19/09/17 - 07:19:45

Boquim realiza abertura da I Semana da Inclusão de Pessoas com Deficiência

“Somos diferentes em nossos voos, mas iguais no direito de voar” é o tema da I Semana da Inclusão de Pessoas com Deficiência realizada pela Prefeitura de Boquim, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que deu início nesta segunda-feira, 18/9, e segue até o próximo dia 22/9. Durante a abertura, a coordenadora de Inclusão do município de Boquim Vera Lúcia ressaltou a importância do evento, “pois a educação inclusiva busca atender as necessidades educativas especiais fundamentadas nos princípios éticos, políticos, da sensibilidade, da dignidade humana e da inclusão, numa concepção integradora. Queremos através desses encontros, aprimorar nossos conhecimentos na perspectiva de uma Educação Inclusiva e sensibilização dos direitos das pessoas com deficiência”.

O secretário Municipal de Educação Jonas Vidal lembrou algumas leis que asseguram ou tentam garantir os direitos das pessoas com deficiência, como a que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete de libras, o que dá isenção de IPI na compra de automóveis, e dá ao portador de deficiência visual o direito de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia. “Temos ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que nós seguimos e que diz que a Educação Especial deve ser oferecida preferencialmente pela rede regular de ensino. Em Boquim a Educação Especial não é terceirizada. Foi uma luta muito grande para que déssemos esse passo, uma caminhada que não fizemos sozinhos, mas com a ajuda do Conselho Tutelar e de toda a Secretaria de Educação. Essa não é uma bandeira apenas do município ou do Governo do Estado, mas uma bandeira de todos, pois nós é que devemos nos incluir e nos adaptar”, disse o secretário Jonas Vidal.

Ao citar informação do IBGE que aponta que 14,5% da população brasileira possui algum tipo de necessidade especial, o vice-prefeito Chicão Almeida disse ter uma restrição a expressão deficiente. “Não considero que o ser humano possa ser taxado como deficiente. Acredito que ele possa ter algum tipo de necessidade especial. Temos várias leis, mas nenhuma teria sentido se a sociedade em geral não atentar para esses direitos. Nada valerá se a sociedade não se envolver. Aqui em Boquim fico feliz em participar de uma gestão que tem mostrado na prática do dia a dia o cuidado com as pessoas com necessidades especiais, ao assumir o que  nunca deveria ter aberto mão, que é a Educação desse segmento. Quero reafirmar o compromisso da Administração com as pessoas com necessidades especiais”, disse o vice-prefeito Chicão Almeida.

Ao declarar aberta a I Semana da Inclusão de Pessoas com Deficiência, o prefeito Eraldo de Andrade fez uma referência ao Centro Educacional Especializado Laurinete Barbosa, “um dos grandes desafios da nossa gestão. Atendemos hoje 55 alunos com necessidades especiais e 33 alunos da educação infantil, onde disponibilizamos de profissionais capacitados para atendê-los e assim garantir uma melhor qualidade de vida aos alunos e suas famílias. Desejo que esta I Semana da Inclusão, que marca a importância do Dia  Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência consiga atingir seus objetivos ao promover a informação, a divulgação e assim sensibilizando a todos para a importância de estar atendo e sempre na luta por inclusão social”.

O primeiro dia da Semana de Inclusão contou a apresentação do coral formado pelos alunos com necessidades especiais do Centro Educacional Especializado Laurinete Barbosa e do projeto da Associação Comunitária do Conjunto Idalito de Oliveira, do município de Boquim, acompanhados por alunos da Escola Abdias de Oliveira do município de Riachão do Dantas, sob a regência do professor Dita Sampaio, além de um depoimento de Maria Verônica Esteves, deficiente visual e usuária da Biblioteca Pública Municipal Hermes Fontes de Boquim, único município do interior sergipano a integrar a Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe.

A programação seguiu com palestras sobre Educação Inclusiva com Educação dos Surdos, proferida pela coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimentos as Pessoas com Surdez do Estado de Sergipe, Tálita Cavalcanti Pergentino dos Anjos, acompanhada do intérprete de Linguagem Brasileira de Sinas (LIBRAS) Edcarlos dos Santos, com apresentação de alunas da Rede Estadual de Ensino, sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC) proferida pela assistente social kerolly Rutiany Freitas Santos e pelo psicólogo Carlos Mário Oliveira Ribeiro e sobre  Assistência Educacional Especializada (AEE) pela coordenadora de Inclusão e representante da DR2 de Lagarto, Silvana Araújo dos Santos e pelas professoras das salas de recurso Gilvânia Baptista dos Santos, Luzia Lima Correia e Maria do Carmo Leal.

Presentes o procurador-geral Fernando Menezes, os secretários municipais Claudionor de Vasconcelos, Luiz da Decon, Ana Cruz, Genivaldo Menezes, Luiz Fernando, a primeira dama dona Joyce Cruz, a esposa do vice-prefeito dona Napolitânia Vieira, assessores Gerfesson Trindade e Caroline Fonseca Barbosa, o coordenador do Centro Educacional Especializado Laurinete Barbosa psicólogo Waldson Wagner Monteiro dos Santos e equipe, o vereador João Fontes Jr, a presidente e o assessor técnico legislativo do CEMEB Vera Lúcia Soares Conceição e Murilho Farias Bomfim, respectivamente, a diretora de Cultura bibliotecária Maria Caitana, a diretora do Departamento de Educação Riva Reis, a diretora de Educação Ana Rita, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres Denise Rodrigues, alunos da Escola Estadual Severiano Cardoso acompanhados pelo coordeandor professor Everaldo Freguesia e pelas professoras Eliene Menezes e Suzana Mendes, e representantes da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Boquim.

Por Ju Gomes

Foto ASCOM/PMB