Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Política toma conta do noticiário, mas gestões atravessam um caos!

Há uma pressa de alguns setores da política e até da própria imprensa em querer antecipar o processo eleitoral de 2018 em Sergipe. Basta acompanhar a maioria dos noticiários para perceber que muitos estão alinhados em estabelecer quem disputará o governo, o Senado, além das vagas de deputado federal e estadual. Mas outros pontos relevantes como a Saúde, a Educação e a Segurança Pública, em especial, acabam ficando em segundo plano. Há um profundo desencanto da sociedade com a classe política o que, inclusive, pode resultar em uma abstenção inédita no próximo ano.

As pessoas precisam ser estimuladas a votar, em acreditar. O País vem sendo destruído a cada revelação, a cada delação ou prisão. A crise econômica a que todos nós estamos submetidos é fruto da crise política, ética e moral que aparenta não ter fim. O dinheiro segue circulando muito pouco, a economia e o mercado reagem lentamente. Os empregos estão sendo restabelecidos, mas bem timidamente. As projeções são de melhoras em longo prazo e, por enquanto, as dificuldades seguem enormes. Em síntese, ainda estamos atravessando a crise, mas pelo visto isso não é tão importante.

De um lado, setores da imprensa nacional passam horas e dias de suas programações “irritando” ainda mais o brasileiro com denúncias e mais denúncias, com indícios de corrupção sem fim, numa “farra desenfreada”, colocando em cheque não mais a classe política apenas, mas também o segmento empresarial e até setores do Ministério Público e do Poder Judiciário que, até pouco tempo, eram “intocáveis”. É um sinal sim de transparência, de velocidade da informação, mas isso não muda a vida dos brasileiros, aliás, só afasta ainda mais uma parcela da sociedade do processo eleitoral que se aproxima.

Do outro lado, em Sergipe, as dificuldades são ainda maiores. O Estado, por exemplo, atravessa problemas graves na prestação de serviços de Saúde e de Educação, “ostenta” o título de “mais violento” do País e, do ponto de vista financeiro é um “poço de incertezas”. O mesmo vale para muitos municípios, como a capital, por exemplo. São tantos buracos espalhados nas diversas vias, a cidade segue sem mobilidade, está longe de ser classificada como “moderna”, e seu crescimento continua desordenado. Somos, talvez, o único Estado litorâneo que não consegue promover seu potencial turístico, difundir seus destinos.

Mas alguns persistentes setores da imprensa insistem em propagar quem será o candidato governista em 2018, quem será rifado, quem mudará de agrupamento ou partido político. A eleição é apenas no próximo ano, mas para alguns ela já começou de fato, já é pauta. Enquanto os corredores do Hospital de Urgência e Emergência (HUSE) seguem cheios de pacientes que amargam esperando por exames, por procedimentos cirúrgicos ou até por um simples leito, estes mesmos setores insistem em promover divergências, em criar “caso” entre os líderes da oposição. Nossas rodovias estaduais, por exemplo, estão intransitáveis e bastante perigosas.

Enquanto os noticiários “inflam” com muita política, com especulações, projeções e, até, manipulações, os sergipanos seguem sofrendo, carentes de mais representatividade. Em Aracaju há uma nítida falha no Legislativo. As pessoas não se sentem representadas, se veem esquecidas e, muito por isso, todo esse desencanto com a política. Há uma “sede” em propagar a politicagem, talvez até de uma forma estratégica para esconder um pouco o caos administrativo, em mais uma tentativa de ludibriar as pessoas. O problema é que quando a população perde esse “estímulo”, ela vota mal ou até não vota, mas também desliga o rádio, seleciona melhor seu acesso à internet, passa a assistir mais séries na tv ou se distancia ainda mais das bancas de revistas e jornais. Fica a dica…

Veja essa!

Enquanto setores da imprensa se dividem para ver quem acerta qual será o futuro partido deste ou daquele político, uma professora foi assassinada dentro de uma escola pública, no interior do Estado.

E essa!

