22/09/17 - 07:37:56

Companhia de Irrigação de Sergipe realiza ‘Dia de Campo sobre Goiaba’ em Canindé

A goiaba é o segundo alimento mais produzido no perímetro irrigado de Canindé, só perdendo para o quiabo. Evento será realizado em 28 de setembro

O Perímetro Irrigado Califórnia, polo agrícola do Governo do Estado administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) em Canindé de São Francisco, organiza um ‘Dia de Campo sobre Goiaba’, datado para ocorrer no dia 28 de setembro, às 8 horas, no escritório local da empresa. O foco do evento são os agricultores irrigantes do município e região, estudantes, técnicos agrícolas, com o intuito de propiciar instrução técnica e gratuita. O evento contará com o pesquisador da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), Dr. José Egídio Flori, como palestrante.

Segundo a gerente do Califórnia, Eliane de Moura Moraes, a intenção é levar o conhecimento tecnológico do cultivo de goiaba aos agricultores assistidos pela Cohidro no município, há 213 km de Aracaju. “Além da irrigação, fornecida em cada um dos 333 lotes que formam o perímetro irrigado, temos a missão de fornecer a assistência técnica rural, a partir da atuação dos nossos técnicos. Trazendo esse evento, vamos transmitir aos nossos produtores as técnicas atualizadas, aplicadas lá em Petrolina, onde a fruticultura irrigada é referência mundial. Aprendendo mais sobre a cultura da goiabeira, os agricultores vão produzir melhor e fazer render a agricultura familiar”, acredita.

O palestrante Egídio Flori possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz. De 1993 até o presente momento, vem trabalhando como pesquisador III da Embrapa no Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido, em Petrolina-PE. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fruticultura tropical nas culturas de goiabeira, maracujazeiro, bananeira, pupunheira e aspargo. Atua como propagador de temas relevantes nas culturas citadas, como controle fitossanitário de pragas e doenças, nutrição de plantas, manejo de adubação e irrigação.

Para o diretor-presidente da Cohidro, José Carlos Felizola, a iniciativa do Perímetro Califórnia motiva o produtor a continuar investindo na fruticultura. “O ‘Dia de Campo sobre Goiaba’ está sendo uma ação louvável da Diretoria de Irrigação da Empresa e da Gerente Eliane e sua equipe. Estamos contribuindo com tudo que nos é acessível, para que o evento aconteça. A produção frutícola continua sendo o talento principal da agricultura irrigada no semiárido. O calor e falta de chuva, que na maioria das plantações só atrapalha, nesse caso só contribui com a produção de frutos precoces, de boa qualidade e aspecto superior aos cultivados em lugares mais úmidos.”, articulou.

No Califórnia, são hoje 336 hectares de área irrigada cultivada com goiabeiras, que geraram em 2016 a produção de 8.400 toneladas do fruto, repercutindo na renda de R$ 10.080.000 a esses produtores. Há muitas safras a goiaba é o segundo alimento mais produzido no perímetro irrigado de Canindé, só perdendo para o quiabo que no mesmo ano foram colhidas cerca de 14 toneladas.

A expectativa da Cohidro é de que participem do Dia de Campo cerca de 200 pessoas que, inicialmente, terão uma palestra técnica na sede do perímetro e depois seguirão para as plantações de goiaba existentes. “Nos pomares, será possível mostrar, na prática, as técnicas de manejo como podas além dos cuidados fitossanitários e métodos de indução à produção, nos mesmos moldes do que é aplicado lá em Petrolina. Quem planta, já plantou ou tem vontade de plantar goiaba irrigada no sertão, não pode perder esta oportunidade de qualificação técnica. E isso vale também aos estudantes de área agrícola. Boa oportunidade de adquirir conhecimentos”, conclui o diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca Neto.