Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

ENCONTRO COM A BASE ALIADA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O governador Jackson Barreto (PMDB) vai realizar a primeira reunião de lideranças dos partidos da base aliada provavelmente na primeira semana de outubro. Tudo indica que sim. Com certeza, a partir daí, será dado o pontapé inicial para definição de candidaturas do bloco, para as eleições de 2018. Vai definir inclusive a dele para o Senado Federal, embora JB revele dúvidas sobre isso.

O encontro será de avaliação mais profunda dos candidatos majoritários, para levar o nome do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) a todo o Estado e mensurar a reação da opinião pública, quando isso for transmitido através de suas lideranças. Será um encontro importante para definições e para por um fim às especulações criadas e divulgadas diariamente em todos os segmentos da comunicação social.

Jackson Barreto vai ser objetivo. Pedirá a cada um dos líderes de legendas do arco de alianças, que se empenhe em levar o nome de Belivaldo Chagas às suas bases eleitorais e pedir apoio para o projeto de candidatura, com objetivo de levá-lo à frente. No início do próximo ano, haverá um novo encontro de aliados para analisar os resultados e o crescimento de uma candidatura que pinta como certa.

O bloco liderado por JB tem poucos problemas internos para resolver em termos de candidaturas majoritárias para o próximo ano, mas não dá para se descuidar em razão das exigências de alguns partidos, que desejam apresentar seus nomes para o Senado ou pretendem a vice.

Evidentemente que precisará de jeito, e muita paciência, para oferecer uma solução que não deixe ninguém contrariado.

SOBRE INTERVENÇÃO

O governador Jackson Barreto (PMDB) já disse que não há nenhum fato que leve a uma discussão sobre intervenção no diretório regional do partido em Sergipe.

Acha que setores da imprensa debatem isso para criar fato político.

CONVERSAS EXISTEM

Na realidade as conversas acontecem em Brasília sobre a filiação de André Moura (PSC) ao PMDB, através do senador Homero Jucá, presidente nacional da sigla.

Embora, em nenhum momento, se tenha falado em intervenção.

ANDRÉ AINDA AVALIA

O deputado federal André Moura ainda avalia se troca de legenda, mas já disse que não pretende filiar-se a qualquer outro partido provocando dissidência.

Se acontecer será através de conversas e entendimentos.

PERDEU O CARISMA

A dedução é de um petista de alto poder de fogo em Sergipe: “infelizmente o PT perdeu o carisma no Estado depois do denuncismo contra o partido”.

– Precisamos reconquistar simpatia e confiança da sociedade, disse.

ANÁLISE BEM SIMPLES

Em uma análise rápida – e de caráter reservado – o petista avalia que o partido não pode se iludir que o povo o apoia em razão de contar com MST, CUT e demais sindicatos.

– Sem o voto da sociedade como um todo, não ganha as eleições, conclui.

QUESTÃO EM SOCORRO

Uma das chateações da maioria dos vereadores de Socorro com o prefeito Padre Inaldo (PCdoB), é que ele quer apoio para a mulher, Gracinha, a deputada estadual.

– está querendo empurrar o nome dela goela abaixo, disse um deles.

FÁBIO ESTÁ REPENSANDO

O secretário do Turismo, Fábio Henrique (PDT), está repensando candidatura em 2018. Acha que o melhor rumo seria tentar vaga na Assembleia Legislativa.

Ainda não definiu, mas está conversando.

COMO FICARIA SILVIA

A posição provável de Fábio Henrique é tentar convencer a deputada Silvia Fontes (PDT) a se fixar no município de Socorro e atuar junto à população.

Silvia é o nome do grupo para disputar a sucessão municipal em 2020.

E HELENO PARA VICE?

Fala-se no nome de Heleno Silva (PRB) para vice-governador na chapa com Belivaldo, mas ele diz que “isso não está nos plano do partido”.

Mas sente nas conversas que a proposta pode acontecer.

CONVERSA COM BOSCO

O ex-deputado federal Bosco Costa (Pros) conversou com José Carlos Machado (PSDB) ontem à tarde. Um bom-papo, que teve em pauta as eleições de 2018.

Bosco e Machado foram deputados juntos em Sergipe.

EDVALDO AGRADECE

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), agradeceu ontem a André Moura (PSC) pela liberação da emenda de R$ 63 milhões para obras em Aracaju.

Admitiu que, mesmo impositiva, deve a André a sua liberação.

HAVIA PROVOCAÇÃO

Durante a solenidade pela liberação da emenda para a Prefeitura de Aracaju, na plateia havia comentários sobre irritação de setores do seu grupo com o gesto de André.

Principalmente do PSB, “que não admite beneficiar adversários”.

SOBRE VOTO ABERTO

O vereador Tito Magno (PSB), de Estância, apresentou projeto que altera a Lei Orgânica do Município e institui o voto aberto na Câmara de Vereadores.

