Aracaju, 29 de março de 2024

Utilização do e-Social pelas empresas será abordado em palestra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4

Nesta sexta-feira (22)a seccional sergipana da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SE), em parceria com a Totv’s, realizará evento com o intuito de desvendar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial)mecanismo adotado pelo governo federal e que passa a ser adotado, obrigatoriamente, pelas empresas brasileiras, a partir de janeiro do ano que vem. O evento acontecedas 8h às 12h, no hotel Real Classic, na Orla de Aracaju.

A atividade é destinada a profissionais de recursos humanos, contabilistas e áreas afins que, durante toda a manhã, terão a oportunidade de conhecer detalhadamente, o eSocial, sistema através do qual empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

“Precisamos conhecer o eSocial, uma vez que ele substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações de cada ente. Esse evento é uma oportunidade de dirimirmos dúvidas, conhecermos o mecanismo e saber o que é positivo, ou não”, disse Claúdia Soledade, presidente da ABRH/SE, observando que a expectativa é de que o programa possa contribuir para reduzir a burocracia.

Entre as unificações que o eSocial provoca, estão cerca de 44 obrigações sociais, dentre elas a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Por Katia Santana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também