Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

O POVO É QUE PAGA O PATO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), enviada ontem pelo procurado-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi até bem assimilada pela base aliada. Os deputados acharam que havia coincidências em relação à primeira e alguns já até admitem que ela não passa em plenário da Câmara.

Nesta segunda denúncia, Janot acusa o presidente por crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça.

Além de Temer, parlamentares do PMDB também foram incluídos na denúncia. Eles  participaram de suposto esquema de corrupção envolvendo integrantes do partido na Câmara dos Deputados, com objetivo de obter vantagens indevidas em órgãos da administração pública.

Lógico que deveria ser o fim de uma organização que saqueou o Brasil por tantos anos e ainda mantém seus integrantes em várias áreas da política nacional, principalmente nos partidos que servem para fortalecer a parte podre que os protege. É difícil imaginar o que possa acontecer com uma cúpula dos poderes fingindo que faz justiça e deixando delinquentes agindo livremente em nome de um povo que, nesse momento, não tem voz.

Ontem mesmo, nos bastidores do Congresso, quando da apresentação da denúncia ao Supremo, deputados fizeram festa e prefeitos comemoraram. Parece absurdo, mas faz parte desse cenário de horror, onde se aproveitam do caos. O que os parlamentares aguardam agora, infelizmente, é a liberação de recursos das emendas, través de negociações espúrias, para que votem contra a denúncia a Temer na Câmara.

Há certeza de que isso vai acontecer, assim como ocorreu na anterior. Temer sairá imune e o Brasil ficará em maior dificuldade. De todas as formas, o povo é que paga o pato quando o alto escalão está ameaçado de prisão. Muito triste…

AYRES BRITO E CONVITE

Ex-ministro Carlos Ayres Britto confirmou que Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, tem conversado com ele sobre possibilidade de ser candidato a presidente.

Siqueira também lhe propôs filiação ao PSB.

NÃO VAI ACEITAR

Em conversa por telefone, ontem, Carlos Britto informou à coluna que tem “dito isso com jeito, mas não vou aceitar”. Reconhece que ficou honrado com o convite.

Carlos Britto mantém boa relação com Carlos Siqueira.

ESTÁ SATISFEITO

Ayres Britto considera de bom tamanho a sua participação na administração pública em Sergipe e no País e considerou a proposta de Carlos Siqueira uma homenagem.

– Mas minha praia são as conferências, brincou.

DESCONSTRUÇÃO RADICAL

Carlos Britto disse ainda que “estamos assistindo a uma desconstrução radical de um período político partidário e econômico” E vê em gestação um novo País.

– Entre o velho e o novo, não haverá contaminação, previu.

POLÍTICA DE SERGIPE

No livro do desembargador Pascoal Nabuco a frase: “não tem havido mudanças na política de Sergipe. Muda-se o caboclo, mas o reisado é o mesmo”.

Observação perfeita de quem faz a história política.

ALCKMIN E MACHADO

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, twittou em resposta a uma postagem de José Carlos Machado. Disse: “estamos juntos, contem conosco. Grande abraço”.

Machado e Alckmin são do PSDB.

TWITTER INICIAL

Em seu twitter, Machado disse que Alckmim, mesmo não sendo aliado de Jackson Barreto, se prontificou a atender o pleito de Sergipe.

E agradeceu a iniciativa do governador tucano.

QUÊ MORAL TEM JUCÁ?

Vereador de Cumbe, Dergivaldo Santos pergunta: “quê moral tem Romero Jucá, um corrupto, um dos piores senadores, para falar em nome de Sergipe?”

– PMDB é pior que PT. Aliás, desses ‘Pês’ aí o único que conheço é o ‘P’ de povo.

TRABALHA POR ROGÉRIO

O PT em Sergipe já definiu que o nome de Rogério Carvalho será o indicado à chapa majoritária e já começa a trabalhar. Espera o que vai acontecer…

Recente-se da posição da tendência Articulação de Esquerda.

TAMBÉM ESTRANHA

O PT também tem estranhado a posição do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), “que tem se revelado ausente de suas posições políticas”.

Setores do PT acham que não contarão com ele.

PARA O GOVERNO

Também de setores do PT chega a informação de que Edvaldo Nogueira já conversou com algumas pessoas sobre candidatura ao Governo em 2018.

Aliados de Edvaldo já falaram em 2022.

ANTES E DEPOIS DE LULA

O Partido dos Trabalhadores faz uma avaliação boa da passagem de Lula por Sergipe e acha que a legenda agora tem maior fôlego.