O parlamentar não votará escondido em projeto que prejudique o povo.

ROGÉRIO AO SENADO

Sequer se discute, mas pinta como certo o nome de Rogério Carvalho (PT) para o Senado Federal, pela chapa majoritária sugerida pelo Governo.

Em Sergipe, o PMDB e PT continuarão no mesmo bloco.

SECRETARIA DA PREVENÇÃO

Quatro deputados de Sergipe estão em Maceió para avaliar a atividade da Secretaria de Prevenção à Violência e estão impressionados com os resultados já oferecidos.

A Pasta tem objetivo de evitar que o cidadão chegue ao crime.

NÃO OUVE VOZES DAS RUAS

O deputado Luis Mitidieri (PSD) avisa que a nova denúncia contra o presidente Michel Temer ainda não chegou à Câmara, “mas não acredito que passará quando chegar”.

– A Câmara não está ouvindo as vozes das ruas, admite.

VAI REUNIR GRUPAMENTO

Mitidieri vai reunir lideranças que o acompanham para uma reunião política extensa, com o objetivo de anunciar que o seu candidato a governador é Belivaldo Chagas.

Vai pedir que levem o nome de Belivaldo aos seus municípios.

OPOSIÇÃO EM SILÊNCIO

Dentro da oposição a orientação é não tratar sobre eleições estaduais agora e deixar que tudo aconteça a partir de janeiro. De preferência depois do carnaval.

Tem muita coisa a acomodar dentro do grupo.

Notas

Sacuntala comemora – Jonalista Sacuntala Guimarães realizou ontem a festa de 40 anos de jornalismo. Tudo dentro dos requintes e politicamente eclética. Oposição e situação dentro do mesmo espaço, mas “cada um em seu quadrado” como manda o bom figurino, embora um ficasse observando o movimento do outro.

0x0

Na festa de Sacuntala o governador Jackson Barreto conversou com o deputado Georgeo Passos e sentou-se ao lado do secretário Sales Neto e Cicinato Jr. O senador Valadares ficou em mesa mais ao fundo com o deputado Luciano Pimentel. José Carlos Machado também foi homenageado.

0x0

Chega segunda denúncia – A Câmara dos Deputados recebeu, na noite de ontem, a denúncia do ex-Procurador-Geral Rodrigo Janot ao presidente Michel Temer. O STF definiu, por 10 votos a 1, que o processo deveria seguir para aquela Casa, onde será avaliada pelos deputados.

0x0

Assedio irrita Rodrigo – Kennedy Alencar diz em seu blog que presidente Temer chegou dos EUA e já teve série de reuniões a fim de fazer roteiro para denúncia que será analisada pela Câmara. O problema imediato é acalmar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, contrariado com o assédio do PMDB a políticos que negociavam filiação ao DEM.

0x0

Quer solução rápida – Rodrigo Maia afirmou ontem que vai enviar segunda denúncia da PGR contra Temer “com total isenção, cumprindo o regimento da Casa, para que o assunto seja resolvido, dentro do Regimento, o mais rápido possível”. Segundo Maia, esse tema quase “paralisa” a Câmara e é importante ter uma solução rápida.

0x0

STJ não aceita pedido – O ministro Felix Fischer, do STJ, negou ontem pedido da defesa do ex-presidente Lula da Silva para que o juiz federal Sérgio Moro seja considerado suspeito para julgá-lo em casos envolvendo a Operação Lava Jato. Essa é a segunda vez que Fischer nega esse tipo de pedido formulado pelos advogados do petista.

Conversando

Com ironia – Jairo Santana (PRB) dá o tom da disputa por vaga na chapa majoritária da base aliada ao Governo, ao ironizar Rogério Carvalho (PT).

Defende Heleno – Jairo integra o PRB, liderado pelo ex-prefeito Heleno Silva, que também se coloca como pré-candidato ao Senado Federal.

Mantém conversas – Rogério Carvalho não tem dado ouvidos às críticas e continua mantendo conversas com lideranças políticas do interior e da capital.

Inaldo de mal – O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (PCdoB) está de mal com maioria dos vereadores do município. Fica difícil…

Pensam no décimo – Algumas prefeituras do interior começam a sentir dificuldades e prevêem atraso para pagar o 13º salário até dezembro.

Conversas internas – O senador Eduardo Amorim (PSDB) se mantém em silêncio em relação às eleições do próximo ano. Apenas conversa internamente.

Investe na prevenção – Deputado Capitão Samuel revela que Alagoas está reduzindo os índices da violência investindo na prevenção. Prevenção é a solução. Lula será candidato De qualquer jeito – Lula é o candidato do PT em 2018, mesmo que tenha condenação ratificada, disse presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann.

Haja besteira – A política em Sergipe está se tornando muito pequena, interiorana e sem perspectiva de mudança. Haja besteira que não resolve nada.

Leia também