já teve”.

Cultura no TCE

Waldemar Lima, cineasta sergipano que se consagrou como diretor de fotografia do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, será homenageado pelo Tribunal de Contas de Sergipe. Na Sexta Cultural do TCE, dia 29 próximo, acontecerá o lançamento do livro “Uma Câmera e uma Ideia de Luz”, organizado pelo jornalista Marcos Cardoso. Também estão previstas a exibição de um documentário sobre a vida e obra do mestre do cinema e a premiação dos três vencedores do concurso de roteiros para TV que leva o nome do homenageado. Prestigie!

Colcha de retalhos

A Câmara Municipal de Aracaju terá um novo Regimento Interno em breve. Uma comissão de vereadores está promovendo alterações no atual que, segundo Iran Barbosa (PT), se assemelha a uma colcha de retalhos. Redigido na época da ditadura militar, o Regimento está obsoleto, além de ferir a Constituição Federal. Aff, Maria!

Olho do furacão

Os furacões que assolam os Estados Unidos impediram o retorno ao Brasil do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Ele foi aos States participar de um fórum do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O retorno do comunista estava previsto para ontem, porém as péssimas condições climáticas cancelaram o voo. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, Edvaldo só deve retornar amanhã. Enquanto isso, a capital vai sendo administrada – sem queixas! – pela vice Eliane Aquino (PT).

Quarentão

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese) completou 40 anos de muita luta em defesa dos direitos da categoria. A data foi registrada na Assembleia pela deputada estadual Ana Lúcia (PT), ex-presidente daquela entidade. A petista registrou a exibição do espetáculo ‘Sintese: O musical’, que retoma a história de resistência do sindicato. Muito bem!

Mãos ao alto

Mais de 100 cobradores e motoristas de ônibus da Grande Aracaju largaram os empregos com medo da violência. Segundo publica hoje o Jornal da Cidade, um dos demissionários foi ameaçado de morte após reagir a um assalto dentro do coletivo. O Sindicato da categoria informou que somente em agosto passado, 85 ônibus foram assaltados na capital e em Socorro. Misericórdia!

Entre nós

E quem estará em Sergipe brevemente será o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Além de Aracaju, ele irá a Laranjeiras, aonde o Instituto Butantan (SP), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, conduz testes clínicos da vacina contra a dengue. Questionado se fará a visita ao lado do governador Jackson Barreto (PMDB) ou do senador Eduardo Amorim (PSDB), Alckmin respondeu que irá “com os dois. Estaremos juntos aí trabalhando”, disse. Marminino!

Recado

Seguindo a cantiga de outros partidos governistas, o PRP ameaça se bandear para a oposição caso não tenha espaço na chapa majoritária. De acordo com o ex-prefeito de Canindé, Heleno Silva, as últimas pesquisas para o Senado o colocam numa confortável posição. Pré-candidatos a senador de outros partidos se dizem bem votados e também ameaçam pular a cerca se forem preteridos. Crendeuspai!

Recorte de jornal

0

Publicado no Sergipe Jornal em 30 de abril de 1923

Resumo dos Jornais

Leia também