21/09/17 - 16:20:48

Centro de Testagem auxilia no diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis

Cuidar da saúde é valorizar a vida. Por esse motivo, o trabalho realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), núcleo que integra o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), vem sendo cada vez mais importante. No local, entre 7h e 18h, é possível ter acesso de forma prática aos diagnósticos de hepatites (B e C), HIV/Aids e sífilis, através de testes rápidos, resultando numa chance maior de tratamento precoce e, consequentemente, mais eficiente.

Qualquer um que possua em mão o cartão do SUS e o RG pode deslocar-se até o bairro Siqueira Campos, na esquina entre as ruas Bahia e Porto Alegre, e realizar os testes disponibilizados no Cemar. O cuidado começa antes mesmo da realização do exame. “Assim que o paciente chega, nós realizamos o aconselhamento pré-testagem, onde ele conta um pouco dos motivos que o levaram a procurar o CTA, e constatar se houve a experiência de uma situação de risco, como, por exemplo, sexo desprotegido”, explica Mônica Rocha, gerente do Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com IST, HIV e Aids (CRDST/Aids).

A maioria das pessoas que procura o CTA já desconfia de um possível diagnóstico, normalmente por viver uma situação de risco ou observar algum sintoma. Desta maneira, o primeiro contato busca conscientizar sobre a necessidade de evitar uma nova circunstância de ameaça à saúde. “Depois que o primeiro contato é estabelecido realiza-se o teste rápido. Ele é feito através da pulsão digital, onde o número de gotas subtraídas depende do tipo do teste. Então, o sangue é exposto a uma solução com reagentes e o resultado sai em poucos minutos. De acordo com ele são dados os encaminhamentos”, continua Mônica.

No caso de diagnóstico positivo de HIV, o paciente é testado novamente, mas com fabricante diferente. Se der positivo, ele é encaminhado paro o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), onde poderá fazer os exames que fecham o diagnóstico, como por exemplo, o de carga viral, que determina a necessidade de tratamento imediato. Os diagnosticados com sífilis ou hepatite são encaminhados para os exames laboratoriais, no intuito de formar absoluta certeza sobre o resultado apontado.

Independente do resultado obtido todos passam pelo aconselhamento pós-testagem, onde podem tirar suas dúvidas sobre todo o processo. “O pós-teste é muito importante, pois nele nós avaliamos se o paciente compreendeu todo cenário. Algumas pessoas chegam até nós e não perceberam que estiveram em uma situação de risco, sem usar proteção para o ato sexual e tendem a persistir. Então, explicamos a importância da camisinha para manter longe as infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, explicamos todo o processo de tratamento buscando tranquilizar aqueles que obtiveram diagnóstico positivo”, afirma a gerente.

CTA Itinerante

Além do espaço fixo, a SMS disponibiliza também o CTA Itinerante, um automóvel que é levado para eventos com grande concentração de pessoas e realiza os testes rápidos para hepatites (B e C), HIV/Aids e sífilis. Também são distribuídos preservativos masculinos e femininos, na tentativa de diminuir as situações de risco. “O serviço atende as demandas externas do Programa Municipal de IST e Aids. No caso de uma parceria com empresa ou evento privado, eles podem enviar um ofício com a data da ação e nós avaliamos a disponibilidade na nossa agenda. Havendo vaga, prestamos o serviço. Atuamos também nas Unidades de Saúde da Família quando eles encaminham as demandas”, explica Débora Oliveira, assessora técnica do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais.

Foto Marco Vieira