Aracaju, 16 de abril de 2024

Jackson entrega novas viaturas à Batalhão de Policiamento Turístico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________7
Novos carros vão reforçar a frota destinada ao policiamento ostensivo da região da Coroa do Meio, Atalaia e Zona de Expansão, trazendo segurança aos turistas e à população sergipana

O governador Jackson Barreto e o vice-governador Belivaldo Chagas estiveram à frente da solenidade de entrega dos novos veículos ao Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Estado de Sergipe na manhã desta terça-feira, 19. Os novos carros devem reforçar a frota destinada ao policiamento ostensivo da região da Coroa do Meio, Atalaia e Zona de Expansão, trazendo segurança aos turistas e à população sergipana.

O evento aconteceu nos Arcos da Orla de Atalaia, reunindo policiais e autoridades políticas. Na oportunidade, o governador reconheceu os serviços prestados pelo Batalhão de Policiamento Turístico e enfatizou a preocupação do governo do Estado em relação ao bem-estar dos visitantes.

“Devemos muito ao Batalhão de Turismo, porque a segurança é fundamental para dar alegria ao turista. Quando ele retorna ao seu estado de origem, ele dá boas informações sobre nossa cidade. O turista vem em busca do lazer, então nós precisamos dar um tratamento muito especial a ele. O Batalhão da Polícia Militar ligado à área de turismo presta um grande serviço ao nosso estado. Por isso, esse ato é uma forma de agradecer e valorizar o Batalhão e pedir, cada vez mais, o empenho dos nossos policiais, porque eles ajudam a divulgar a imagem de Sergipe para os nossos turistas”, afirmou.

O vice-governador Belivaldo Chagas salientou o empenho da gestão para trazer tranquilidade ao turista e à população. “Temos aqui na Atalaia o nosso cartão de visitas. Para cá se dirigem pessoas de Aracaju, além de turistas. A presença do Batalhão de Turismo aqui é para preservar o patrimônio público e a pessoa física. Essa é a preocupação do governador. Não basta cuidar do turismo sem se preocupar com o ir e vir. Quando o governador coloca viaturas modernas e equipadas e reforça o Batalhão, é para que a gente tenha a presença de todos com tranquilidade. E nesse processo de renovação de frota, recentemente fizemos a entrega de 10 viaturas, e a tendência é que até o final do ano a gente tenha toda a frota renovada”, disse.

Até o fim de 2017, os 310 veículos locados que compõem a frota da PM serão renovados. Desse total, 117 já foram renovados. Em se tratando da BPTur, as sete novas viaturas modelo Chevrolet Spin são especialmente equipadas e interligadas, podendo ser acionadas através do novo sistema de comunicação digital da PMSE. O intuito é não só facilitar o trabalho dos 230 agentes que integram o Batalhão, mas também dinamizar o acesso da população.

Por esse motivo, o comandante da BPTur, major Jorge Cirilo Sobral, fez questão de enfatizar a importância dos veículos entregues. “As viaturas são ferramentas de trabalho do policial. Quando o policial tem um armamento bom, um bom treinamento e as viaturas novas e manutenidas, isso reflete diretamente no tempo de resposta das ocorrências. O Batalhão de Turismo é novo, tem pouco mais de um ano de criação, e nós viemos recebendo novas viaturas para que façamos a cobertura da nossa área, que vai do Bairro São José ao Mosqueiro”, esclareceu.

O comandante geral da PMSE, coronel Marcony Cabral Santos, falou não só sobre a importância da entrega das novas viaturas como destacou as mais recentes ações do Governo em prol da Polícia Militar e da segurança pública. “A parte material é muito importante porque vai dar aos policiais a condição de prestar o melhor serviço para que não só os turistas, mas os sergipanos, se sintam mais seguros e próximos da Polícia Militar. O gesto do governador foi muito emblemático, pois ele pessoalmente veio aqui dar sua palavra de agradecimento a todos os policias. O dia de hoje é para se comemorar, porque aliamos a valorização do material humano com a parte material”, pontuou.

O primeiro-tenente Adriano, que integra o BPTur, afirmou que as novas viaturas representam um investimento do Governo na motivação dos policiais. “O policial bem equipado, com viatura confortável, se sente valorizado. Estamos em uma área turística, e o turista leva essa impressão de que os policiais tem que estrutura adequada e de que o estado é seguro”, opinou.

O secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, explicou que o fortalecimento do policiamento está estreitamente ligado à escolha de Sergipe enquanto destino turístico. “Um dos pontos que define o destino da família quando eles pretendem viajar é a segurança. Esse é um fator primordial. Em Sergipe, foi criado um Batalhão de Turismo, saindo na frente de vários estados. Hoje, o governador entrega novas viaturas para que esse Batalhão possa intensificar o trabalho e garantir segurança ao turista”, disse.

A funcionária pública Leoni Mielke veio de Feliz, no Rio Grande do Sul, para conhecer Sergipe. A impressão dela sobre o estado é a prova de que investimentos como as novas viaturas apontam o caminho certo. “É a primeira vez que a gente vem a Sergipe, estamos amando a cidade de Aracaju e achando tudo muito bonito. Chegamos aqui na sexta à noite, ontem fizemos o passeio ao cânion de Xingó, pelo rio São Francisco e foi bem divertido. E, a princípio, estou achando a cidade tranquila”, declarou.

Foto Jorge Henrique

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também