Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

PRECISA DA ‘MEA CULPA’

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Deve-se insistir: o Partido dos Trabalhadores tem que fazer a ‘mea culpa’. Não há jeito de se segurar fortalecendo o ‘não’. Mantém a mesma cantilena de inocência e se acha vítima de tudo. Até dos aliados que hoje cospem no prato que comeram. Lula da Silva abusou da popularidade e é líder expressivo no País, mas vem perdendo confiança até dos que antes achavam que ‘só estão vivos por causa dele’.

O presidente Lula não tem propostas para um Brasil afundado na corrupção, e que conserva suas digitais. Ele agora apenas se defende e já não convence, em razão de fatos cristalinos do que aconteceu no seu Governo. É difícil, a altura dos acontecimentos, convencer de que “nada sabia” ou que desconhecia até mesmo a quem sua família pagava alugueis.

Não é mais convincente em suas afirmativas. Tanto que o seu ex-ministro da Fazenda – logo o da Fazenda – Antônio Palocci, causou um estrago grande nas hostes do partido, que hoje tateia para se reequilibrar. Lula, como líder maior, precisa refletir em relação a todos os processo que o rodeiam e tentar buscar uma solução honesta, que não seja exclusivamente ser presidente da República em 2018.

O próprio Partido dos Trabalhadores precisa rever essa idolatria permanente, caso tenha mais alguém que pretenda uma legenda forte e que marque a esperança. Está difícil e cada vez mais diminui a presença de novos seguidores. Quem acompanha o PT nos Estados já sabe quem vai participar das manifestações. E esse número vem diminuindo.

O ex-presidente Lula não se saiu bem ontem ao depor para o juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Natural que tentasse desqualificar as delações, principalmente de Palocci, mas que não ignorasse alguns fatos citados, pela obviedade. E a tendência é piorar, porque o ex-ministro virá com novos fatos, inclusive com o compromisso de apresentar provas.

A situação do Brasil tende a piorar se continuar esse disse-não-disse eterno.

JACKSON EM PENEDO

Jackson Barreto já está em Aracaju e amanhã viaja a Penedo (AL) para encontro com os governadores da Bahia, Alagoas e Pernambuco.

Em pauta, a revitalização e vazão do rio São Francisco.

CAUSA PREOCUPAÇÃO

A situação do rio São Francisco, principalmente em sua vazão, preocupa governadores de Estados banhados pelo Velho Chico. Ele se arrasta penosamente à busca do mar.

A transposição colabora muito para sua morte…

EDVALDO E PODEMOS

A presidente do Podemos, deputado Renata Abreu, visitou Edvaldo Nogueira em junho, logo após também fazer visita ao governador Jackson Barreto (PMDB).

Renata convidou Edvaldo para filiar-se ao Podemos e ele recusou.

OUTRO ENCONTRO

Edvaldo e Renata Abreu tiveram outro encontro casual em Brasília, durante reunião entre prefeitos da FNP e vários deputados, no final de agosto passado.

Foi uma conversa rápida ao lado do deputado Fábio Mitidieri.

HISTÓRIA COM PCdoB

Do aeroporto de Washington, ontem, Edvaldo disse que já recebeu vários convites de outras legendas, mas tem 37 anos de PCdoB e para sair precisa de discussão séria.

– Discordo de pontos do PCdoB, mas só troco de partido por outro que me encante.

BOM TELEFONEMA

André Moura ligou para Edvaldo Nogueira ontem para comunicar-lhe a liberação de R$ 62 milhões para a Prefeitura de Aracaju. Já estaria em conta.

A relação André/Edvaldo é muito boa.

DE PLACA NA MÃO

O deputado federal João Daniel (PT) exibe foto sua, tirada em plenário da Câmara, segurando uma placa dando apoio ao presidente Lula.

E mostra o hashtag: #TôComLula.

ACUSA MOTORISTA

Passageiros que já foram assaltados em ônibus acusam motoristas de pararem em pontos de avenidas, para grupos de assaltantes em bairros da periferia.

Um deles tem certeza que “há alguma conivência entre eles”.

MUDANÇA DO ‘P’

O secretário de Governo, Benedito Figueiredo (PMDB), é quem vai para reunião da Executiva Nacional que discute a retirada do ‘P’ e retorno ao velho MDB.

Benedito é favorável para ver se consegue novos quadros.

DENUNCISMO É RUIM

O deputado Adelson Barreto (PR) admite que o denuncismo que se implantou no País é ruim para o Brasil: “atinge a Câmara Federal e para tudo”.

– A Câmara não tem produzido o que deveria produzir, disse.

PENSA NO MOMENTO

Adelson não fala nas eleições de 2018 agora. Acha que se ficar pensando no amanhã “a gente não produzirá muito e agora é momento de trabalhar”.

– Por isso, estou trabalhando intensamente o presente.

