Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

EDVALDO PROJETA O FUTURO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Há certa desconfiança na base aliada, que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) pode não seguir orientação do bloco no apoio aos nomes indicados para a chapa majoritária de 2018. Nada de concreto, mas as especulações levam a esse caminho, embora Edvaldo se recuse a tratar sobre eleições. Acha muito cedo para isso e fala claramente que o seu foco é por em ordem a Prefeitura de Aracaju.

Tem quem aposte, inclusive, que Edvaldo deve trocar de legenda. Não revela ainda excesso de vontade, mas não enxerga nisso um “Deus nos acuda”. Pode acontecer de forma natural e dentro de um projeto político já delineado. Edvaldo não pensa em concluir sua vida pública disputando mandatos de prefeito. É natural e legítimo que queira ir longe…

Não lhe fez bem, na administração anterior, ter sido chamado de “ex-secretário” do então governador Marcelo Déda. Nessa atual gestão, Edvaldo se mantêm aliado de Jackson Barreto, mas não tanto que lhe impeça de divergir se necessário. Aliado sim, comandado não. Mas, isso não quer dizer que haja qualquer trauma entre os dois, apenas uma posição de quem ‘governa a Capital’.

Há um detalhe que será perceptível no futuro. Edvaldo quer distinção como gestor e disputar para ganhar a reeleição. Se tudo correr dentro do projetado, é um pré-candidato a governador em 2022. Extremamente precoce para a prática da futurologia neste momento, mas isso, decididamente, está no projeto político que Edvaldo tabula, desde que faça uma administração excepcional em Aracaju.

ESSA “SÓ EU TENHO”

O senador suplente Elber Batalha (PSB) vai assumir o Senado Federal por quatro meses, em novembro. O titular, senador Valadares, vai tirar licença.

Valadares vai se submeter a uma cirurgia já programada.

ALIADO HÁ ANOS

Elber Batalha era primeiro suplente do senador Valadares desde 2002, mas foi para a segunda suplência em 2010, cedendo o lugar a José Eduardo Dutra (PT).

Com a morte de Dutra, Elber retomou seu lugar e vai assumir o Senado.

AINDA ESTÁ PENSANDO

O governador Jackson Barreto (PMDB) declarou a Fábio Henrique, em seu programa Balanço Geral, que está pensando em sua candidatura ao Senado.

Acrescentou que ainda não tem definição sobre isso.

DESTOA DOS ALIADOS

A quase totalidade dos seus aliados fala com certeza que Jackson Barreto não ficará fora da disputa das eleições de 2918, exatamente ao Senado Federal.

A sociedade tem certeza disso… Seus adversários também.

REUNIÃO VAI DECIDIR

Na próxima semana, segundo Jackson Barreto, haverá reunião de partidos da base aliada para fazer avaliações conjunta das eleições do próximo ano.

Todas elas, com certeza, serão baseadas na candidatura de JB ao Senado.

QUESTÃO DE BELIVALDO

Jackson diz que não há nome certo para chapa majoritária. Não confirmou Belivaldo a governador. Disse apenas que não será alguém com nome em listas policiais.

Também que esteja nas confusões de Brasília.

VINICIUS E O DEM

O vereador Vinicius Porto (DEM) não foi gravar ontem para o programa eleitoral do DEM, em razão de problemas de saúde na família.

O seu desligamento da legenda já está definido.

TERÁ CONVERSA COM ANA

Vinícius disse que terá uma conversa com a presidente do DEM em Sergipe, Ana Alves, porque não quer sair brigado e nem com problemas de relacionamento.

– O DEM foi o meu primeiro partido, lembra.

DEVE SE FILIAR AO PSD

Vinicius Porto está de malas prontas para ingressar no PSD e vem conversando com o deputado Jéferson Andrade sobre sua filiação.

Deve acontecer na janela de Março…

ELIANE E PESQUISAS

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) não teve acesso a nenhuma pesquisa em que ela se sai bem junto ao eleitorado. Também não mostra preocupação com as eleições de 2018.

Acha que o momento é de trabalhar e suprir necessidades.

SOBRE FESTA DE REVEILLON

O prefeito Edvaldo Nogueira diz que ainda estuda se haverá ou não reveillon este ano. Mas a verdade é que já está decidido que isso não consta dos projetos da Prefeitura.

O município não tem dinheiro para realizar festas.

PAGA SALÁRIO OU FAZ FESTA

A Secretaria das Finanças de Aracaju já avisou que se fizer o reveillon não terá condições de pagar o 13º salário e ainda ficará com dificuldade para liquidar dezembro,

Resumindo: Mais um ano sem reveillon em Aracaju.

ZEZINHO E SALÁRIO

Será muito difícil o vereador Zezinho do Bugio convencer que não tinha conhecimento de que ainda estava recebendo salário como sargento da Polícia Militar.

Isso pode até lhe render o mandato.

SISTEMA NÃO É PROBLEMA

O deputado Fábio Mitidieri (PSD) disse ontem que o sistema eleitoral não é problema, “mas sim a qualidade da nossa representatividade”.

