Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

LEI QUE AMPLIA ATUAÇÃO DA CODEVASF É SANCIONADA

andre e temer

No final da tarde deste domingo (17), em meio aos preparativos para sua viagem aos Estados Unidos nesta segunda-feira, onde abrirá a 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, o presidente da República recebeu o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC/SE) no Palácio do Jaburu, em Brasília. Michel Temer convocou o deputado para comunicar-lhe a sanção da lei de inclusão do Vale do Rio Vaza-Barris na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da qual André Moura foi relator.

Atendendo a pedido do líder, o presidente sancionou o Projeto de Lei 5423/13, de autoria dos senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que beneficiará 13 municípios sergipanos, ampliando a ação da Codevasf para 41 localidades, atendendo a cerca de um milhão de pessoas – ou 56% dos ribeirinhos. “O projeto tramitava desde 2013 no Congresso, praticamente paralisado. Assumi sua defesa, relatei e, depois de aprovado, me dediquei a conduzir o processo de sanção da lei junto ao presidente, e hoje finalmente o sonho se torna realidade. É mais uma vitória conquistada para o povo de Sergipe”, destacou André Moura.

A inclusão dos novos municípios permite à Codevasf promover a revitalização da bacia do rio Vaza-barris e ampliar as políticas governamentais de desenvolvimento, como realizar obras de captação de água para beneficiar as atividades agropecuárias e agroindustriais nessas localidades.

Leia também