Aracaju, 18 de abril de 2024

TÉCNICOS INDUSTRIAIS E AGRÍCOLAS TERÃO CONSELHO FEDERAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________0

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5179/16, originado do Executivo, que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas, bem como os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e Agrícolas.

A vitória só foi possível graças à atuação decisiva do líder no Congresso Nacional, André Moura (PSC-SE) que na noite de terça-feira (19) recebeu no gabinete da liderança uma comitiva com representantes da categoria de todo o Brasil. Na ocasião, o líder se comprometeu a ajudar e defender o projeto dentro da comissão.

Durante a reunião do colegiado, André foi enfático ao defender a proposta. “Os técnicos brasileiros lutam por autonomia há quase meio século, portanto, é justo e necessário que consigam esse reconhecimento. Como exemplo, apenas em Sergipe são 12 mil profissionais. A categoria merece todo o nosso respeito e a criação dos conselhos atende a um desejo antigo desses profissionais”, argumentou.

As profissões de técnico industrial e técnico agrícola são regulamentadas pela Lei 5524/68 e pelo Decreto 90922/85, que determina o  exercício da profissão após obterem registro em conselho profissional, que até então não existe.  Atualmente, quem desempenha esse papel é o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Pelo texto aprovado nesta quarta-feira, os conselhos federal e estadual de técnicos industriais e agrícolas serão reconhecidos como autarquias com autonomia administrativa e financeira, bem como terão imunidade tributária e serão responsáveis por orientar, disciplinar e fiscalizar a atuação dos técnicos.

Segundo a proposta, as entidades serão compostas por diretoria executiva e um plenário para deliberação por conselheiros eleitos. Como tramitou em caráter conclusivo, a proposta segue para o Senado e, de lá, parte para a sanção presidencial.

AssCom/AM

Foto: Nefy Dias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também