BERTULÍNEO E PSB

O ex-vereador Bertulíneo Menezes se mantém no PSB e diz que tem muito orgulho de ser liderado pelo senador Antônio Carlos Valadares. Estará com ele em 2018.

Bertulíneo diz que vê o partido como um patrimônio.

PRECISA CHEGAR

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) evitou falar sobre sua posição em relação à segunda denúncia contra o presidente Michel Temer.

– Ainda não chegou e é preciso que isso aconteça para vermos seu conteúdo.

ÚNICO QUE SE SALVA

O PSD sugere o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, como candidato a presidente em 2018. Fábio Mitidieri acha que ele “é a única coisa que se salva nesse Governo”.

– Se não fosse a equipe econômica, Temer já teria caído, disse.

BRASIL NOS TRILHOS

Mitidieri diz que Meireles tem boa relação com a esquerda, credibilidade no mercado e com investidores, para estabilizar a crise e colocar o Brasil nos trilhos.

– a dificuldade maior dele é que não tem popularidade, mas isso se constrói, disse.

LIVRO DE PASCOAL

O desembargador Pascoal Nabuco D’Ávila, um dos pensadores políticos do Estado, lançou ontem o seu livro “Visão da Política de Sergipe”.

O livro mergulha na política sergipana de décadas.

DE ÚLTIMA HORA

Com o aumento da violência no Estado, pode ocorrer mudanças na cúpula da Secretaria de Segurança, principalmente com a execução da professora em Campo do Brito.

Governo fez esforço para atender policiais e os resultados ainda são modestos.

REDE SUSPENDE

A Rede Sustentabilidade adiou o fórum que realizaria em Aracaju este mês, com a presença de Marina Silva. A nova data será marcada mais à frente.

Marina tem compromissos inadiáveis em Brasília.

Notas

Dividiu propina – O corretor Lúcio Funaro disse em sua delação que presidente Temer dividiu com Geddel Vieira, ex-homen forte de seu governo, propina da Odebrecht. Nos anexos de sua colaboração, já homologada pelo Supremo, ele afirmou ter buscado R$ 1 milhão em espécie, enviada para Geddel. Diz Fausto Macedo em seu blog.

0x0

Rejeita suspeição – Ministro Luiz Edson Fachin rejeitou a suspeição de Rodrigo Janot para denunciar Michel Temer. Na forma e no mérito. Fachin não reconheceu a “inimizade capital” de Janot por Temer, conforme o alegado pela defesa do presidente da República. A informação é do “O Antagonista”.

0x0

Convite a Meirelles – A agência Reuters informou ontem que a bancada do PSD na Câmara dos Deputados convidou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a ser candidato à Presidência da República pelo partido no ano que vem, e o ministro recebeu a proposta com “entusiasmo”, embora não tenha respondido imediatamente.

0x0

Reduzir estatais – Nova rodada de privatização das estatais federais vai reduzir em um terço o número de companhias do governo, nos cálculos do secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério do Planejamento, Fernando Ribeiro Soares. O número de empresas já caiu este ano de 154 para 150.

0x0

PT expulsa Palocci – Para a senadora Gleisy Hoffmann a delação do ex-ministro Antônio Palocci não afeta nem o ex-presidente Lula, nem o PT. Gleisy anunciou, ainda, que está em curso, dentro do PT, um processo para desligar Palocci, já que o estatuto da legenda não permite que se “fale mal do partido”.

0x0

STF mantém Janot – Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na tarde de ontem que o procurador geral da República, Rodrigo Janot, vai continuar comandando investigações envolvendo o presidente Michel Temer. A maioria dos ministros negou pedido da defesa de Temer para o afastamento do procurador.

Conversando

Muito cedo – Edvaldo Nogueira não pretende tratar sobre as eleições de 2018 agora. Acha muito cedo. O momento é de cuidar de Aracaju.

Nova bancada – O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) passa a integrar a bancada da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), por indicação de Edvaldo.

Volta violência – A questão da violência em Sergipe volta a preocupar e a população começa a evitar sair à noite. Os menores de 18 são os mais perigosos.

Todos suspeitos – Eleições de 2018 terão características diferentes em relação a gastos e financiamentos por baixo do pano. Durante o pleito, todos serão suspeitos.

Não quer vice – O PRB tem deixado claro que não vai se convencer no que se refere a não ter nenhuma participação na chapa majoritária. Detalhe: não aceita a vice.

Menos gabinete – Belivaldo Chagas disposto a deixar mais o gabinete e partir para contatos com aliados, lideranças política e o povo. Aguardem outubro…

Malha viária – Capitão Samuel comemora a chegada do FINISA, financiamento de 380 milhões pela CEF para recuperar a malha viária de Sergipe.

Analisa violência – Deputada Ana Lúcia analisa violência e machismo a partir do assassinato brutal de professora em Campo do Brito.

Visão de inocência – Absolutamente normal que denunciados digam que são inocentes e falem com a contundência dos honestos.

Leia também