Aracaju, 18 de abril de 2024

UM ACHISMO SEM FUTURO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O momento não é para filiações partidárias. Isso ficou lá para abril. Há muito tempo para definições. Na realidade existe um amplo ‘achismo’, para conjecturar possíveis fatos que passam distante da realidade das lideranças políticas, bem conectadas na forma mais eficiente para proteger seus blocos e pré-candidatos, principalmente os majoritários.

Para tentar ser o menos complicado possível, há necessidade de se avaliar o que vem ocorrendo entre nomes de boa estatura, tanto nas oposições, quanto na situação. Não se detecta sentimentos de ódio. Pode-se dizer que evoluíram os atos de brandura que apagam magoas e aproximam antagonistas, neste desejo de favorecer a sociedade, independente de quem esteja no Governo.

Claro que não se pode negar a realidade das divergências pessoais, cima de adversários. Próximo a inimigos inconciliáveis. Para esses a disputa será uma “guerra” de incontinências verbais. Mas para outros, que conseguiram estender “tapetes” e construir pontes, o tratamento será de ternura e até de possibilidade de entendimento. Objetivo: derrubar o alvo inconveniente aos que não têm problemas de uma conversa bem ao “pé de ouvido”.

Uma frase de autor não lembrado diz que “na política ninguém deve ser adversário a ponto de jamais ser aliado, e nem aliado que numa possa ser adversário”. Ouvi isso de um deputado do Piauí, Sebastião Leal. Parece-me verdade na filosofia política. E isso está acontecendo nesse momento em que adversários estão se atraindo para criar uma barreira forte capaz de impedir o crescimento dos que consideram inimigos.

Esse quadro está forte, concreto, visível e exposto em Sergipe, onde a disputa não envolve ideologias, mas ranços formados e fortalecidos através dos tempos. Tanto, que se transformam em ódio…

SOBRE O SENADO

Jackson Barreto não confirmou a Geraldo Alckmin se seria candidato ao Senado. Disse apenas: “estou pensando”. Aconteceu durante encontro dos dois em São Paulo.

– Sofro pressão grande dos aliados sobre isso, mas ainda não decidi.

TEM COMO CERTO

Aliados de Jackson Barreto em Sergipe, entretanto, têm como certa sua candidatura ao Senado. Sequer discutem mais sobre isso e nem têm dúvida.

Jackson também tem demonstrado interesse na disputa…

JOGO SE FORMANDO

O deputado Capitão Samuel avalia que a situação com Belivaldo Chagas para Governo, com Jackson Barreto e Rogério Carvalho é a chapa majoritária apoiada pelo grupo.

– O jogo 2018 está se formando…

AGORA PARA TUDO

Com a segunda denúncia, por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro, volta a parar tudo na Câmara, para impedir que o processo ande.

Maioria dos deputados de Sergipe vota pela continuidade da denúncia.

CHAMAR FEITO À ORDEM

Um dos jornalistas mais sérios de Sergipe acha que, na desordem em que anda o País, as forças armadas deveriam promover uma reunião e buscar “organizar a bagunça”.

– Não escrevo isso porque vão pensar que defendo a ditadura, disse.

BOMBAS CEDIDAS

O ex-deputado José Carlos Machado diz no twitter que Jackson Barreto teme colapso no abastecimento d’água e pede bombas hidráulica emprestadas a Geraldo Alckmin.

– Se não fosse a boa vontade de Alckmin, como ficaria a Grande Aracaju?

AGRADECE E ENALTECE

José Carlos Machado agradeceu e enalteceu o apoio de Geraldo Alckmin, que mesmo não sendo aliado se prontificou a atender pleito de Sergipe.

Essas ações fora de posições políticas realmente são louváveis.

COMO CONCORRENTE

Laércio Oliveira, que almoçou segunda-feira com Belivaldo Chagas, disse ontem que nunca teve conversa política com o vice, como a que ocorreu nesse encontro.

– Tinha vontade de dizer-lhe que nunca me visse como um concorrente.

APENAS DOIS FOCOS

Deputado André Moura (PSC) tem dois focos definidos para 2018: disputar o Governo do Estado ou permanecer na Câmara, via reeleição.

O Senado não está em seus projetos.

PRB MAIS UNIDO

O deputado Jony Marcos (PRB) disse que o seu partido está “mais unido do que nunca” e quer espaço na chapa majoritária em 2018.

Admite que os números favorecem a Heleno Silva (PRB).

VOTA COM JACKSON

Segundo Jony Marcos, que é presidente regional do PRB em Sergipe, o partido tem compromisso fechado de votar em Jackson Barreto para o Senado.

Mas para governador, vota na chapa majoritária que a sigla esteja.