Internamente não pensam em Rogério para o Senado.

PSC&CIA SUGERE

Parte do bloco PSC&Cia tem sugerido que o senador Eduardo Amorim (PSDB) ande mais junto ao deputado federal André Moura (PSC).

Eduardo parecia mais ligados ao senador Valadares (PSB).

DEMONSTRAM PRESSA

Pelo menos dois deputados do bloco de oposição estão reclamando posição de líderes do PSC&Cia, para que haja uma sinalização para a chapa majoritária.

Mas, a decisão sobre chapa de 2018 só em janeiro ou fevereiro.

NÃO VÊ CANDIDATURA

Parte do bloco aliado ao Governo, principalmente militantes do PT, não tem dúvida quanto à disputa do deputado federal André Moura pela reeleição.

– A maioria acha que André não arriscará ficar sem mandato.

DE ÚLTIMA HORA

Liderança política expressiva de uma legenda de médio porte, muito em breve perderá o comando do partido em Sergipe.

Detalhe: não se trata do PMDB

SOBRE TV-SERGIPE

O grupo mineiro ainda não assumiu a TV-Sergipe, mas já está em fase de documentação e tudo está correndo dentro da normalidade.

Provavelmente até outubro estará tudo definido.

ESTUDO IMPORTANTE

A professora Ada Augusta tem pronto um estudo que constata que dentro de mais 10 ou 15 anos faltará professores para todas as disciplinas em Sergipe.

Tudo em razão de aposentadoria dessa geração.

Notas

Segundo Veja – Na proposta de delação que negocia com procuradores da força-tarefa da Lava-Jato, o Antonio Palocci revela detalhes como se dava a entrega de propina em dinheiro vivo ao ex-presidente Lula. Segundo o ex-ministro, ele próprio era encarregado de fazer pequenas entregas de propina pessoalmente a Lula.

0x0

Perde prazo – A defesa de o presidente Michel Temer protocolou há pouco no STF pedido para que o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte, aguarde até a próxima quarta-feira  para encaminhar à Câmara a nova denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente.

0x0

Prisão de Joesley – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, decretou ontem a noite a prisão por tempo indeterminado do empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F, e do ex-executivo do grupo Ricardo Saud. Ambos cumpriam prisão temporária desde o domingo passado.

0x0

Prisão para Aécio – Segundo informa Lauro Jardim, de O Globo, Um novo pedido de prisão de Aécio Neves será julgado no STF: o ministro Marco Aurélio pautou para terça-feira o recurso da PGR na Primeira Turma do Supremo (Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, além de Marco Aurélio, o relator).

0x0

Não há provas – Através de sua agência de notícias, O Partido dos Trabalhadores afirmou, ontem, que ao citar novamente o PT em denúncia, sem provas, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contribui para desmoralizar o Ministério Público Federal. O PT afirma que não existe provas contra Lula.

0x0

Repercussão antecipada – Antes mesmo de ser encaminhada à Câmara dos Deputados, a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa repercutiu entre aliados e oposicionistas do governo no Congresso Nacional.

Conversando

Discutem vazão – Jackson Barreto reúne-se hoje com governadores da Bahia, Alagoas e Pernambuco, para discutirem a situação da vazão do rio São Francisco.

O rio sem força – O encontro dos governadores acontecerá na cidade de Penedo e será analisada in loco a foz do Velho Chico, absolutamente sem força.

Joga bola fora – As eleições de 2018 vêm apresentando uma série de especulações um tanto quanto descabidas. Muita gente jogando bola fora.

Coisas simples – Clovis Silveira filosofa: Às vezes as coisas são tão simples e tão bonita que você não tem nenhuma outra opção, ao invés de gozar isso!

Samuel lembra – Com a liberação da linha Aracaju – Buenos Aires, Sergipe deixa de ser o único Estado brasileiro a não ter voo Internacional direto.

Sofre pressão – A Secretaria de Segurança começa a sofrer pressão para descobrir o crime da professora em Campo do Brito. Foi de uma violência chocante.

Bandido de estimação – Capitão Samuel vê Lula e Temer, com a mesma ladainha, “delatores são todos mentirosos”. Eu não tenho bandido de estimação.

Crise atinge jovens – Movimentos do mercado de trabalho brasileiro mostram que crise econômica enfrentada pelo País atinge com maior intensidade os mais jovens.

Lula se irrita – O presidente Lula ficou irritado com Moro sempre batendo na mesma tecla e até desafiou o Ministério Público.

Leia também