Aracaju, 29 de março de 2024

NAT e parceiros preparam ação de empregabilidade nesta quinta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quinta, 21 de setembro, o Núcleo de Apoio ao Trabalho da Secretaria de Estado da Inclusão Social realizará mais uma edição do ‘Dia D’. O evento acontece no próximo dia 29 de setembro, na sede da SEIDH, e tem o propósito de se somar à mobilização nacional pela inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. Neste dia, o NAT Matriz ofertará centenas de vagas para PcDs e reabilitados do INSS e lhes dedicará atendimento exclusivo, das 08h às 13h. As cartas de encaminhamento serão emitidas e a seleção, feita imediatamente pelas próprias empresas, que também estarão presentes no evento.

De acordo com Sandra Magna Rezende, coordenadora Estadual do Trabalho e Emprego da Seidh, o evento faz parte de uma ação nacional capitaneada pelo Ministério do Trabalho e Emprego junto aos postos de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) – no caso de Sergipe, o NAT. “Também participam os Conselhos Estadual e Municipal da Pessoa com Deficiência, a Superintendência e a Procuradoria Regional do Trabalho, o próprio INSS estará realizando atendimento, além do Fórum Estadual da PcD, Sesi, Senai, Senac, ONGs e demais órgãos com atuação relacionada a essa causa tão nobre”, destaca Sandra. Ainda segundo ela, mais de 20 empresas já confirmaram participação no evento e a oferta de vagas.

Para o secretário Zezinho Sobral, a realização de ações de empregabilidade para as Pessoas com Deficiência é a forma mais eficaz de promover sua inclusão social. “O acesso ao mundo do trabalho é algo fundamental para que essas pessoas se sintam partícipes da sociedade. São pessoas capazes, que precisam apenas de incentivo e de vagas para atuar profissionalmente, ter sua própria renda e desenvolver suas atividades naturalmente. Por isso, essa intermediação de mão de obra voltada especificamente para PcDs é uma atividade contínua e uma luta incansável nossa, através do NAT”, pontuou o secretário.

Sobre a data

Instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133, a data foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera (23) e coincidir com o Dia da Árvore, representando o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade. A proposição foi feita por Cândido Pinto de Melo, ativista do movimento das pessoas com deficiência, no início da década de 80.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também