QUER MAIS ESPAÇO

Jony Marcos reclama que nunca deram o espaço que o PRB merece e insistiu: “a certeza do partido no momento é o voto fiel a Jackson Barreto”.

– Para o Governo o PRB ainda não sabe quem será o candidato, concluiu.

ENALTECEU D. MARIA

Na última reunião com vereadores de Aracaju, antes de viajar aos EUA, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) enalteceu a senadora Maria do Carmo (DEM).

Emenda da senadora favoreceu à capital.

AJUDANDO MUITO

Na mesma reunião, Edvaldo reconheceu que André Moura está ajudando muito Aracaju e demonstrou satisfação pelo que o parlamentar está fazendo com ele.

Não teria deixado dúvida sobre apoio futuro.

NADA IMPOSSÍVEL

Um observador político de Sergipe, aliado a JB, previu, ontem, em off: “ninguém se admire de uma dobradinha entre Jackson e André para o Senado”.

– Mesmo que estejam em partidos opostos…

E AGORA BOLSONARO

A maioria dos militares que se tornou político – com mandato ou não – defende a candidatura do deputado Jair Bolsonaro a presidente da República.

Em Sergipe, o primeiro a por a cabeça foi o deputado Capitão Samuel.

SINUCA DE BICO

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, estaria em ‘sinuca de bico’ em relação aos apoios em 2018 para deputados estadual e federal.

Para federal apoiará Fabio Reis e João Daniel, este último por afinidade ideológica.

SOBRE O ESTADUAL

Santana tinha compromisso de votar a estadual em Silvia Fontes (PDT), mas vai apoiar Francisco Gualberto (PT), atendendo ao pedido de JB.

O compromisso com Silvia vinha de sua eleição a prefeito.

Notas

O Antagonista – Fernando Henrique Cardoso disse ontem, em depoimento à Justiça Federal, que a FAB já tinha preferência por caças suecos da Saab no fim de seu governo, em 2002. FHC é testemunha de defesa de Lula na ação penal em que ele é acusado de fazer tráfico de influência para que Dilma adquirisse aviões suecos.

0x0

Atrasa reforma – Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, avaliou ontem que eventual apresentação de uma segunda denúncia contra Temer vai atrasar a votação da reforma da Previdência Social. O deputado do DEM afirmou que, se o peemedebista for denunciado, o plenário da Casa ficará “concentrado” na análise da denúncia.

0x0

Rebelião na Comissão – A confirmação do deputado Carlos Marun, membro da “tropa de choque” do presidente Temer, como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS, já provocou a primeira baixa na comissão. Antes mesmo da primeira reunião o senador Ricardo Ferraço já pediu para sair da comissão.

0x0

Janot não retrocede – A cinco dias de deixar o cargo de procurador-geral, Rodrigo Janot disse que não irá retroceder nem desistir do combate à corrupção. As declarações foram uma resposta às pessoas que ele chamou de ‘detratores’. De fato, Janot conseguiu dar sinais claros de que pode punir corruptos de qualquer tamanho social.

0x0

Investiga Temer – Deu no Antagonista: O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para investigar o presidente Michel Temer por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro na edição de um decreto no setor de portos, informa Matheus Leitão.

0x0

Bandidos e versões – A Secretaria de Comunicação Social da Presidência divulgou ontem uma nota em que afirma que “facínoras roubam do país a verdade” e que “bandidos constroem versões” em busca de imunidade ou perdão de crimes. Já o presidente Temer disse que “cada um quer derrubar o outro” no Brasil.

Conversando

Águas a rolar – Há muitas águas a rolar para eleições de 2018 e muitos entendimentos pela frente. Todos os partidos guardam seus trunfos.

Cavalo Branco – Senador Valadares (PSB), montado em um cavalo branco, participou da vaquejada na cidade de Pedra Mole, no final de semana.

Alckmin arquiva – Governador Geraldo Alckmin arquivou tudo sobre o Sergipe depois de conversa com o Jackson Barreto, em seu gabinete.

Questão do fundo – Questão do fundo da Previdência vem sendo estudado e discutido entre a Alese e vários sindicatos vinculados aos serviços públicos.

PT sugere grana – O Fundo Público de Campanha foi uma exigência do PT para votar na Reforma Política. A legenda será atendida depois de conversas.

Eduardo e Alckmin – Senador Eduardo Amorim se encontrou com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Saudade da censura – Leo Jaime diz que dá uma tristeza ver brasileiros, inclusive artistas e comunicadores, com saudade da censura. Minha vida foi em vão.

Estender tapetes – Para Clovis Silveira, se vacilar chegará o dia em que honestos terão que estender tapetes para corruptos e depois se recolher à sua insignificância!

Judiciário seletivo – O tsunami jurídico não deve pegar só os pulhas do PT, mas de todos os demais partidos. O judiciário é seletivo na condenação.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também