Admite que isso será sempre o mais importante.

MORALIZAR ESSE SISTEMA

Mitidieri admite que o fim das coligações e a ampliação da clausula de barreira “serão importantes para moralizar o sistema político”.

– O resultado será a diminuição drástica do número de partidos, avalia.

DEMISSÃO AGITA GLÓRIA

O prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico dos Correios (PT), demitiu a sua Secretária da Saúde, Gilvânia Freitas. É que seu pai disse que votaria em Jairo Santana (PRB).

Quem determinou a demissão foi Serginho Oliveira, que a indicou para o cargo.

O QUE ACONTECE AGORA

Serginho Oliveira quer disputar vaga na Assembleia em 2018 e, naturalmente, elegeu o já deputado Jairo Santana como seu adversário.

A demissão de Gilvânia provocou fato político na região.

SUKITA COM DOCUMENTOS

Manuel Messias Sukita já está em Brasília e conseguiu a documentação no Ministério da Educação, com a prestação de contas. Estará em Aracaju amanhã.

Advogado de Sukita vai pedir reconsideração do bloqueio de bens do ex-prefeito.

DEPUTADO FICA CHATEADO

Chega a informação que o deputado Luis Mitidieri teria ficado contrariado e não vai para o anúncio, por Edvaldo Nogueira, da liberação de emenda no valor de R$ 63,1 milhões.

O evento acontece hoje, com a presença do deputado André Moura.

Notas

PSDC rompe com Inaldo – Por orientação da Executiva Estadual, o PSDC, que detém a maior bancada de vereadores de Socorro, vai anunciar o rompimento com o prefeito Padre Inaldo (PCdoB). O prefeito Inaldo tem péssimo diálogo com os vereadores, e hoje tem minoria na Câmara municipal.

0x0

Lula cai alguns pontos – Pesquisa DataPoder360 de setembro revela que houve algum impacto negativo para o pré-candidato do PT a presidente Luiz Inácio Lula da Silva o noticiário dos últimos dias e semanas sobre a Lava Jato. O petista registrava em agosto 31% e 32% de intenção de votos. Agora, tem 27% a 28%, dependendo do cenário testado.

0x0

Ganharia Bolsonaro – A mesma pesquisa DataPoder360 indica que se a disputa pelo Palácio do Planalto fosse hoje e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 71 anos, não disputasse, o maior beneficiado seria o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ), 62 anos – de saída do PSC para filiar-se ao PEN, que deve mudar o nome para Patriota.

0x0

Reforma política – O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), enviou para o grupo de senadores que discute a reforma política na Casa, proposta para financiamento de campanha. O texto entraria como substitutivo ao apresentado por Ronaldo Caiado (DEM), que já está pronto para votação no plenário do Senado.

0x0

Vai matar rápido – Beto Mansur, da tropa de choque de Michel Temer, acaba de dizer a O Antagonista que “em 20 dias” a Câmara Federal vai arquivar a segunda denúncia contra o presidente. “Temos número na CCJ e número ainda maior no plenário. Vamos matar esse assunto rápido.” O pior é que Mansur tem razão.

0x0

Ministro cita encontro – Gilmar Mendes citou em seu voto a foto de Rodrigo Janot com o advogado Pierpaolo Bottini, num bar de Brasília, publicada por O Antagonista. o encontro seria “uma infeliz e improvável coincidência” e que Janot, ao aparecer de óculos escuros atrás de caixas de cerveja, queria “ocultar a própria existência da conversa”.

Conversando

Deu xabu – Não haverá mudanças para as eleições de 2018. A reforma deu xabu e satisfez a um grande número de parlamentares que queria manter o modelo atual.

Viva os nanicos – Com isso, os chamados “nanicos” continuarão participando de composições e o “efeito Tiririca” será mantido para eleger quem não tem voto”.

Pode judicializar – A partir da continuidade do velho processo eleitoral, o TSE pode judicializar o processo, através de mudanças no sistema.

Bilhete premiado – Nos chamados contos do “bilhete premiado”, quem tentou comprá-lo de um marginal que se passa por “pobrezinho”, também comete crime.

O senado nas redes – O senador Valadares (PSB) aumentou sua presença nas redes sociais neste período em que se aproxima o ano eleitoral. Movimenta-se como candidato.

Basta partidos – Sargento Edgard diz que tem países que é necessário um furacão para destruí-lo. O Brasil basta o PT, PMDB e outros partidos aliados, para acabar com tudo.

Pede ajuda a senador – Edvaldo Nogueira pede a Valadares (PSDB) que faça oposição, mas ajude a cidade. Diz que, por twitter, senador desconhece projeto do IPTU.

Gilmar faz ameaça – Vereadores com medo. Deputado Gilmar Carvalho ameaça divulgar ‘intensamente’ nomes de vereadores que votarem a favor do projeto do IPTU.

Encontros de Mesas – Rogério Carvalho participou, como palestrante, do II Encontro de Mesas Diretoras dos Conselheiros Estaduais de Saúde do Nordeste.

 

Leia também