21/09/17 - 14:11:48

GOVERNO ANUNCIA A CHEGADA DE EQUIPAMENTO

Ação tem intuito de sensibilizar e mobilizar os sergipanos sobre os cuidados com os comportamentos de risco que podem levar alguém ao suicídio

A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo e a cada 03 segundos, uma pessoa tenta contra sua própria vida no mundo. Em Sergipe, até julho, houve 53 casos de suicídio confirmados e a taxa de suicídio no estado (5,35 por 100 mil habitantes) é maior que a taxa média do Nordeste (4,45). Preocupado com esses dados, o governador Jackson Barreto participou nesta quinta-feira, 21, da solenidade de lançamento da campanha estadual Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio, ao lado do vice-governador Belivaldo Chagas, do secretário da Saúde, Almeida Lima, da Procuradora-Geral do Estado, Maria Aparecida Gama e do Desembargador Edson Ulisses.

“Essa campanha é um grito de alerta, de solidariedade, um grito de todos juntos pela vida. Ela se desenvolve hoje em todo país e o estado de Sergipe não podia ficar distante. Se nós analisarmos a questão do suicídio no Brasil, a gente se depara com um quadro realmente alarmante aqui em Sergipe, porque, somente este ano, nós tivemos 53 casos já confirmados de suicídio. Muitas vezes uma conversa, uma palavra amiga, uma identificação com a pessoa que está no processo de depressão precisando de uma mão amiga ajuda. Então, é a integração total do governo a esse projeto do Setembro Amarelo para um chamamento à responsabilidade, compreensão, ao espírito de fraternidade que deve orientar o comportamento das pessoas, para evitar esse mal do século, que é o suicídio”, declarou o governador Jackson Barreto.

Organizada por Renata Roriz, coordenadora estadual da Rede de Atenção Psicossocial, da SES, a ação tem intuito de sensibilizar e mobilizar os sergipanos sobre os cuidados com os comportamentos de risco que podem levar alguém ao suicídio.

“O Setembro Amarelo é uma campanha que precisa ganhar força em todos os lugares exatamente para que se estabeleça uma conscientização da população no sentido de cada um estar juntos daqueles familiares, pessoas próximas, amigas, daqueles que apresentem sinais de que são pessoas propensas ao suicídio. Portanto, é uma campanha que se inicia e que precisa ganhar força, espaço, na mídia em todos os veículos de comunicação. Por que ela é, acima de tudo, de prevenção, de conscientização, levantando dados e informações do que acontece hoje aqui em Sergipe no Brasil e no mundo. A secretaria se faz presente integrando a esse grupo de pessoas e entidades que estão preocupadas com a vida”, disse o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima.

Após o lançamento da Campanha, foi realizado um seminário com o objetivo de mobilizar uma rede solidária de apoio e suporte institucional, social e familiar com a finalidade de prevenir o suicídio. Palestraram a psiquiatra Sheila Bastos e o desembargador Edson Ulisses.

A psiquiatra Sheila Bastos falou sobre a importância de estar atento aos sinais dos possíveis suicidas. Foi apresentado um guia prático com dicas do que fazer diante de uma situação de risco.

O desembargador Edson Ulices enfatizou a seriedade que se deve ter ao tratar  o tema. “O suicídio hoje é um problema de saúde pública. É louvável a iniciativa do governo do Estado, com sua equipe da área da saúde, em resgatar uma questão tão importante que está atingindo de forma efetiva a população mundial e mais particularmente a população sergipana”, enfatizou.

Equipamentos de Radioterapia

Durante o Lançamento da Campanha, o secretário de Saúde deu anunciou a chegada  do acelerador linear, equipamento fundamental na assistência aos pacientes que sofrem com câncer.

Satisfeito com a notícia, o governador Jackson Barreto disse que os equipamentos chegam no momento importante. “Essa notícia chegar justamente quando estamos lançando esta campanha não é à toa. Ela vem a se somar a mais uma ação do governo do Estado na atenção aos sergipanos. Porque um dos fatores de risco para propensão ao suicídio está ligado à aquisição de doenças, de neoplasias malignas. Eu acho que sua informação tem uma conexão direta com essa campanha que estamos realizando aqui, porque envolve o interesse das pessoas, principalmente, dos mais pobres”,  destacou.

Campanha

O governo do Estado de Sergipe integra-se ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, para alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e de suas formas de prevenção. A campanha ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

A criação da hashtag #juntospelavida foi a forma que a secretaria de Estado da Saúde desenvolveu para conclamar todos os sergipanos para que juntos possamos mudar essa realidade, buscando sensibilizar a população sobre o tema, bem como mobilizar formadores de opinião, pessoas estratégicas na defesa da vida.

Foto Jorge Henrique