Seja lá por qual razão ela tenha sido assassinada, estamos falando de mais um crime que aconteceu nas dependências de uma unidade de ensino. Foi ela desta vez, como já aconteceu com vários alunos e, pelo visto, sem uma campanha, sem cobranças contínuas por parte da imprensa, é algo que seguirá ocorrendo.

Em greve

Em Aracaju, por exemplos, desde o último dia 1º que os professores da rede municipal seguem em greve por tempo indeterminado. A categoria cobra do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) o piso do magistério que não vem sendo pago esse ano. Houve uma reunião nessa quarta-feira (13), sem sucesso.

João pagou

Bastante criticado por seus adversários, em especial pelo próprio Edvaldo Nogueira, o ex-prefeito João Alves Filho conseguiu construir uma relação de bastante diálogo com o magistério e, apesar dos vários problemas, pagou o piso da categoria durante os quatro anos de sua gestão na PMA…

Bomba!

O prefeito Edvaldo Nogueira segue pagando os servidores efetivos e comissionados dentro do mês trabalhado, mas ao menos alguns terceirizados estão sofrendo já com os atrasos da PMA. Cerca de 40 cuidadoras sociais da empresa Niltek, contratadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social para atuarem nas casas-lares e abrigos estão com salários atrasados e sem receber o ticket alimentação.

Exclusiva!

Este colunista se aprofundou um pouco sobre o assunto e descobriu que a Prefeitura de Aracaju, que propaga tanto os salários em dias, está com três faturas em atraso do contrato com a Niltek. Vale lembrar que a PMA tem convênios com outras terceirizadas e, não se sabe, se os pagamentos estão regularizados.

Vai pagar

Para tentar impedir que as cuidadoras sociais se rebelem e comecem a protestar, a empresa corre para regularizar os pagamentos dos salários e dos tickets para os próximos dias, independente da PMA regularizar ou não o pagamento.

Compromisso

A coluna obteve a informação nessa quarta-feira (13), que diante do iminente desgaste, a Prefeitura de Aracaju também está correndo para tentar quitar parte dos débitos com a empresa no sentido de evitar maiores desgastes.

Não custa olhar

A coluna aproveita o ensejo e, já que a Câmara Municipal de Aracaju não vem se impondo perante o Executivo, sugere que o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual se aprofundem sobre estes contratos terceirizados da PMA. Até para preservar os funcionários que prestam serviços à administração.

Falando no TCE

Não custa lembrar que o Tribunal de Contas ainda não se manifestou acerca da polêmica do lixo em Aracaju. Poucos dias antes da abertura dos envelopes, a empresa TORRE protocolou uma denúncia condenando a licitação da Emsurb, questionando 17 pontos da mesma e acusando a Empresa Municipal de não ter observado as orientações feitas pelo próprio TCE no lançamento do edital.

Lixo

Vale lembrar que a Emsurb chegou a receber os envelopes de habilitação e de preço das empresas especializadas para a execução dos serviços de limpeza urbana de Aracaju. Foi feito o credenciamento e todos os representantes das empresas presentes assinaram os envelopes lacrados, aguardando a manifestação do TCE.

Laércio Oliveira

A coluna anunciou que o deputado federal Laércio Oliveira (SD) foi convidado como principal palestrante do Dia do Administrador na Fanese e que, quando anunciado, teria recebido uma sonora vaia de muitos estudantes na plateia.

Outro lado

Laércio Oliveira entrou em contato com a coluna e reconheceu que realmente chegou a ser vaiado, mas que após o término de sua exposição, findou sendo aplaudido por todo o auditório. “Quando as pessoas nos dão o direito de nos explicar, de expormos nossas posições, elas compreendem nossa mensagem”.

Acatou

Este colunista também pontuou na edição anterior que Laércio não conseguiu ainda reverter o desgaste junto à classe trabalhadora sobre a votação da Reforma Trabalhista, onde as entidades sindicais, pelo visto, continuam lhe impondo muito desgaste. E sugeriu uma mudança de estratégia por parte do deputado. A sugestão foi acatada e o parlamentar vai discutir o assunto internamente, com sua equipe de assessores.

Banco do Brasil I

Em reunião com o presidente do Banco do Brasil, Paulo Roberto Caffarelli, o deputado André Moura (PSC) apresentou pleitos de prefeitos sergipanos de não fechamento das agências nos municípios, e tratou da renegociação da dívida dos agricultores. De acordo com Paulo Caffarelli, o fechamento de agências decorre principalmente da falta de segurança.

Banco do Brasil II

Os prefeitos de Salgado e Poço Verde – Duílio Siqueira (PSB) e Iggor Oliveira (PSC) – apresentaram soluções para proteger o entorno das agências. Em Salgado, o projeto de instalação de câmeras de monitoramento está em fase de licitação. Em Poço Verde, algo similar tem sido desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Secretária de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), a agência local e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. A pedido de André serão feitos os ajustes técnicos a fim de evitar o fechamento das agências nos dois municípios.

Produtores rurais

André aproveitou o encontro com o presidente do Banco do Brasil e, ao lado do deputado federal Jony Marcos (PRB), solicitou a efetivação da Resolução 4591/2017, do Conselho Monetário Nacional (CMN), com as normas para renegociação das dívidas dos produtores rurais contraídas entre os anos de 2012 e 2016 – no momento, o BB segue sendo a única instituição a não seguir a regra.

Verba liberada

De Washington [Estados Unidos], onde articula junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) a inclusão da capital sergipana no programa mundial de cidades sustentáveis, inteligentes e competitivas da instituição financeira, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) foi comunicado por André Moura sobre o empenho da emenda impositiva da bancada federal para Aracaju, no valor de R$ 63,1 milhões. A verba já está disponível na Caixa Econômica Federal (CEF).

André Moura

No dia 12 de agosto, o prefeito se reuniu com o deputado e solicitou dele apoio na liberação da emenda, cujo prazo final para alocação ao Orçamento de 2017 ocorreu na sexta-feira (8). “A prefeitura já pode apresentar os projetos de engenharia de cada obra para análise da instituição financeira. Caso sejam aprovados, o próximo passo será licitá-las. Ou seja, tudo depende agora da equipe do prefeito Edvaldo Nogueira. Fizemos a nossa parte”, comemorou André Moura.

Fábio Reis

O deputado federal Fábio Reis (PMDB) garantiu a liberação financeira de R$ 3,1 milhões para a obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento das cidades de Umbaúba, Itabaianinha e Tomar do Geru, em reunião com o governador Jackson Barreto, o presidente da Deso, Carlos Melo, e o secretário de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua.

Falando nele

O deputado federal Fábio Reis, em meio a tantas informações sobre a Executiva Nacional do PMDB, segundo informação levantada por este colunista, deve assumir a presidência estadual do partido, após a saída de João Gama.

Não tem veto

A informação é que a Executiva Nacional não veta a vinda do deputado federal André Moura, mas teria sido decidido, por unanimidade da Executiva Nacional, que o partido não promoverá uma intervenção no Diretório Estadual como se especulou.

Márcio Macedo I

O ex-presidente Lula prestou depoimento na 13ª Vara Federal de Curitiba e o vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo, que coordenou a caravana Lula Pelo Brasil, esteve presente na 2ª Jornada de Lutas pela Democracia na capital paranaense, e falou sobre a mobilização de partidos e movimentos sociais antes e durante a chegada de Lula ao Fórum, e sobre a participação dele no ato à noite.

Márcio Macedo II

“Nós, do Partido dos Trabalhadores, dirigentes de outros partidos, de movimentos sindicais e sociais, a militância e a população de Curitiba, estamos aqui para apoiar o presidente Lula em função do processo de perseguição contra ele. Temos certeza absoluta da inocência de Lula”, destacou Marcio Macedo.

Capela

O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), acompanha com preocupação os desdobramentos dos sucessivos erros administrativos cometidos pela atual prefeita Silvany Sukita (PODEMOS). Procurado por um grupo de estudantes do povoado Pedras, o ex-gestor ficou surpreso quando tomou conhecimento das pressões a que os alunos daquela localidade estão sendo submetidos para conseguirem realizar o tradicional desfile cívico que marca a Independência do Brasil.

Deu bode

Segundo o grupo de estudantes há uma determinação da direção da escola do povoado para que cada aluno consiga vender uma rifa de um bode para levantar recursos financeiros, caso contrário, o desfile cívico não poderá ser realizado. “O filho de Capela passou quatro anos sem sofrimento, sem passar por pressões, sem ter que se submeter a determinadas situações. Hoje até para fazer um desfile da Pátria os alunos têm que vender rifa? O aluno tem que ir para a escola estudar, adquirir conhecimento. Isso não existe”.

Ezequiel Leite

Para o ex-prefeito está faltando planejamento à gestão municipal em Capela. “A Prefeitura teve dinheiro para promover uma grande festa de São Pedro, com atrações nacionais e hoje não tem condições de promover um simples desfile cívico no povoado Pedras? Cada aluno tem que vender cinco bilhetes para comprar o material. Estão rifando um bode! Isso é uma vergonha para uma gestão que adora fazer publicidade do que não é real, do que não existe! Já fizeram até bingo para arrecadar dinheiro para esse desfile”.

REDE

Considerando o adiamento do julgamento no STF das Ações de Inconstitucionalidade de alguns dispositivos do Código Florestal e a importância do mesmo para impedir a anistia aos crimes ambientais e a cultura de impunidades, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, decidiu permanecer em BSB e vai remarcar uma nova data para o Fórum Sergipe em Rede, que seria realizado em Sergipe, nesta quinta-feira (14).

SINASEFE

Estarão reunidos em Assembleia Geral do SINASEFE Sergipe, nesta quinta-feira, os servidores e servidoras do Instituto Federal de Sergipe para decidirem sobre que encaminhamentos serão dados ao Sindifse, sindicato ilegítimo da categoria, que perdeu validade legal após sucessivas tentativas de retomar a gestão por meio de processos judiciais, nos quais foram derrotados. A Assembleia, que é a instância máxima de deliberação dos trabalhadores e trabalhadoras do IFS, acontece em frente ao Campus Aracaju do instituto, localizado na Rua Estância.

Adriano Taxista

O ex-vereador de Aracaju e presidente da Asmacom (Associação dos Trabalhadores Rodoviários, Motoristas, Cobradores e Funcionários da Manutenção), no município de Aracaju e região metropolitana, Adriano Taxista, informa que diante do crescimento de assaltos a ônibus aos domingos na Atalaia nova, na Barra dos Coqueiros, está decidido que no próximo domingo (17) não haverá ônibus para o povoado.

Entendimento

Adriano Taxista explicou ainda que, pensando na população, existem conversas em andamento com o prefeito Airton Martins no sentido que se viabilize, em caráter de urgência, uma reunião com o Comandante da Polícia Militar. “Para que assim, possa trazer segurança para os motoristas, cobradores e usuários. Caso não tenha essa garantia, infelizmente não haverá transporte. Esse é o entendimento da categoria”.

Laranjeiras I

A Prefeitura de Laranjeiras participou do Seminário sobre os Processos de Planejamento na Gestão do SUS. O município está sendo representado pela secretária adjunta de Saúde, Ana Paula, e pela Coordenadora da Atenção Básica, Rita de Cássia. O evento aconteceu no auditório do Aquários Praia Hotel, em Aracaju.

 Laranjeiras II

O objetivo do evento foi melhorar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir um atendimento de mais qualidade à população. A inciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (Cosems/SE). A busca por novas ações tem sido uma cobrança do prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, e da vice-prefeita Suely Alves (DEM), a “Suely da Escolinha”.

Planos Municipais

Outro ponto abordado no evento foi a elaboração dos Planos Municipais de Saúde. As duas representantes de Laranjeiras estiveram reunidas com técnicos da Secretária de Estado da Saúde e do próprio Ministério da Saúde discutindo mecanismos de construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também